Segunda-feira, 3 de setembro de 2007 - 14h23
POLÍTICA & MURUPI
FRASE DO DIA
"Nossa maior clientela em matéria penal reside no Congresso Nacional, nos membros da Câmara e do Senado" Ministro José Celso de Mello Filho do STF
Pauta política de 01 a 10
01-Dirceu é um bom companheiro:
Ele foi a outra estrela do 3º Congresso do PT. Com um processo no STF, Dirceu foi ovacionado pelos companheiros e disse: "Isso é afeto, é carinho, é um pouco de colo que a militância está me dando. É verdade, a militância tem sentimento humano, de solidariedade, de afeto. Isso não significa concordar com todas as minhas idéias". Mudou o Dirceu, mudará o partido? Cedo para dizer. Criar um código de ética além conselho do já existente pode ser um sinal. Mais até que o Congresso, o processo em curso no STF mudará algo no PT. Quanto, como e quando, só o tempo dirá. Mudando ou não, para os militantes, Dirceu continuará sendo o bom companheiro.
02-Troca de pássaros:
Deu chabu e não deverá acontecer a saída do deputado Tiziu do PMDB para o PSDB. A troca dos pássaros tinha tudo a ver com os bois do Renan e a votação secreta no Conselho de Ética. Com a sessão aberta, o tal voto que seria contra perdeu força. Volta tudo à estaca zero, mas a paz no ninho tucano está abalada. Um desfalque de R$18 mil é o novo pomo da discórdia e aí é pagar para ver quem tem alpiste no bornal. Pior, a manobra tabajara expôs um jogo que se acreditava fosse segredo de estado e sobrou pena pra todo lado. E vem mais coisa por aí.
03-Um adeus a Hugo Mota:
Rondônia perdeu de forma prematura um dos seus filhos ilustres. Hugo Mota, Conselheiro do TC era além de técnico competente, um conciliador. Numa função que para muitos é uma fonte de inimizades, Hugo Mota transitava entre partes antagônicas com zelo, diligência e fidalguia no trato. Conciliador nato e constante fez prova disso na morte. No seu velório, gente simples do povo, políticos de todos os matizes e tendências e amigos. Muitos. Falar de quem se foi é reprisar virtudes até porque, os amigos não têm defeitos. Hugo era assim. Um cidadão, amigo de gentes e de flores.
04-O PT pós Lula:
Sem contar com candidatura natural de Lula para presidente, o PT se debruça sobre o tabuleiro para analisar um novo jogo de xadrez no qual o PT pode até entrar como peão. Nomes existem em profusão em quase todos os partidos, PT incluso, mas a busca de agora é diferente. Já não existe um nome-bandeira e tanto o nome quanto a bandeira precisam ser construídos. Sem o fator Lula, o handicap do PT tudo fica mais ou menos igual. Mais que nunca a campanha eleitoral deverá ser de propostas explícitas. Está chegando a hora da onça beber água.
05-Requentando o café:
A denúncia é velha, mas o PSol promete torná-la nova. Para manter Renan Calheiros acuado, a ex-senadora Heloisa Helena promete denunciá-lo por conta da reportagem publicada neste fim semana pela revista Época. O fato nem é novo nem inédito. Renan é acusado de juntar-se com lobistas para tungar dinheiro público. Com mais uma, Renan pode ter seu nome incluído no livro dos recordes. Serão quatro processos simultâneos por quebra de decoro parlamentar. E como se mantém ainda no cargo? Aí é caso para outro livro: O livro da capa preta de São Cipriano.
06-O presidente militante:
Não adianta querer discorrer sobre a fala de Lula de que ninguém teria mais autoridade moral e ética que o PT. Os processos no STF desmentem a fala e sobre tais processos, Lula afirma que ninguém ainda foi condenado nem absolvido. Dizer que a absolvição já se deu pelas urnas, é um erro fático e histórico. O melhor para minha saúde mental é entender que no Congresso do PT não falava o presidente e sim o militante. Mas minha saúde mental se abala por pouco. Como dissociar o presidente do Brasil do presidente militante, ou vice-versa? Um nó na cabeça.
07-Batendo lata:
Bem ou mal, mas falem de mim. Não se pode diminuir a importância do PT no cenário político. Contra ou a favor, a imprensa se debruçou sobre o 3º Congresso do partido. No contexto geral, percebe-se que o desfecho do mensalão abalou o partido e que um novo e obrigatório caminho se abre. Construir alianças sólidas para manter-se no poder, mesmo como coadjuvante pode ser fácil para outros partidos, mas não para o PT. Um novo Lula é impossível para todos. Mas o PT continua midiático, sabe disso e vai tentar manter-se, mesmo com o seu garoto propaganda envolvido com outras tarefas, como por exemplo, conduzir seu próprio processo de sucessão.
08-Bagunçando o coreto:
O PSL questionou ao TSE a exigência da certidão de antecedentes criminais para candidatos eleitos tomarem posse. Assinada pelo delegado nacional do partido, José Geraldo Forte, a consulta considera que "o princípio da moralidade é intrínseco à administração pública". Para o PSL, candidatos deveriam proceder como juízes e promotores, que têm a vida pregressa analisada antes de assumirem as suas funções. O partido sugere a exigência de antecedentes criminais para todos os cargos eletivos. Se o TSE atender ao pedido, podem faltar candidatos para a disputa eleitoral. Escolha o nome de alguns políticos e consulte o Transparência Brasil.
09-Sob o manto protetor:
O Senador Heráclito Fortes do DEM, pelo menos até hoje, continua sua luta para instalação da CPI das ONGs e amanhã pode ser o dia D. Tidas como sorvedouros de dinheiro público, foram todas satanizadas por culpa de algumas ou alguns e a demora para a instalação só reforça a impressão geral. A demora serve também para ilações, como ter sido dado um tempo para uma limpeza na área. Mas, independente de qualquer limpeza, a CPI deve revelar coisas do arco da velha. Aqui em Rondônia, o deputado Jesualdo também quer criar mecanismos de controle para as tais. E que tal uma CPI? E que tal juntar na mesma CPI as associações pilantrópicas?
10-Para não esquecer do Renan:
Semana decisiva para o Renan. Hoje revisa com advogados sua defesa escrita e as provas para o caso Schincariol. Amanhã é um dia complicado. Deve falar a seus pares no plenário sobre a velha/nova acusação da Época e apresentar defesa ao Conselho de Ética no caso. Quarta feira Renan será julgado pelo mesmo Conselho de Ética por quebra de decoro no caso do lobista da Mendes Júnior. Na quinta dependendo do resultado do dia anterior, deve se reunir com seus advogados para avaliar o novo rombo no casco causado pela revista Época, Na sexta deve começar a rezar pois as revistas de circulação nacional devem voltar à carga. Vida difícil. O pobrezito nem pode exercer seu mandato de presidente...E fica mesmo porque?
Como cortar a própria carne sem anestesia
A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p
Deu o que o americano escolheu
Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.
A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi
Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?
Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol