Sexta-feira, 24 de outubro de 2014 - 15h11
Amanhã, dia 25 de outubro, meu primogênito, Rafaiel Nando – Fefel –, como chamava Maria do Carmo, completa 32 anos.
Para mim ainda é aquele menino de cabelos trigueiro, em forma de cuia e bastante charmoso.
Muitas vezes é filho, outras é irmão e confidente e algumas vezes é meu pai.
Emburradinho e turrão, porém com um grande coração.
Quantas vezes tive que me ausentar e deixava, como ainda deixo, o cuidado para com os outros irmãos sobre seus ombros – e diga-se de passagem – nunca decepcionou.
Rafaiel é aquele amigo que muitos amigos gostariam de tê-lo ao seu lado, companheiro de rachar, lutador, sonhador e moleque.
É o cara que posso confiar todos meus segredos, anseios, vontades e sonhos, pois sei que estarão guardados a sete chaves em um cofre chamado coração e olha que coração ele tem ao cuidar de sua mãe, madrasta, irmã, irmãos filhos e amigos.
Como sempre foi meu confidente, certa vez, ao compartilhar a existência de mais um irmão e que eu havia acordado com a mãe do jovem que iria fazer DNA, ele pediu para ver a cara do sujeito e depois, chamando os demais irmãos me propôs não fazer o teste e sim um churrasco com o dinheiro, recebendo assim o mais novo membro da família de braços abertos.
Quantas vezes não vi Rafaiel brigando com Nínive, Grégori e Ícaro e logo depois via um afago, um carinho uma ternura.
Certa vez, ao brincar com uma de suas irmãos, a Branca, em uma casa de show, foi agredido pelo segurança que acho que sua forma de pegá-la pelo braço fosse uma agressão. Tudo virou brincadeira depois.
Lembro o dia 16 de março um ano qualquer, no dia do aniversário da Nínive, ele dirigindo um carro novinho em folha, que fazia apenas dois meses de uso, naquele dia, foi colido por um irresponsável em um veículo oficial e quase o matou e minha irmã, com medo de minha reação, demorou a me contar o ocorrido.
Quando eu cheguei ao local do acidente apenas o abracei e pergunte se ele estava bem não importando com o meu material, pois o bem precioso estava ali, em pé na minha frente, inteirinho da silva.
O mais interessante é que os seus irmãos, com raríssima exceção podem tirar sarro de sua batida, se bem que foi a primeira – que diga Gregóri que subiu na parece de casa com o Brava, a Nínive que entrou na minha sala com a S-10, O Ícaro, nem se conta, a Branca derrubando parede, a Preta atropelando carro na Pinheiro Machado e agora a Amabile, esfregando a Ranger na parede do ORIGANCE – todo mundo com rabinho preso, não podendo tirar sarro de ninguém.
Parceirão dos irmãos para tudo, do cuidado com os cachorros, passando por conserto de computador, indo para abertura de vala até lavar a roupa de outro irmão.
Então Rafaiel é esse cara legal que tenho ao meu lado.
Parodiando Saint-Exupéry, digo para você, meu nobre e eterno Fefel: “tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”.
Você cativa amigos e é assim que sempre seguiremos os caminhos traçados para nossa vida e que o Supremo Criador, o mantenha sempre na vida que escolhestes para traças, dentro da decência, da honestidade de da vida cristã.
Todos os dias ao deitar e ao amanhecer professo uma oração, em louvor a Virgem Maria na qual peço a proteção a todos os filhos e faço questão de incluir para que todos vejam: Virgem Maria, nossa Mãe! Fazei que os meus e Vossos filhos não se afastem do Caminho da Igreja, mas se isso acontecer providenciai o seu regresso. Pela Vossa Divina Graça dai-lhes proteção e apoio em todos os momentos das suas vidas, principalmente quando sentirem dificuldades, para que não desesperem e caiam em tentação. Ajudai-os, Mãe Santíssima, por amor ao Vosso filho.
Você, Rafaiel e seus irmãos já imaginam as condições que terminei tal escrita.
É o líder da matilha.
Você já se pegou, sorrindo sozinho, para o tempo?Ou... Já sentiu que estava olhando para o nada e, se alguém lhe olhasse, não saberia que seus pensam
Com o decorrer dos anos, passamos a admitir certos erros e aplaudir alguns acertos que nós nos brindamos de poder comete-los, sem muita culpa e pode
Nenhuma tempestade pode durar para sempre! Jamais choverá eternamente...E após a chuva, a tempestade, o tempo escuro, com certeza o sol surgirá e su
O bom de sonhar é poder voltar no tempo, adiantar o tempo, curtir o que foi vivido e esperar o que pode vir, sem ter que sair da própria zona de con