Sexta-feira, 21 de julho de 2017 - 21h38
Chegou a hora do prefeito de Porto Velho correr em busca de dinheiro para a saúde básica: Temer acabou de liberar R$ 1 bilhão e 700 milhões para esse setor.
Não importa que esse dinheiro seja para agradar políticos em troca de apoio ao mandato presidencial em risco. O importante é não dormir de touca e garantir uma fatia para Porto Velho.
Portanto é a hora de fazer funcionar o Centro de Saúde do Bairro Lagoinha que atenderá, também, o 3 Marias e adjacências. E de deixar de ser um momumento ao desperdício à incompetência dos prefeitos da Capital de Rondônia.
Sem vigilante, o prédio construído nos governos anteriores, já foi reformado e depredado por vândalos em função do abandono do governo municipal.
Agora está sendo novamente saqueado. Acabaram de levar a porta da entrada principal. Vão levar o telhado e as instalações elétricas. E nós, os otários, continuaremos pagando a conta. A Câmara Municipal e o Ministério público estão cegos, surdos e mudos.
Enquanto isso, a população da região e de toda parte, sofrem humilhações pela falta de tudo na rede básica de saúde.
A equipe do Programa Saúde da Família que atende o Bairro JK II, por exemplo, não tem médico desde fevereiro desse ano. Os pacientes alvos desse trabalho – idosos, doentes crônicos e terminais, grávidas e paridas com seus filhos – estão à mercê da sorte.
Se alguém passar mal durante um soro na Policlínica Hamilton Gondin, na Zona Leste, não têm uma bandeja para aparar o vômito. As moças ficam atarantadas, sem ação. O cesto de lixo é o aparador. Humilhante.
Se o paciente quiser ir ao banheiro, tem que tirar a agulha do braço e furar de novo. Por que? Porque não tem equipo, um instrumento barato que evita ficar furando a carne do doente. Isso aconteceu recentemente com meu pai, 93 anos. Ganhou três hematomas. Duas num braço e uma no outro. Duraram dias, como carimbo atestando a incompetência pública.
Então prefeito! Corra, pegue seu secretário de saúde e vá buscar dinheiro em Brasília enquanto tem. Temer quer apoio. E nós queremos sair dessa humilhação. Negocie, gestione, resolva. Afinal, gestão é o seu forte, não é? Vamos dá um tempo nas férias?
OsmarSilva – Jornalista – Presidente da Associação da Imprensa de Rondônia-AIRON – sr.osmarsilva@gmail.com
...
Língua de Fogo – STF: origem das piores notícias que atormentam o país
Eu lutei contra a Ditadura Militar de 1964. Quando fecharam o Calabouço, no Rio de Janeiro, um restaurante/escola, em frente ao Aeroporto Santos Dum
Dominação - Escravização pela pobreza e ignorância
Sabe porque o Dino desprezava seus pares no Senado e humilhava os congressistas da Câmara? Porque Alexandre de Moraes e seus pares, dão as costas pa
O Brasil e o Estado de Rondônia que vejo é bastante diferente do que muitos vêm. Torço e peço a Deus para que eu esteja errado. Talvez não tenha con
O golpe, a traição do Lula e o contragolpe
O Brasil todo acompanha, pelos noticiários dos veículos de comunicação e redes sociais, o tenso clima político e institucional em que o país mergulh