Sexta-feira, 24 de agosto de 2007 - 14h46
POLÍTICA & MURUPI
FRASE DO DIA
"É pena que tenha vindo a público, mas ao mesmo tempo é uma delícia." Senador Demóstenes Torres sobre a bisbilhotice no STF
Pauta política de 01 a 10
01-Saia justa na corte de justiça:
No julgamento do mensalão não faltou George Orwell, ainda que com um atraso de 23 anos. Mas, pior que a bisbilhotice do Big Brother, foi a descoberta da traquinagem. Conversas bem pouco republicanas, acabaram por desmistificar a aura cinrcunspecta e honorável de ministros do STF. Revelar uma conversa particular de magistrados, por ser uma invasão de privacidade é grave. Conhecer o teor da conversa e pior, o que ela deixa entender nas entrelinhas é tão grave quanto. E agora? Revelar o código e assumir a mazela ou desmentir e deixar a dúvida?
02-Mania de perseguição:
A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal em nota de três tópicos desanca o governador Cassol e corrobora a investigação feita pela PF de Rondônia. O fato tem origem numa reportagem ao site www.tvjornet.com.br, na qual o governador infere que teria sido vítima de uma "investigação montada" e que o Delegado de Polícia Federal que a conduziu "faltou com responsabilidade" e "foi muito leviano". O que estará ocorrendo com probos homens públicos de Rondônia que de repente passaram a ser perseguidos?
03-Mudando o rumo da prosa:
Com o volume de cocaína apreendida diariamente sem que se conheça qualquer plano parido pelas autoridades para atuar na prevenção, corro o risco de transformar a coluna em página policial ou fazer o que fazem os organismos ligados ao assunto. Cara de paisagem como se tudo estivesse normal. Pelo volume e constância na apreensão de drogas depreendo que muito mais está sendo traficada. Segurança é dever do estado, direito do cidadão e precisa de investimentos e inteligência. A vaca está indo pro brejo e o que se vê é política de segurança tímida, ineficiente, coisa de amadores.
04-Metamorfose ambulante:
Agarrado à sua cadeira de presidente, Renan Calheiros não chega a ser bem ambulante, mas teve que desdizer aquilo tudo que já disse antes. Quando o assunto eram as empresas que compravam gado, disse que o seu gadinhoo era vendido para o frigorífico. Mas, quando saiu a informação de que o frigorífico não comprava gado, Renan virou o disco ao contrário. O certo entretanto é que ele conseguiu o que queria. Entre notas fiscais, gado, laranjas e adultério, a conversa passa ao largo da cervejaria e das relações com a Mendes Júnior. Esperto o Renan.
05-Crônica de 199 mortes anunciadas:
Um documento revelado ontem pela CPI do Apagão prova que, sete meses antes da tragédia do Airbus, autoridades da Anac e da Infraero tinham noção exata do perigo que era pousar na pista do Aeroporto de Congonhas. Em reunião de técnicos da Anac, Infraero e companhias, no dia 13 de dezembro, foi discutido o risco iminente de um avião perder o controle e varar a pista. A ata da reunião foi distribuída ontem aos deputados da CPI pela diretora da Anac Denise Abreu, que prestou depoimento de mais de sete horas. Que foi um crime, não há mais dúvida. Se doloso ou culposo resta saber, bem como identificar e punir os culpados. Ontem o chefe do Cenipa desabafou: "Não conseguimos evitar o acidente que tínhamos previsto."
06-Nocaute cubano no Itamaraty:
A história dos boxeadores cubanos começa a ser contada, agora sem paixão. Já se sabe que o Brasil agiu de forma açodada e com velocidade incomum para atender o pedido de alguém. Sabe-se agora também que o avião que levou os boxeadores era venezuelano e logo que Hugo Chaves, amigo pessoal de Fidel, está no meio da lambança. Sabe-se agora que o Brasil agiu passando ao largo de convenções internacionais e que sai chamuscado do episódio. O rolo está só começando, mas deve dar muito pano pra manga. Onde nos metemos hein...
07-Gim Argelo continua na berlinda:
O TSE está com uma batata nas mãos. Deve julgar o crime eleitoral do ex-senador Roriz, por abuso de poder econômico. Se condená-lo, a pena é a anulação de sua eleição e por via de conseqüência, dos seus suplentes. E aí...bingo! Cai Roriz que já está no chão e Gim Argelo vai junto. A representação é do PC do B, que tem interesse no caso de forma direta. Se tudo ocorrer dentro desse script, Agnelo Queiroz ganha a vaga, o que de certa forma, pode alterar a correlação de forças dentro do Senado. E Roriz torce contra si mesmo só para ferrar o Gim.
08-A "vorta da cabôca" Jurema:
Sempre existe um motorista ou uma secretária no caminho das safadezas políticas. A pressa e convivência acabam por torná-los indispensáveis em horas de crise. Ontem o cuidadoso Renan revelou que seu motorista era o homem que fazia os saques na Costa Dourada Veículos onde ele obteve empréstimos não declarados. O nome do motorista ainda não foi revelado e seguramente não deve ser Eriberto, pois com esse nome só existe o do Collor. Extrema ironia se o motorista resolver falar. Ontem Renan se enrolou no Conselho de Ética.
09-Jarbas - um osso duro de roer:
No fim de junho, Jarbas Vasconcelos desafiou Renan Calheiros a deixar o comando da Casa até a apuração das denúncias que pesavam contra ele. "O que não pode é o Senado ficar sangrando e, mais do que isso, fedendo", disse na lata. Jarbas defende agora não só o afastamento de Renan como a cassação do mandato do colega de partido. "Acho que isso é uma questão de dias. Pode demorar um pouco mais. Mas não acredito que os integrantes do Senado cometam um ato dessa natureza, inocentando uma pessoa cujas provas evidenciam a culpa. O caminho é votar pela perda do mandato", profetiza.
10-O manda chuva:
Hugo Chavez deve mudar o fuso horário da Venezuela e ficará sendo o único país do mundo a não utilizar o meridiano de Greenwich. As razões são expostas num comunicado do ministro da Ciência e Tecnologia do país: "Queremos otimizar os efeitos da luz solar no metabolismo humano e melhorar o rendimento dos venezuelanos em suas atividades diárias". Deve ser coisa do socialismo bolivariano. Pelo andar da carruagem, puxada pelo par de bestas, espera-se para logo a revogação da Lei da Gravidade, dentre outras. Zé de Nana ouviu minhas explicações a respeito e disparou: "Se algum dia chover cangalha, Chavez não sai de casa"
Como cortar a própria carne sem anestesia
A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p
Deu o que o americano escolheu
Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.
A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi
Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?
Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol