Quarta-feira, 5 de setembro de 2007 - 14h35
POLÍTICA & MURUPI
FRASE DO DIA
"É preciso um Executivo competente, um Judiciário forte e uma Assembléia fiscalizadora. - Aliomar Mori, servidor da ALE, sobre as relações entre Executivo e ALE.
Pauta política de 01 a 10
01-O fantástico julgamento das fantásticas fitas:
Setembro começa quente. A partir do dia 10, deputados e demais envolvidos no caso da fitas começam a ser ouvidos em audiência pela justiça. Para os incrédulos na justiça, ela bate à porta dos indiciados deputados Amarildo de Almeida, João Batista dos Santos "João da Muleta", João Ricardo Gerolomo Mendonça "Kaká Mendonça", Haroldo Franklin Carvalho Augusto dos Santos "Deputado Haroldo", Ronilton Rodrigues Reis "Ronilton Capixaba", Daniel Néri de Oliveira "Daniel Néri", Ellen Ruth Catanhede Salles Rosa, José Emílio Mancuso de Almeida "Emílio Paulista", José Carlos de Oliveira "Carlão de Oliveira", e o assessor da ALE, Moisés de Oliveira.
02-Rebelião justa e saudável:
A grita foi geral na sessão da ALE de ontem. O deputado Jair Miotto fez a queixa e o restante foi atrás. A queixa é a mesma: desprestígio. Pior, um desprestígio sem sentido, uma vez que nenhum governo de Rondônia até hoje teve uma ALE tão colaborativa e parceira. No jogo de empurra-empurra e chá de cadeira, os deputados passam horas numa secretaria para serem atendidos em seus pleitos, cumprindo a função parlamentar de fazer pedidos de providências para o povo. Será a nova cara da ALE? Espero. Chega de só balançar a cabeça para dizer sim.
03-Desperdiçando força:
A PM tem no Deputado Wilber da Astir, um representante da classe. Não ser oficial, longe de tirar-lhe o mérito, reforça sua condição, por ser soldado da tropa. Supõe-se então que Wilber deveria estar trabalhando pela PM. Engano. Na sessão de ontem, além das queixas gerais, foi além: Esperei muito tempo para fazer este pronunciamento, pois sempre tentei conversar com estas pessoas e dar a elas a minha parcela de contribuição com minha atuação parlamentar. Sou soldado e estou deputado. A verdade é que a partir de hoje o Comando vai levar cacete. É taca agora! Espero que se entendam. A PM pode ganhar e muito com um deputado a seu lado.
04-Enfim, alguém com juízo:
Rios secos, ventos baixos, vegetação seca, umidade do ar baixa, cultura da queima de pastos, falta de chuvas, ou seja, tudo conspira para um incêndio, e dos grandes. Some-se a tudo isso, a autorização da Sedam para procedimentos de queimas no mês de setembro e o cenário que já não é dos melhores, pode transformar a vida de todos literalmente num inferno. Ontem a justiça jogou um balde dágua e suspendeu as autorizações concedidas pela Sedam. A população e as crianças no particular agradecem ao MP e ao TJ. Tipo da medida de quem tem juízo e filhos.
05-Planejamento rodoviário:
A CNT lança hoje o Plano de Logística para o Brasil, que propõe uma rede viária ideal para aumentar a integração dos modais de transporte do país. O plano é resultado de estudos técnicos da CNT e reúne projetos em nove eixos estruturantes e ligações auxiliares. O objetivo é melhorar o desempenho com menor custo na movimentação de passageiros e cargas. Os 497 projetos para todas as modalidades de transportes serão encaminhados ao governo federal, governadores, Congresso e disponibilizado à sociedade civil para discussão e aperfeiçoamento.
06-Reforma previdenciária:
Estudo do Ipea mostra que o Brasil é o 14º país que mais gasta com previdência, entre os 113 países que informam estes dados à OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Nossos gastos previdenciários correspondem a 11,7% do PIB. "O gasto do governo brasileiro com o sistema previdenciário está acima da capacidade de pagamento do país", diz o co-autor do estudo. Nos gastão estão as aposentadorias públicas, privadas, rurais e as pensões por idade. Dois pontos são cruciais: a aposentadoria rural e a pública. Ou o Brasil encara o assunto ou o sistema quebra. Reforma não é apenas um lema é uma necessidade.
07- Aumento na hora errada:
Um dia depois do julgamento dos 40 mensaleiros pelo STF, a Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou o projeto que aumenta de R$ 24,5 mil para R$ 25,7 mil o salário dos ministros do STF. Parado na Casa desde o ano passado, o projeto foi incluído na pauta da comissão a pedido do deputado Antonio Palocci do PT e aprovado em votação simbólica, com apenas o voto contra do PSol. Cá pra nós dinheiro é sempre bem vindo, mas esse aqui vem na hora errada, logo depois da saia justa do ministro Ricardo Lewandowski.
08-Quatro homens e um funeral:
O governo fez um filme de terror ontem na Câmara dos Deputados. Quatro ministros e um papo terrificante. A impressão que passaram aos presentes é de que se a CPMF não for aprovada com a alíquota atual, o pais quebra. Mantega jogou para a platéia ao garantir que sem a CPMF, programas sociais como o Bolsa Família podem ser desativados. Minha tranqüilidade porém não se abalou quando eles mesmos informaram que dos 0,38%, apenas 0,16% vão para saúde. Traduzindo: tem muita banha para fritar e dá para reduzir a CPMF com folga para os 0,20%. PSDB e DEM na Câmara, começam a frear a derrama. Reforma tributária, uma necessidade.
09-Oxigênio para o gasoduto:
Para evitar um racionamento de eletricidade, a Petrobras, está aos poucos tirando o gás da indústria para garantir um eventual abastecimento das termelétricas, acionadas sempre que cai o nível dos reservatórios das hidrelétricas. Douglas Abreu, da GÁSenergy, diz: "Trata-se de um racionamento não declarado, ou seja, o governo determinou que a oferta existente hoje, que poderia abastecer setores da indústria, seja direcionada para as térmicas com o objetivo de atender ao sistema elétrico". Enquanto isso, o gasoduto Urucu/Porto Velho não sai do papel.
10-Para não esquecer do Renan:
É hoje o desfecho da votação do Conselho de Ética sobre o caso Renan Calheiros. Por acordo de lideranças e com a anuência do rei do gado, Renan Calheiros, o processo será abreviado. Hoje perde no Conselho e terça ou quarta feira, será julgado em plenário. Tudo assim tão fácil? Negativo. Uma operação está em curso para não constranger os indecisos. Quem não quiser votar contra o Renan está sendo aconselhado a vazar de Brasília no dia da votação. Com o quorum menor, a tropa de choque, as traíras e os escorpiões votam em peso a seu favor. Simples assim.
PS Ao postar a coluna já temos o resultado. O Conselho de Ética pediu a cassação do mandato de Renan Calheiros, por 11 x 4.
Pela cassação: Augusto Botelho (PT-RR), João Pedro (PT-AM), Renato Casagrande (PSB-ES), Eduardo Suplicy (PT-SP), Demóstenes Torres (DEM-GO), Heráclito Fortes (DEM-PI), Marconi Perillo (PSDB-GO), Marisa Serrano (PSDB-MS), Jefferson Péres (PDT-AM), Romeu Tuma (DEM-SP) eCésar Borges (DEM-BA).
Contra a cassação: Epitácio Cafeteira (PTB-MA), Wellington Salgado (PMDB-MG), Almeida Lima (PMDB-SE), Gilvam Borges (PMDB-AP).
Como cortar a própria carne sem anestesia
A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p
Deu o que o americano escolheu
Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.
A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi
Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?
Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol