Sábado, 12 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Osmar Silva

A hora do Jogo - Por Osmar Silva



Passou o Carnaval, que esse ano chegou mais cedo e mais cedo foi embora. Só teremos, em Porto Velho, uma micareta fora de época, lá na frente, para o desfile das escolas de samba. A hora agora é de trabalhar muito para pagar as contas e encher os cofres dos três níveis de governos, para cobrir rombos e roubos, e sobrar um mínimo para fazer o que tem que ser feito em favor de quem trabalha e produz riquezas.

Acabou a temporada das negociações nas sombras, das armadilhas armadas na noite, das traições arquitetadas atrás do biombo, das estratégias secretas para derrubar quem quer que se interponha no meio do caminho. Tudo fazendo uso do eleitor. Tudo sem o eleitor saber nem imaginar. O carnaval, como festa profana, é tempo propício às traquinagens e sacanagens mais sórdidas. O ambiente político, infelizmente, tem essa face oculta.

Findo o Carnaval, agora é hora do jogo aberto. De limpar gavetas, desapegar do cargo em busca de outro mais vantajoso. De preferência, que tenha a vantagem e a segurança do foro privilegiado. E a quase certeza da impunidade através da prescrição. Os Gilmar’s da vida estão por aí mesmo.

Chegou a hora de sorrir muito, abraçar mais ainda e deixar a mão com câimbra de tanto acenar e apertar mãos suadas, calosas, sujas do trabalhador. É hora de beijar criancinhas e ajudar grávidas e idosos a atravessar a rua. É hora de mostrar que pode resolver todos os problemas da pessoa, da comunidade, da cidade. Com economia e competência.

É. Tem que fazer tudo isso agora mesmo. E de um jeito que não cometa crime eleitoral. É um desafio. Mas não dá para deixar somente ara o período oficial da campanha, lá pelos meses de agosto e setembro. Se esperar até lá, tá morto. A campanha será, na verdade, somente 30 dias. E não pode gastar todo o dinheiro que guardou para investir num novo ou primeiro mandato. A lei estabeleceu limites de gastos.

Chegou a hora do jogo, a hora da caça. E o eleitor é o prêmio. Ganha quem mais eleitor juntar. O eleitor que se livre do laço. Que entre no jogo com independência e altivez. E um pouquinho de malandragem. Faz parte do jogo.

OsmarSilva é jornalista – Presidente da Associação da Imprensa de Rondônia-AIRON – sr.osmarsilva@gmail.com– WhatsApp 69.99265.0362.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 12 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Língua de Fogo – O desafio do Léo em reeducar o povo e manter a cidade limpa

Língua de Fogo – O desafio do Léo em reeducar o povo e manter a cidade limpa

É mais fácil erguer um prédio, abrir uma estrada, construir uma escola ou fazer uma ponte, do que mudar velhos e arraigados costumes, onde a boa edu

Língua de Fogo – Hora das facadas da maldade nas costas do povo

Língua de Fogo – Hora das facadas da maldade nas costas do povo

Sexta-feira gorda de Carnaval, último dia útil de fevereiro, 28.Oportunidade boa para os parlamentos municipais, estaduais e o Congresso Nacional, r

Língua de Fogo – Decano do STF não é luz, é sombra que desonra a Corte Suprema

Língua de Fogo – Decano do STF não é luz, é sombra que desonra a Corte Suprema

A luz cadente de Ulysses Guimarães continua a iluminar cabeças e corações de boa vontade no Brasil:“A voz do povo é a voz de Deus. Com Deus e com o

Língua de Fogo – STF: origem das piores notícias que atormentam o país

Língua de Fogo – STF: origem das piores notícias que atormentam o país

Eu lutei contra a Ditadura Militar de 1964. Quando fecharam o Calabouço, no Rio de Janeiro, um restaurante/escola, em frente ao Aeroporto Santos Dum

Gente de Opinião Sábado, 12 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)