Sábado, 14 de julho de 2007 - 17h29
POLÍTICA & MURUPI
FRASE DO DIA
Ninguém tem mais interesse que esse processo corra rápido do que eu. Quero provar a minha inocência- Renan Calheiros depois de travar o seu próprio processo
Pauta política de 01 a 10
01-Reduzindo o estado:
O governo enviou proposta ao Congresso que flexibiliza a administração de hospitais e áreas como TV pública, ciência, tecnologia e previdência complementar. Pelo projeto, seriam criadas fundações sem fins lucrativos. Caminho aberto para a autonomia gerencial dos órgãos públicos. O projeto enfrenta resistência de sindicatos que temem a perda de estabilidade de servidores pois está prevista a contratação de pessoal pela CLT. Centros de pesquisa e extensão como Incor, Embrapa e Emater entram no projeto. Uma faca de dois gumes, pois áreas de excelência serão terão tratamento diferenciado das novas ou daquelas menos conhecidas.
02-Uma festa nos céus do Brasil:
Nada a ver com apagão. O privilégio apelidado de passe livre, fez a felicidade de funcionários da Agência Nacional de Aviação CivilAnac. Foram 18.158 viagens grátis, no período de 2006 até abril de 2007. Média maior que a de pilotos. São 37 viagens por dia ou dez viagens por ano para cada um dos 1.755 servidores da Anac. Isso dá para ocupar quase 100 Boeings por ano. De janeiro a abril deste ano, já foram 3.471 viagens. Como não existe almoço de graça, alguém paga a conta. Os custos de passes livres no céu ou na terra, ônibus para idosos ou meia para estudantes são suportados por sua excelência, o contribuinte otário. Ou seja, você e eu.
03-Malvadeza e seus segredos:
Desde que começou sua guerra particular com Lula que ACM vinha batendo na mesma tecla: A Petrobrás estaria envolvida em maracutaias. A Operação Águas Profundas nem precisou ir tão a fundo. Estava tudo ali bem na cara de todos. Nos estaleiros e na sede da Petrobrás. ACM estava certo e ao que parece, a coisa pode ser muito maior. Para se ter uma idéia, em outubro de 2005 o caixa da Petrobrás era um problema em função do alto valor: US$ 7 bilhões. Não sei a Petrobras, mas quando estou rico faço festa e solto fogos. ACM sabe das coisas. Aí tem mais.
04-Heráclito e sua CPI:
Na mesma linha de ACM, o também senador Heráclito Fortes, tenta há um ano, emplacar uma CPI para investigar as ONGs que atuam no Brasil. Quando fica difícil para o Estado, uma ONG aparece, recebe a grana e deveria fazer o serviço. Deveria, mas nem sempre é assim. Como o Siafi registra apenas a saída, o que se sabe é que o volume repassado é grande. Não se sabe quem controla a ONG e se o serviço foi prestado a contento. São 260 mil ONGs no Brasil todas ávidas pelas generosas e divinas tetas da viúva. Sobre fiscalização ou é precária ou não existe.
05-Enfim a lucidez:
Num artigo disponível na coluna do Noblat, o deputado Roberto Freire fala da natimorta reforma política que o Brasil precisa e é rejeitada pelo Congresso. Retirei parte do texto para animá-lo a ler todo o artigo: ...a reforma política ainda respira, mas não no Congresso Nacional. Acabará sendo feita pelo Judiciário. O TSE desencadeou um processo de valorização dos partidos ...ao adotar a interpretação que o mandato pertence às legendas pelas quais os parlamentares foram eleitos, na a eles mesmos. ... cada deputado... faz negócios, em vez de representar aqueles que o elegeram. Eu recomendo a leitura. Leia, pense e forme sua opinião.
06-Morte da CPI. Viva a nova CPI:
A justiça concedeu liminar e considerou que a CPI do Sintero, é ilegal. Convenhamos: num universo de 24 deputados, 10 se posicionaram contra e mesmo entre os outros 14, havia uma indisfarçável ojeriza pelo tema. Bem a seu jeito, o deputado Alexandre Brito, que é relator da naufragada CPI, pôs a boca no trombone contra o presidente, insinuando outros interesses. Considerando que o relator é médico e o deputado Miguel Sena, ex-Secretário de Saúde, bem poderiam propor outra CPI. A CPI da Saúde. Afinal, denúncias de irregularidades com o serviço de alimentação no HB e no Cemetron estão pipocando por todos os lados. E aí, vão encarar?
07-Batendo à porta certa:
Um grupo de senadores da Comissão de Constituição e Justiça, pediu ontem à presidente do STF, ministra Ellen Gracie, sugestões para alterar a legislação para agilização de julgamentos na Justiça. A ministra se comprometeu a apresentar as sugestões em agosto. O grupo do Senado foi criado nesta quarta-feira para acelerar a votação de vários projetos que tratam da tramitação de processos judiciais. Decisão sábia e lúcida dos senadores ao baterem à porta do Poder Judiciário, haja vista que nem todos têm formação jurídica. A ajuda portanto virá de quem é do ramo, evitando-se pendengas sobre constitucionalidade ou praticidade na execução da lei.
08-Como não sujar as mãos:
Para não dizer que não falei do Renan, o homem colocou mais lama sobre si mesmo, talvez para impedir que os senadores sujem suas mãos pegando nele. Com uma retórica que inclui as figuras de Catão, Joana DArc e Jesus Cristo, o desastrado pai da Maria do Calvário, está se especializando em fazer inimizades. Ontem foi a vez da senadora Patrícia Sabóia, da base do governo pedir o seu afastamento da presidência. Do jeito que a coisa anda, ninguém vai poder tocar as mãos em Renan. Vai ser preciso retirá-lo com um caminhão de limpar fossas.
09-Renan e os jornalistas:
A convivência de Renan com jornalistas era tão boa que uma jornalista chegou a ter uma filha com ele. O tempo passou, a crise chegou e Renan passou a chamar os jornalistas de imprensa fascista. Ontem Renan chegava para um jantar de desagravo com prefeitos de Alagoas quando foi abordado por um repórter querendo saber como foi a reunião dele com Lula. Renan olhou feio e disparou: "Foi boa a reunião. O presidente, inclusive, perguntou de você e da sua família". Outro repórter da Globo começou: Senador, 37 senadores votaram contra sua permanência... e não terminou a frase. 38 com você, cortou Renan ríspido.
10-Barraco no Senado:
Não há nada que seja tão ruim que não possa ser piorado. Este é o clima no Senado, Na quarta feira, Magno Malta presidia a sessão e programou com a anuência do presidente Renan, uma reunião da Mesa para decidir se a PF faria a perícia em documentos do senador Renan. Ocorre que o senador Renan parece ser pessoa distinta do presidente do Senado, o também senador Renan. Aí Renan, presidente do Senado mudou a data acertada, para que os advogados do senador Renan pudessem tomar conhecimento do fato. O tempo fechou. Barraco de novo.
Como cortar a própria carne sem anestesia
A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p
Deu o que o americano escolheu
Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.
A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi
Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?
Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol