Terça-feira, 27 de novembro de 2012 - 00h15
Sejamos francos: Rondônia é uma terra maravilhosa que a todos acolhe e oferece oportunidades para trabalhar e crescer. E o fato de reunir gente de todos os estados, de todas as raças e de todos os credos, de todas as camadas sociais, pobres, remediados ou ricos, torna a nossa sociedade particularmente especial pela convivência pacífica e laboriosa que impulsiona este estado para o seu destino de liderança na Região Norte desse país. Independente de quem seja o governo. Rondônia avança porque é maior que as ambições e os maus tratos da classe política. Essa sim vem ao longo dos anos, e de forma cada vez pior, incluindo em suas fileiras aventureiros de todos os naipes que envergonham e atrasam o estado.
Está aí mais um episódio e um exemplo do quanto mal pode fazer, à sociedade rondoniense, esses aventureiros políticos que acolhemos de braços abertos.
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Hermínio Coelho é o mais novo exemplo do aventureiro que veio para Rondônia para se arrumar, não importa como. Destemperado e inconsequente, encontrou abrigo no PT. Virou, rapidamente, presidente de sindicato, vereador e presidente da Câmara Municipal. E aí, chutou e cuspiu no prato que o PT lhe deu para matar sua fome. Seu caráter ruim foi exposto. Mas o discurso demagógico de paladino da moralidade, roubado do deputado Ribamar Araujo, também do PT, seduziu o eleitor que lhe deu o mandato de deputado.
A facilidade da escalada ampliou sua ambição. Aproximou-se do deputado bandido Walter Araujo e virou seu vice presidente do Poder Legislativo de Rondônia. E ninguém tira da minha cabeça que ele assumiu a presidência da Casa traindo o parceiro hoje foragido. Um acordo em que ‘entregou’ o compassa em troca da presidência do Parlamento e do esquecimento de que ele também estava envolvido, conforme gravações que chegaram a ser divulgadas.
Na direção do segundo poder do estado, o foco deixou de ser a prefeitura. O interesse agora é o governo do estado a qualquer preço. Instabilidade administrativa, insegurança política, prejuízos à sociedade, paralisia econômica, nada disso importa. E tudo isso é provocado para atingir o objetivo. Isso sim é o que importa. Esse é o fim que Hermínio busca de forma tresloucada e irresponsável.
Você sabe quem é Hermínio? Você o conhece? Sabe da sua formação? Conhece seus interesses? Sabe a serviço de quem está atuando? Sabe apontar alguma coisa útil e boa que tenha feito em favor da sociedade, de Porto Velho e de Rondônia? Sabe que esse senhor que quer ser governador na trapaça nem conhece as cidades de Rondônia? Hem!
Mas Confúcio Moura você conhece. Está entre nós a 40 anos. Trabalhando duro ele e sua mulher. Chegou antes de Ariquemes nascer. Construiu uma carreira respeitável como médico, como empresário e como político. Construiu uma carreira limpa e honesta. Sem brigar com ninguém, sem xingar ninguém, e realizando muito em favor de Ariquemes e de Rondônia tanto como deputado federal por três vezes, quanto como prefeito por duas vezes. Sem uma mácula, sem nenhuma suspeita. Dá para comparar?
Então quem é Hermínio para confrontar Confúcio? Se ele sabe de um crime e tem provas, seja contra quem for, é sua obrigação ir à polícia e registrar a denúncia. Por que não fez? Por que não foi à Polícia Federal ou ao Ministério Público - como fez o governador dispondo dos sigilos de suas contas bancárias e telefônica? – e diante da imprensa registrasse a queixa e entregasse as provas que diz ter? Hem? Não o fez porque não tem. Não o fez porque quer é carnaval, espetáculo, palhaçada. Não o fez porque é irresponsável confesso ao dizer colheu denúncia anônima contra o governador e sua família. Isso é papel de homem sério? De um presidente de poder?
Estamos diante de um louco, de um paranóico. Chamem o pessoal do Cads. Com camisa de força e tudo.
Osmar Silva – jornalista
sr.osmarsilva@gamil.com
Língua de Fogo – STF: origem das piores notícias que atormentam o país
Eu lutei contra a Ditadura Militar de 1964. Quando fecharam o Calabouço, no Rio de Janeiro, um restaurante/escola, em frente ao Aeroporto Santos Dum
Dominação - Escravização pela pobreza e ignorância
Sabe porque o Dino desprezava seus pares no Senado e humilhava os congressistas da Câmara? Porque Alexandre de Moraes e seus pares, dão as costas pa
O Brasil e o Estado de Rondônia que vejo é bastante diferente do que muitos vêm. Torço e peço a Deus para que eu esteja errado. Talvez não tenha con
O golpe, a traição do Lula e o contragolpe
O Brasil todo acompanha, pelos noticiários dos veículos de comunicação e redes sociais, o tenso clima político e institucional em que o país mergulh