Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Serpa do Amaral

CARTA A UM PORTO-VELHENSE NÃO NASCIDO


Caro patrício e Irmão. Saiba que é com muita alegria que esperamos o seu nascimento. Nossos pais estão muito apreensivos com a sua chegada. Aliás, você vai ser o quinto membro de uma família que mora há quase 40 anos em Porto Velho. Pena que as notícias sobre a nossa cidade não são boas em quase nada. E é sobre isso que lhe escrevo estas breves palavras.

Primeiro, quero lhe dizer que o ciclo econômico que esta Capital está envolto é, sem titubeação, o maior da sua extraordinária História. Um momento de vultosos investimentos que, proporcionalmente, é o maior do Brasil. Contudo, não tivemos a grandeza de escolher um governante que pudesse fomentar adequadamente o desenvolvimento humano e urbanístico desta cidade. Porto Velho se tornou a Capital mais “feinha” deste País. Triste título para um lugar em que “o céu faz moldura para engalanar a natureza”.

Temos um prefeito que resolveu construir uns viadutos inacabáveis. Nem o Oráculo de Delfos conseguiu decifrar o motivo desses paradoxais monumentos ao vácuo. Quereríamos que você não tivesse o desprazer de olhar essas obras kafkianas que tanto transtornos têm causado à população, mas, pelo andar do jegue, isso vai acontecer. Sem dizer que todos os dias o engarrafamento causado por esses paralelepípedos surreais nos tira a paciência. Às vezes, temos a impressão de que o desrespeito é proposital. Na verdade, Porto Velho ainda vai ser uma Cidade que Respeita Todos. E é por isso que lutamos.

Infelizmente, Caçula, esses fatos são apenas os primeiros de uma lista numerosa. Vou contar só mais alguns, para não deixá-lo perder o sono necessário para o seu desenvolvimento.

A nossa Rondônia tem aparecido no noticiário do Fantástico por diversas vezes e o fantástico disso tudo é que se trata dos mesmos fatos: o Presidente do Legislativo Estadual é preso sob a acusação de ser chefe de uma organização que desviava dinheiro público. Chamam a nossa Terra Mater de “Roubônia”. E somos gozações em todas as redes sociais... Felizmente, algumas mensagens são de força e de coragem para que não dobremos o espírito diante de tanto desrespeito pela coisa pública rondoniense.

Agora, vou lhe contar acontecimentos bizarros. A nossa cidade virou um faroeste de Poe. Caçambas e tratores tomaram conta das ruas centrais. A Força (Polícia) Nacional chegou em comboios. Tanques do Exército saíram acelerados dos quartéis. Helicópteros perambulavam pelos céus. Homens vestidos de roupa da NASA mediam a radioatividade do nosso solo. Dizem que viram por aqui o Elvis a passear ao lado de uns ET’s. A nossa vovozinha alertou que o próprio Inimigo estava solto pelas ruas de Porto Velho. Nós passamos uma semana sem sair de casa. Achávamos que era um estado de sítio ou que o mundo iria acabar. Até hoje ninguém sabe o que causou isso tudo. Os jornais divulgaram que foi um surto coletivo de alucinação. E pior que creio que não se tratava de nenhum estado alterado da mente... Mas de uma realidade esquizofrênica.

Depois desse sufoco todo, a nossa mãezinha sugeriu que nós nos mudássemos para outro lugar. Não concordamos com ela. Alegamos que esta Terra é muito boa e que essas pessoas que diuturnamente tentam destruir este recanto não vencerão. Ao final, ela se demoveu da idéia, abraçou-nos e pediu desculpas pelo pensamento que teve. Porém, exigiu que sejamos mais criteriosos no momento de escolher os nossos dirigentes e, principalmente, façamos do nosso dia-a-dia um engajamento para uma Porto Velho melhor.

Desculpe-nos pela missiva não muito alegre. Abraços fraternos e até breve.

Ação Popular: Respeitem Porto Velho!!

Gente de Opinião Gente de Opinião


Fonte: Antonio Serpa do Amaral Filho / antonio.serpa@trf1.gov.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Diálogos insanos da pandemia

Diálogos insanos da pandemia

No infortúnio da solidão atroz, o jeito é quedar-se nu com a mão no bolso, olhando para as impassíveis paredes que miram, espiam a gente até de rabo

Um dia da caça, outro dos “povos novos”, de Darcy Ribeiro

Um dia da caça, outro dos “povos novos”, de Darcy Ribeiro

Num primeiro voo de radiofusão para além das plagas amazônidas, a Música Popular de Rondônia começou a ser mostrada na Rádio BBmusic, da cidade Búzi

As lágrimas internacionais que choraram a morte do poeta

As lágrimas internacionais que choraram a morte do poeta

A democracia voltou a ser ameaçada no país cujo nome é uma homenagem a Símon Bolívar, o Libertador das Américas. Com essa última quartelada, já são

 Os homens do poder sempre passarão; o bom humor, passarim!

Os homens do poder sempre passarão; o bom humor, passarim!

Apesar do vazio cultural, da perda irreparável para o humanismo e para a criatividade brasileira e do profundo incômodo emocional provocado pela par

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)