Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014 - 14h40
Sensatez
Prevaleceu a sensatez no anúncio da prefeitura municipal sobre o cancelamento do carnaval de rua em Porto Velho. Não mudando a posição por possíveis pressões os blocos e escolas de samba não vão contar com recursos municipais desde que foi decretado estado de emergência devido às enchentes que desabrigaram centenas de famílias e aumentaram o caos na capital.
Exemplo
O Governo do Estado deveria seguir o mesmo exemplo porque não tem sentido destinar recursos públicos para uma festa enquanto famílias são amontoadas em escolas para fugir de uma tragédia pior. O carnaval faz parte do calendário brasileiro das festas populares e tem todos os anos. Sugiro ao rei Momo devolução da chave simbólica ao alcaide.
Nível
Enquanto não parar de chover nas cabeceiras dos rios que desaguam no Madeira o nível do rio vai continuar alto. Já ultrapassou o volume de águas previsto pelos especialistas da área. Na região de Riberalta (Bolívia) o problema também é crítico, visto que boa parte dessa água que tem elevado o nível do Madeira é oriunda daquela região. A enchente começa a provocar desabastecimento de combustíveis.
Afetando
O desabastecimento dos combustíveis não provoca problemas apenas para os veículos. Como são a principal fonte de tributo estadual, afetam consideravelmente a economia rondoniense o que refletirá de forma inexorável nas ações governamentais com a diminuição da arrecadação. Esse reflexo vai ser sentido assim que o nível do Madeira baixar.
Assista a coluna eletrônica
"MOMENTO POLÍTICO" do jornalista Robson Oliveira
Sentimento
Outra preocupação das autoridades deve ser com as eventuais epidemias que podem aparecer assim que as águas baixarem. Nunca antes se registrou na história recente de Rondônia uma alagação com estas proporções. A população está colaborando para minimizar os prejuízos das pessoas atingidas pelas cheias, mas é preciso que as autoridades façam sua parte agora e depois que o perigo passar. A solidariedade e contribuição da população deveriam ser complementares às ações governamentais. A percepção que sentimos é que estão invertidas.
Degola
Embora o prédio da Justiça Eleitoral esteja tomado pelas águas e os trabalhos tenham sido transferidos para outros locais, os juízes não param de trabalhar. Não é uma boa notícia para algumas autoridades que contam os dias do calendário eleitoral para manterem viva a chama de lançarem candidaturas.
Pauta
A pauta de julgamento no Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (hoje) contém um processo de admissibilidade contra a deputada estadual Ana da 8, resquícios ainda da última operação policial. Pela robustez dos autos a tendência é que seja recebida a denúncia. O rito nessa corte é menos favorável às manobras processuais e suas decisões desfavoráveis recaem sobre a regra das inelegibilidades. Assim como ela, outros detentores de mandatos estão na mesma encrenca e vão passar pelo mesmo calvário.
Reciclado
Carlos Alberto Canosa é o mais novo assessor da Secretaria de Assuntos Estratégicos, nomeado pelo governador Confúcio Moura que atendeu a um pedido de dois deputados estaduais e de um empresário da capital (ex-parlamentar). Seria mais um nomeado para uma sinecura entre milhares, não fosse Canosa ex-secretário da administração passada da estrita confiança do ex-governador Ivo K-Sol.
Indecisão
O vice-governador Airton Gurgacz (PDT), em entrevista concedida ao site Tudorondonia, revelou a agonia que acometeu os partidos aliados do governador devido à indecisão sobre a eventual candidatura à reeleição. Em reunião com os dirigentes peemedebistas Confúcio Moura manteve sob suspense a decisão e ganhou mais tempo para meditar. Aos íntimos diz que não quer. Aos aliados não diz uma coisa nem outra, alimentando as especulações. Não se engane o navegante: de besta ele não tem nada. Nem aquele sorriso sarcástico!
O ex-senador Valdir Raupp pode retornar à ribalta política em 2026
PLO encontro promovido em Ji-Paraná pelo PL revelou mais no que não foi dito do que o que falaram em seus discursos os líderes da direita rondoniens
Deputado federal Lúcio Mosquini (MDB) adiantou que projeta sair candidato a governador
PROJETOEm conversa com este cabeça chata, o deputado federal Lúcio Mosquini (MDB) adiantou que projeta sair candidato a governador dependendo do cen
As eleições municipais rondonienses traçaram um novo cenário
TRANSIÇÃOAs equipes de transição foram indicadas pelo prefeito eleito Leo Moraes e pelo atual prefeito Hildon Chaves para que todos os dados sejam pr
Somente alguém muito ingênuo não previa pressão dos vereadores eleitos sobre o novo prefeito
TRANSIÇÃONão tem motivo para o prefeito Hildon Chaves não acolher o pedido do prefeito eleito Leo Moraes para adiantar a transição. Leo precisa de t