Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

O dilúvio


O dilúvio - Gente de Opinião

Se os resultados da pesquisa do DataFolha retratam a realidade, é uma questão de tempo o afastamento de Jair Bolsonaro da presidência da República pelo único meio possível, o legal, que é o impeachment. Bolsonaro pode pelo menos tentar – e até conseguir – protelar a consumação do seu impedimento, mas estará diante da ameaça seguinte: a derrota prevista na eleição do próximo ano.

A protelação exigirá um gasto alto em medidas populistas, como uma nova versão do Bolsa Família, que ele já anunciou, em versão ampliada e incrementada. Sua margem de manobra, no entanto, em função da crise fiscal, é estreita – ou nenhuma. 

Outro fator que pode beneficiá-lo é a redução da gravidade da pandemia do coronavírus pelo avanço da vacinação e eventual maior seriedade no comportamento social (a ser avaliada ao fim deste veraneio de julho), a outra vacina contra a recidiva. Esse componente já não depende da vontade pessoal de Bolsonaro. Os escândalos na compra de vacinas e em outros momentos da atuação do governo deram um grau de autonomia à política sanitária.

O comportamento do capitão é um elemento de perturbação. Ele continua a agir insensatamente, desafiando a compostura, arruinando o que ainda resta da solenidade do cargo e partindo para a oposição e os críticos como se estivesse numa briga de rua. Ou esses procedimentos derivam da sua patologia pessoal (e ele cavará a própria sepultura) ou continua a apostar no confronto extremo, radical, do tudo ou nada. Do golpe, portanto.

Mas quem o apoiará nesse golpe, num ambiente muito diferente daquele de 1964? E o que fazer do - e com o - país no dia seguinte? As forças armadas aceitarão seguir um comandante que pratica a máxima do absolutismo monárquico que deu na grande revolução francesa, depois de mim, o dilúvio?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“Jovem advogado que sai da Faculdade quer apoio para enxergar a nova realidade”

“Jovem advogado que sai da Faculdade quer apoio para enxergar a nova realidade”

Desde 2023, o presidente da Seccional OABRO, Márcio Nogueira ordena a visita a pequenos escritórios, a fim de amparar a categoria. “O jovem advogado

Casa da União busca voluntários para projetos sociais em 2025

Casa da União busca voluntários para projetos sociais em 2025

A Associação Casa da União Novo Horizonte, braço da Beneficência do Centro Espírita União do Vegetal, espera mais voluntários e doadores em geral pa

PF apreendeu o jornal Barranco que mesmo assim circulou em Porto Velho

PF apreendeu o jornal Barranco que mesmo assim circulou em Porto Velho

Mesmo tendo iniciado no Direito trabalhando no escritório do notável jurista Evandro Lins e Silva, no Rio de Janeiro, de postular uma imprensa livre

"Mandioca é o elixir da vida", proclama o apaixonado pesquisador Joselito Motta

"Mandioca é o elixir da vida", proclama o apaixonado pesquisador Joselito Motta

Pequenos agricultores de 15 famílias assentadas em Joana D’Arc e na linha H27, na gleba Rio das Garças, ambas no município de Porto Velho, ouviram o v

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)