Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 27/07


POLÍTICA & MURUPI

Frase do Dia

"Aja ou saia. Faça ou vá embora". Nelson Jobim, Ministro da Defesa, indo ao ataque

Pauta Políitica de 01a 10

01-Troca de comando:

O nome é Janaina Carvalho Aldunate e as informações do realese do Decom, dão conta de que se trata de uma pessoa do ramo, com formação em psicologia e experiência comprovada no presídio feminino e no próprio Urso Branco. Os realeses tëm a característica de informar o necessário, ou o óbvio. Temos já uma mulher no comando da PM, a Coronel Angelina, que vem fazendo um competente serviço e a Dra. Janaína pode ter o mesmo destino. Temo porém pelo seu sucesso, não pelas qualidades, e sim pela política em prática no presídio, razão final da sua nomeação. De qualquer forma, boa sorte e sucesso.

02-Balões no ar:

Está aberta a temporada de caça às pesquisas. Para quem gosta de ilusão, um prato cheio e para quem paga, é só o início das despesas de campanha. Sobre qualidade e confiabilidade é bom ficar antenado, pois são pesquisas de monitoramento, que nada têm com pesquisas eleitorais e aliás, as eleições ainda estão bem distantes. Como os balões de ensaio já estão aparecendo, é bom lembrar que o vento está mais favorável às pipas e que política é como nuvem: uma hora está de um jeito e depois muda, e justo por conta do vento. Como diria Ibrahim Sued, devagar que cavalo não desce escada. De leve.

03-Na contramão:

Enquanto o Brasil discute a adoção de penas alternativas para diminuir a pressão nos presídios, nosso senador Expedito Jr. Pensa e age diferente, ao propor um aumento de pena em 1/3, para os crimes contra a honra, quando praticados pela internet. Expedito cita a facilidade de criação de sites da noite para o dia e lista o grupo que quer ter a honra preservada. Lembrei-me da Ciccareli e da frase de Ariel Castro Alves, coordenador do Movimento Nacional dos Direitos Humanos: “O que inibe o crime não é o tamanho da pena. É a certeza da punição.” Se der certo, vale criar a pena de morte e por um fim na criminalidade.

04-Paulo Andreolli tem razão:

Há quem questione o jeito direto do Paulo Andreolli de falar sobre a Bolívia no seu blog, mas a imprensa boliviana noticiou ontem que o promotor boliviano Miguel Ángel Viera foi destituído, após ser descoberto dirigindo um carro roubado no Brasil. Lá como cá, o desmentido. Viera alegou que o veículo tinha sido emprestado por um funcionário da Justiça que tinha o automóvel sob sua custódia enquanto averiguava o caso e colocou em dúvida a atuação da polícia. Segundo Viera o incidente aconteceu pouco depois que ele "começou uma investigação de delitos de extorsão" contra essa entidade policial. Pero si pero non...

05-O buraco é mais embaixo:

Já começam a aparecer informações dos gatilhos aeronáuticos em termos de segurança. A Infraero já iniciou as obras para introduzir as ranhuras ou groovings, para entrega em 20 dias. Antes, a mesma Infraero dizia que as ranhuras nem eram tão necessárias e que as obras demorariam o dobro do tempo e que poderiam interromper o tráfego e a Aeronáutica informa agora que nenhum aeroporto brasileiro tem o ILS3 para aproximação das aeronaves, que permite pousos com visibilidade quase nula. É só o começo. Pelo andar da carruagem, vão acabar beatificando os, até agora satanizados, controladores de vôo.

06-Cutucando a onça com vara curta:

Qualquer diretor de agência reguladora só é demitido por decisão judicial, processo administrativo ou renúncia. Sabendo disso o deputado Gustavo Fruet do PSDB apresentou pedido à CPI para a abertura de processo disciplinar contra todos os diretores da Anac. Como o presidente da CPI não incluiu o pedido na pauta, Fruet vai pedir que o presidente da Câmara, a indicação de abertura do tal processo a Jobim. Pelo regimento, Chinaglia está obrigado a encaminhar, mas o ministro não é obrigado a abrir. Terá porém que oficiar à Camara negando. Um pepino. Zuanazzi é afilhado político de Dilma Roussef. Fedeu carbureto.

07-Para não esquecer do Renan:

A PF ainda não recebeu toda a documentação para fazer as investigações contra Renan Calheiros. O prazo da perícia começou a ser contado no dia 25, quando foi recebido o primeiro lote dos documentos solicitados. O segundo lote, no entanto, acabou não sendo entregue. Os peritos agora têm 18 dias para entregar o resultado da análise e reclamam que ainda estão faltando as notas fiscais e os registros de compra e venda do gado, que deveriam ter sido enviados pela Secretaria de Fazenda de Alagoas, além de informações técnicas sobre as propriedades rurais do senador, solicitadas ao Ministério da Agricultura, em Alagoas. Tudo dentro da armação. A demora pode comprometer a “qualidade ou o prazo” da perícia.

08-Correndo atrás do prejuízo:

Com um pequeno atraso de 10 meses, o governo descobriu que as empresas aéreas fazem parte da crise e partiu para uma devassa ignorando a existência da Anac, que aliás não existe mesmo. O foco é saber se elas cumprem o CDC e se dão informações claras e corretas sobre os vôos e atrasos aos ususários. Já a Procuradoria-Geral do Trabalho vai investigar o excesso de trabalho de pilotos e comissários. E como não poderia deixar de ser, Nelson Jobim, já sob a pressão por soluções imediatas, criticou as prioridades da Infraero reforçando a idéia de modificar o comando e as atribuições da Anac. Vem coisa do arco da velha.

09-Tem gato na tuba:

Ora, se entra um ministro novo, que lhe seja dada a oportunidade de montar a equipe, traçar planos e pelo menos alguns dias para começar. Mas não foi isso que se viu. Tarso Genro atropelou o maestro e antes do sinal, soprou sua tuba. A devassa nas empresas de aviação seria tarefa para a Anac, mas está sendo comandada pela PF e Secretaria de Direito Econômico, subordinadas a Tarso. Sobram motivos para se especular que a razão seja à subida de prestígio do adversário potencial, Nelson Jobim. Não chega a ser um lance de xadrez. Está mais para uma comida de pedra no jogo de damas.

10-Quanto custa a segurança:

Cadeias lotadas, denúncias de tortura, troca de comando a mando da justiça, e a droga invadindo Porto Velho. Prender e guardar o preso é uma interface. Não há como dissociar. Segurança pressupõe ações que se antecipem o crime, utilizando-se a inteligência, a investigação secreta e, em conjunto, ações ostensivas da polícia fardada. A coisa vinha fluindo. A operação Força Máxima da PM trouxe resultados alentadores, mas a intensidade diminuiu. A operação São Cristovão que impedia tanto o roubo de carros como o tráfico de drogas, foi interrompida. Atuar sobre o crime praticado é o mesmo que lotar o Urso Branco. E aí meu amigo, não tem Freud que dê jeito. Segurança não é coisa para amadores.   

leoladeia@hotmail.com

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Como cortar a própria carne sem anestesia

Como cortar a própria carne sem anestesia

A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p

Deu o que o americano escolheu

Deu o que o americano escolheu

Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.

SUSP-Uma ideia jerical

SUSP-Uma ideia jerical

A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)