Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 22/08


 

POLÍTICA & MURUPI

 

FRASE DO DIA

“O fato é que assim como a política o jornalismo tem perdido visivelmente qualidade.” – Professor Silvio Persivo

Pauta política de 01 a 10

01-Beron – mais uma chance:

Um relatório do TCU foi o sempre o “pomo da discórdia” no caso Beron, pois o tal afirmava que o governo de Rondônia – na época o Raupp  - era o responsável único pela dívida. Ontem a CAE do Senado decidiiu que uma nova auditoria será feita para por fim à pendenga. Um outro relatório – do nosso TCE – diz exatamente o contrário. Agora será uma questão de tempo. Está aberta em caráter oficial a discussão sobre o Beron. Como prêmio, se tudo der certo, deve ser algo em torno de R$ 300 milhões, fruto do afinco do Senador Expedito das causas impossíveis.

 

02-Líder do governo – precisa-se:

O PMDB não gostou nadica de ver um seu filiado - o deputado Tiziu – interessado na vaga. Pelo jeito nem o governador Cassol.  Desde a saída de Euclides Maciel a vaga está aberta e pelo jeito até agora ninguém mexeu a cabeça. Mas se até um deputado do bloco oposicionista se propõe a assumir o cargo, o que podemos esperar do resto? A ALE corre o risco de se transformar num departamento operoso do palácio Getúlio Vargas. Mas, como canta o Nelson Ned, “tudo passa, tudo passará”. A oposição não faz mal e é necessária em qualquer governo

 

03-Uma mão na roda:

A prefeitura de Porto Velho vai comprar peixe dos ribeirinhos para a merenda escolar. Com isso os pescadores de Santo Antonio e das outras comunidades ribeirinhas vão resolver os seus problemas atuais de sobrevivência, enquanto aguardam as indenizações e medidas para diminuir o impacto da construção das usinas. Como abordei o assunto e cobrei uma solução do deputado Valverde, registro que o deputado foi decisivo para o caso. O governo do Estado poderia fazer a mesma coisa. A turma iria ficar satisfeita, os alunos bem alimentados e o título de eleitor livre para ser utilizado na hora certa. Vamos lá gente.

 

04-Como o mundo vê o mensalão:

O governo brasileiro enfrenta um julgamento "em que também se julga a credibilidade da Justiça", desde que foi formulada pelo Ministério Público Federal uma nova denúncia contra os suspeitos de integrarem o esquema de pagamento de propinas a deputados em troca de votos, o mensalão. O assunto está na edição de hoje o  jornal argentino Página 12. O diário afirma que a Justiça foi "questionada por sua ineficiência frente aos repetidos atos de corrupção". Os xenófobos dirão que a Argentina não tem nada a ver com o Brasil. Certo. Mas estão de olho.

 

05-Mensalão – o começo do fim:

O STF decidirá a partir de hoje se a denúncia feita pela Procuradoria-Geral da República deve ou não se transformar em ação penal. Mais de dois anos depois da denúncia do Roberto Jefferson, os ministros da suprema corte brasileira se reúnem e devem levar de três a quatro dias para analisar a denúncia do procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza. O inquérito já tem mais de 11,2 mil páginas, divididas em 52 volumes, descontados os anexos e caixas. A sessão começa às 10h com a leitura do relatório de 50 páginas do ministro Joaquim Barbosa, já entregue aos demais ministros. Momento importante da vida nacional.

 

06-Dois ilustres ausentes no STF:

Ambos são loquazes e falantes, ambos pagaram o pato na crise e ambos são pivôs em lados opostos, mas não estarão fisicamente presentes à sessão de instalação do julgamento do STF. Roberto Jefferson alegou motivos de saúde, por ter feito uma cirurgia de catarata. E Zé Dirceu ale de não apresentar motivos, disse que só fala sobre o assunto depois da decisão do STF. Cá pra nós duvido que fique calado completamente. Dependendo do andar da carruagem e, na medida em que os votos se revelem, o Zé vai falar ou pelo menos deitar falação no seu blog.  

 

07-Salvo pelo Renan:

O processo por quebra de decoro parlamentar contra Gim Argelo, que substituiu Roriz e que era acusado de mamar uma propina da GOL, não vai acontecer. Quem o salvou da forca? Renan. A decisão estava empatada e cabia ao presidente do Senado que presidia a sessão, o voto de minerva e aí...bingo! deu a lógica. Mas o Gim já está enrolado nas mãos do diligente Procurador Geral dr Antonio. É só esperar. Quem já encarou, um gim a mais, um gim a menos, é só mais um drinque. Então, desce outro.  

  

08-Números do bolsa família:

O Programa Bolsa-Família atende hoje 46 milhões de pessoas em todos os rincões do país, um quarto da população brasileira, com renda familiar per capita abaixo de R$ 120, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social. Porém, apenas 33,9% delas têm acesso a uma rede pública de esgotos. Cerca de 1,3 milhão convivem com esgoto a céu aberto, sobretudo no Nordeste. Com números dessa magnitude, surge a preocupação. O que fazer com tanta gente que vive quase que só disso? Chegou a hora de mudar e oferecer saídas para essa gente. O bolsa família precisa diminuir de tamanho com ações inversas de geração de emprego e renda

 

09-Matando a galinha dos ovos de ouro:

Apesar da promessa do governo Lula de não elevar a carga tributária, os brasileiros pagaram no ano passado o equivalente a 34,23% do PIB, que é a soma de tudo o que produz no país, em impostos, contribuições e taxas. Foi o terceiro aumento seguido e o maior percentual da história do país. Empresários e economistas apontam os impostos altos e a desorganização tributária do país como um dos maiores entraves ao crescimento geral. Enquanto o burro com a carga trota sem reclamar, nossos representantes sequer olham a tal reforma tributária.

 

10-Para não esquecer do Renan:

Independente do relatório da PF que parece apontar para o fato de que o Renan teria renda suficiente para pagar a pensão da “Maria do Calvário”, mais a mantença da “ex-gestante”, e futura capa da Playboy - mesmo sem provas de que o fez - os senadores ao que tudo indica vão mantê-lo como senador. PSDB e DEM já não pensam como antes, e o noticiário da mídia, ocupado com o julgamento do mensalão, vai ajudar o Renan. O script da ópera bufa é o seguinte: O Conselho de Ética condena por dois e salva por um. O resto fica com o plenário. Aí o Renan vai pra galera e, pode até renunciar à presidência.


leoladeia@hotmail.com
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Como cortar a própria carne sem anestesia

Como cortar a própria carne sem anestesia

A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p

Deu o que o americano escolheu

Deu o que o americano escolheu

Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.

SUSP-Uma ideia jerical

SUSP-Uma ideia jerical

A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)