Quarta-feira, 7 de março de 2007 - 20h21
POLÍTICA & MURUPI
Frase do dia
"Mas isso é o renascimento do Garotinho". Lula assustado com a chapa de Michel Temer
Pauta Política de
01-CIDADANIA Trânsito:
O DPVAT diz tudo: danos pessoais causados por veículos automotores de via terrestre. É um seguro que indeniza vítimas de acidentes causados por veículos com motor próprio e que usam vias de terra ou asfalto. A cobertura é só para danos pessoais, ou seja nada de roubo, colisão ou incêndio do veículo. O DPVAT é obrigatório e a obrigatoriedade do pagamento garante às vítimas de acidentes com veículos o recebimento de indenizações, ainda que os responsáveis pelos acidentes não arquem com essa responsabilidade. Amanhã trago mais sobre o assunto.
02-Moralidade necessária:
Do jeito que vão as coisas, ou se instala a moralidade ou se muda a ALE de lugar. É que salvo os dias de solenidade, estacionamento e corredores estavam sempre vazios e agora vivem cheios. Vá lá que algumas sessões importantes despertem o interesse, mas não é isso. O que existe é muito paletó querendo um cabide. Ontem alguém bradava no corredor: "que moral tem a ALE para mudar alguma coisa"? A resposta parece vir dos corredores cheios e do estacionamento lotado. Mas aí chega a notícia sobre nepotismo e a pergunta começa a fazer sentido. Tá danado.
03-Metendo parte do bedelho:
Legalista por natureza e contra o excesso de estado, por deformação de caráter, declaro-me pró Sintero, mas com um alerta aos filiados: Exijam explicações convincentes da diretoria. Um erro numa conta daquele tamanho é uma tragédia. Quanto a tal da CPI, sugiro aos deputados uma sobre o cartel dos frigoríficos, outra sobre os incentivos a empresas de Guajará, outra sobre a concessão do regime especial de tributação e outra sobre o transporte de bovinos e soja. Aí sim estariam trabalhando para moralizar a ALE, em lugar de arrumarem picuinhas com sindicatos.
04-Metendo o resto do bedelho:
Muitos deputados são pecuaristas e sentem na pele o problema causado pela rede de frigoríficos que opera no estado. Um transportador sem CNPJ está levando o gado vivo daqui para o Mato Grosso, onde o preço é maior. O esquema é fácil de pegar com ação conjunta da Sefaz e Idaron lá em Chupinguaia e Colniza. E só para cutucar mais um pouco, o débito do Fefa já foi quitado? A grana é grande, deputados. Grana do pecuarista, em poder do frigorífico para combater a febre aftosa. Está errado. E a CPI da legislatura passada, acabou em pizza ou virou picanha?
05-Fim da farra:
Depois de conhecer o Brasil pelas asas da FAB, o lixo humano conhecido por Beira Mar e seus congêneres já podem apodrecer numa prisão. A Câmara dos Deputados deve aprovar hoje, o projeto de lei que permite a realização de interrogatórios e audiências por videoconferência, em tempo real. Além de reduzir custos, a mudança eliminará riscos de fugas ou resgates durante o transporte do lixo ao fórum. Sobra o custo da estadia e da ração alimentar, o que ainda é muito. Uma pena que haja a obrigatoriedade de se preservar o lixo. Demora muito até virar adubo.
06-Jogo pesado:
De olho em 2010 o PT fez uma jogada de alto risco. Ao entregar o Ministério da Integração ao PMDB de Geddel, colocou o agitado Ciro Gomes circunscrito ao seu partido e à Câmara dos Deputados, mas a operação fritura deve continuar para bloquear seu acesso a Lula. Por outro lado, apoiando Temer para presidir o PMDB riscou do mapa o Jobim sempre próximo de Lula. Ao lado do Temer só o desgastado Garotinho tem asas para tentar uma candidatura presidencial. Mas a turma do PT não para. Agora é o ministério para a Marta Suplicy. Qualquer um serve.
07-O novo grilo falante:
O apoio de Blairo Maggi, governador do Mato Grosso e único líder ruralista a apoiar o presidente Lula nas eleições de 2006, torna público um movimento até agora restrito aos bastidores. Maggi tornou-se um conselheiro de Lula no setor produtivo. Encontrou-se meia dúzia de vezes com o presidente e hospedou-o em sua fazenda, em Sapezal. "É complicado indicar nomes. Tem muitas cobranças, muita responsabilidade", diz Maggi. Ainda assim, como líder ruralista, reservou-se o papel de "fiador" do novo ministro. O ministro tampão Guedes do PMDB é o homem do Maggi.
08-Fim da batalha, mas não da guerra:
É bem provável que salvo uma ou outra peça, o novo ministério do Lula já esteja formado e pronto para ser anunciado logo após a convenção do PMDB. Será a hora de lamber as feridas e juntar os cacos e devolver a dignidade do Aldo, apagar a fragilidade exposta de Marta Suplicy, cultuar o passado de dois ícones Renan e Sarney, esquecer o Jobim e assumir o trabalho. Outras lutas começam agora. Lula não abriu mão da caneta e enfeixou ainda mais poder nas mãos ao não permitir eu a campanha eleitoral saísse do seu controle.
09-O estilo Temer:
Temer primeiro assoprou: pediu a Lula que espere para fazer a reforma ministerial depois da convenção do PMDB, para que tenha tempo de pacificar o partido e depois mordeu: disse que a bancada na Câmara continua querendo equilíbrio político com a do Senado. Os senadores controlam dois ministérios, o das Comunicações e o de Minas e Energia. Portanto, os deputados também desejam duas pastas. Mas pacificar o partido não será fácil: Ontem os senadores foram à sala do Raupp e decidiram que não entrar na chapa de Temer e não comparecer à convenção.
10-Renan em dia de Aldo Rebelo:
Foi tensa a conversa do senador Renan Calheiros com Lula ao telefone, ontem. O presidente retornou às 7h30 da manhã uma ligação de Renan feita pouco antes da meia noite. Renan disse a Lula que Nelson Jobim desistira de disputar a presidência do PMDB e rasgou na lata: "Nós que apoiamos o senhor em momentos difíceis, estamos nos sentindo liberados a partir de agora". Razão da ira? 19 dos 20 senadores do PMDB já haviam anunciado apoio a Nelson Jobim. Todo Renan tem seu dia de Aldo. Essa foi bem nas costas. Abaixo da terceira costela lado direito.
O pre$ente de natal para Dom Braguito
Braguinha é um bom companheiro, ninguém pode negar. O expertíssimo senador Eduardo Braga do importante comensal de verbas MDB, está no topo da cadei
“Cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém”. Acredito que o prefeito de Porto Velho seguiu o único caminho que lhe restava e a Rodoviária d
Quando o dólar bateu R$4 a R$5 na era Bolsonaro, houve gritos de alegria, fogos, a izquierda fez festa e gritou “fora Bozo”. Ontem o dólar de chegou
O General Braga Neto foi preso e a bancada psolista já quer o fim dos Kids Pretos, mas não sem antes saberem quem são e o que fazem. Volto 5 anos ao