Segunda-feira, 6 de agosto de 2007 - 15h04
POLÍTICA & MURUPI
FRASE DO DIA
A Infraero não é um convento de freirinha cantando pela manhã. José Carlos Pereira, ex-presidente da Infraero.
Pauta política de 01 a 10
01-Prazo de validade vencido:
Segue firme a obstinada luta de se instalar a CPI da Isonomia, ex-CPI do Sintero. Até parece remédio genérico: muda o nome, mas continua sendo a mesma coisa. Para o relator Brito, o presidente também mudou de nome. Agora é papel higiênico. E a decisão judicial parece seguir o mesmo caminho, pois o relator garante que vai continuar ouvindo e convocando testemunhas. Segundo ele são poderes independentes e o judiciário não pode se imiscuir em assuntos do legislativo. Aí cabem perguntas: como irão ficar os depoimentos, caso ocorram. Vale ou não vale? E a CPI vale ou não vale?
02-Presidente teflon:
Nunca antes nesse pais se viu coisa igual. A zelite reclama de barriga cheia nunca a zelite nesse pais ganhou tanto mas o povão, também de bucho cheio, aprova Lula. E se em alguns lugares pode pintar uma vaia, Lula viaja. Hoje está no México onde pretende vender etanol e garante: "A mim não me preocupa pesquisa. O que me preocupa na verdade é que as coisas no Brasil estão indo, os números de economia estão mais do que satisfatórios". A última pesquisa lhe dá confortáveis 48% de aprovação. Nada pega, mas Lula se preocupa sim senhor. A pesquisa indica uma insatisfação na classe média e Lula trabalha para reverter a tendência.
03-Carne moída direto de Alagoas:
A imprensa fascista resolveu fazer lingüiça com a carne do Renan, já que seus bois são caros. A Veja desse final de semana, cortou mais um pedaço e colocou no moedor, justo quando Renan acreditava ter conseguido um refresco. Pior, seu ex-sócio João Lyra, publicou na íntegra a reportagem da revista, avalizando de certa forma a denúncia. No bico do corvo, Renan terá mais um pepino para descascar. O DEM se antecipou ao PSol e vai entrar com um novo processo por quebra de decoro parlamentar. Pelo andar da vaca, Renan vai perder até o apoio do governo, pois a oposição promete não votar a Lei Geral das Micros, se ele presidir a sessão.
04-Descascando o pepino:
Zé Pereira ao que parece não sabe o que fazer com um outro pepino que foi sua demissão. O brigadeiro tem certeza de ter feito um bom trabalho e procura causas, para tornar públicas suas possíveis explicações para a demissão. Disse que a Infraero, mesmo não sendo um convento, é um órgão eficiente, diferente da Anac, onde a diretora Denise Abreu estaria fazendo lobby para transferir o setor de cargas de aeroportos de Congonhas e Viracopos para o aeroporto de Ribeirão Preto, privatizado e tocado por seu amigo, Camacho, num negócio de R$ 400 milhões. Atirando pra todo lado, o Zé está na busca um auxiliar de cozinha. A safra de pepino foi grande
05-Discussão oportuna:
Uma das soluções mais criativas e mais bem feitas no mundo em matéria de saúde pública, o SUS passa por uma necessária reavaliação. Num seminário, especialistas de diversos matizes, desde reforma do estado, administração geral, saúde pública, conselheiros nacionais da área, secretários estaduais e municipais de saúde e técnicos dos ministérios do Planejamento e da Saúde, irão discutir e propor soluções para a resolução de problemas de gestão no setor, com base na descentralização, assistência integral à saúde e participação social. Além de correções de rumo, querem incrementar ações positivas, como as campanhas nacionais de saúde.
06-Para não esquecer o Renan:
A PF que faz análises da documentação entregue pela defesa de Renan, pediu mais dados documentais, pois até agora as análises são inconclusivas. Com boa vontade pode-se dizer que o senador tinha dinheiro suficiente para pagar a pensão, mas a movimentação não indica que ele efetivamente pagou. Os saques são genéricos e poderiam ser para qualquer outra coisa. E se a PF abraçar a investigação da denúncia da Veja, aí a vaca vai pro brejo. Entre senadores, há o temor que Renan acuado, ponha a boca no trombone e denuncie os congressistas donos de concessões de rádio e TV e seus respectivos laranjas. Aí a casa cai. Literalmente cai.
07-Fechando a porta depois do roubo:
R$ 350 milhões foram destinados à Infraero para uso na segurança de aeroportos. Se alguém tinha dúvidas sobre a responsabilidade do estado na tragédia de Congonhas, a resposta veio à jato. O ministro Jobim disse que vai cobrar da Aeronáutica e da Infraero um relatório completo sobre o estado das pistas de todos os aeroportos do país. Será a primeira tarefa de Sérgio Gaudenzi,da Infraero, que toma posse hoje no cadeira do Zé pepino Pereira. Além das pistas, a construção desordenada de prédios nas proximidades dos aeroportos é a outra preocupação.
08-Farra à vista:
Está em andamento, no maior breu, uma descarada tentativa rasgar a Constituição e justo na Câmara dos Deputados. Uma PEC tornaria estáveis servidores que entraram na administração pública sem passar por concursos públicos na União, Estados ou Municípios. O jerico mor é o deputado tucano Celso Giglio, a prenhez da idéia idiota é de 1999 e a parição pode ocorrer a qualquer hora em que a sociedade se descuidar, pois está na fila para votação. Já pensou a farra que seria? Um bando de espertinhos e seus padrinhos furariam a fila dos concursos e o país teria um quadro temporário de afilhados, parentes e cabos eleitorais.
09-Mais Renan:
Sabendo que o DEM deve entrar com nova representação contra o Renan, o PSol não largou a bandeira e em duas semanas, espera reunir 50 mil assinaturas num abaixo-assinado contra a permanência de Renan no Congresso. Por trás, uma briga de contornos alagoanos com Heloisa Helena no comando do ataque. E os relatores querem i a última semana de agosto como prazo final para o voto na comissão. Ninguém mais acredita na viabilidade de um relatório único. Aliado de Renan, o zangado Almeidinha deve apresentar voto em separado.
10-A tri-fantástica Rondônia:
Primeira: o novo milionário do pedaço, Roberto Kuppê, teve o seu momento fantástico global ontem, com direito a choro em rede nacional. Que sua boa estrela continue a brilhar. Boa sorte mesmo. Segunda: a fantástica CPI da Isonomia, conhecida no basfond como CPI do Sintero, obteve o seu primeiro resultado concreto. Com os ânimos acirrados entre governo e sindicato, ocorre a partir de hoje a greve geral. Hora boa para destampar a panela, colocar água fria e jogar fora tanto a panela como o conteúdo. Terceira: pelo jeito que a coisa vai, a tal mina do shopping parece ser apenas uma mina de lama.
Como cortar a própria carne sem anestesia
A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p
Deu o que o americano escolheu
Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.
A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi
Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?
Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol