Terça-feira, 11 de dezembro de 2007 - 17h14
Morre um dos últimos governadores nomeados pelo governo militar para o extinto Território Federal
AGÊNCIA AMAZÔNIA
contato@agenciaamazonia.com.br
BOA VISTA e BRASÍLIA – Às vésperas de completar 78 anos (em janeiro), o governador de Roraima, Ottomar Pinto (PSDB), morreu no início da tarde de hoje no Instituto do Coração, em Brasília, vítima de problema cardíaco. Reeleito nas últimas eleições, ele teve passagens pelo PTB. Era político há três décadas.
O governo roraimense decretou luto oficial por três dias. As mesas da Câmara e do Senado fizeram um minuto de silêncio em homanegem ao governador. Ottomar exerceu o cargo de governador por três vezes, duas das quais por eleição direta e deputado estadual. Faleceu enquanto exercia o seu terceiro mandato como governador.
Na semana passada, no encerramento do 1º Encontro de Governadores da Frente Norte do Mercosul, em Belém (PA), Ottomar criticou o projeto de integração sul-americana, que segundo ele, "até hoje não contemplou os Estados da Amazônia".
Ex-prefeito de Boa Vista, foi um dos últimos governadores nomeados pelo regime militar para o então Território Federal de Roraima.
Seu primeiro mandato ocorreu na metade da década de 80 como nomeado do antigo território de Roraima e, em seguida, ele se elegeu primeiro governador do Estado, em 1990. Em 10 de novembro de 2004, reassumiu o cargo por decisão judicial que cassou o mandato de Flamarion Portela, então no PT.
A mulher de Ottomar, Marluce Pinto, foi senadora pelo PMDB na 52ª legislatura (1999-2002). A filha, Otília Pinto, já foi prefeita de Roraimópolis. Outra filha, Marília Pinto, é é deputada estad ual.
Fonte: Montezuma Cruz - Agênciaamazônia é parceira do Gentedeopinião
Portador de dupla cidadania (brasileira e estadunidense) Samuel Sales Saraiva, ex-suplente de deputado federal (PMDB-RO) e autor intelectual de impo
Reciclagem de vidros se impõe a Rondônia
Segundo o químico francês Antoine-Laurent de Lavoisier, na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Pensando nisso, podemos notar que
Jornalista Altino Machado alerta sobre o chá da folha de coca
Coca não é cocaína. Esta advertência está presente em um mural no centro de La Paz, Capital boliviana, constatou o jornalista Altino Machado, que deci
Jardim Botânico americano serve de modelo para cidades amazônicas
O Jardim Botânico dos Estados Unidos, em Washington, DC, é o mais antigo em operação no país, fica próximo ao Capitólio (sede do Congresso Americano