Quinta-feira, 2 de julho de 2015 - 17h15
A Associação Cultural Rio Madeira e o Movimento artístico Ladeira Cultural vão ocupar, a partir de amanhã, 03 de julho, o Memorial Anísio Gorayeb, antiga instalação da Câmara Municipal de Porto Velho, localizado próximo à biblioteca Francisco Meireles, no centro da capital. O prédio esteve em ruínas durante vários anos e foi restaurado no final do ano passado.
A atividade de abertura da Ocupação Cultural será o lançamento do livro do historiador Anísio Gorayeb Filho, “Doces Lembranças”, nessa sexta-feira, às 20h. A obra consiste num apanhado memorialista sobre inúmeros fatos, costumes, casos pitorescos e pessoas da cidade de Porto Velho. O grupo Chorões do Madeira fará a ambiência musical para o lançamento da produção literária. O prefácio é do escritor William Haverly, presidente da Academia de Letras de Rondônia.
A ação dos artistas, liderada pela Associação Cultural Rio Madeira e apoiada pela presidência da Câmara e pela presidência da Fundação Cultural, tem como objetivo prestigiar o patrimônio histórico, onde também funcionou a prefeitura da capital, e chamar a atenção da comunidade para a importância daquele sítio cultural para a memória política dos portovelhenses. Lá funcionou o primeiro parlamento municipal do antigo Território Federal de Rondônia, no início da década de 70.
A jornada de atividades se estenderá até o dia 24 de julho e conta com o apoio do vereador Jurandir Bengala (PT) e do ativista cultural Marquinhos Nobre, presidente da Funcultural. Em parceria com a Associação Cultural Rio Madeira, a Câmara Municipal quanto a Fundação de Cultura pretendem fomentar a vida cultural do Memorial Anísio Gorayeb e promover uma campanha de visitação de estudantes, turistas, pessoas da comunidade e pesquisadores para conhecer o edifício, que hoje encontra-se inteiramente restaurado e abriga acervo fotográfico e documental de grande valor histórico. O nome do espaço é uma homenagem ao primeiro presidente da antiga câmara territorial.
Veja a programação:
Dia 03 de julho, às 20h: lançamento do livro “Doces Lembranças”, do historiador Anísio Gorayeb Filho. Participação do grupo Chorões do Madeira.
Dia 04 de julho, às 19h30: a poetisa Mari Brusck, juntamente com outros produtores culturais, fará uma mostra coletiva de artes plásticas.
Dia 10 de julho, às 19h30: apresentação da Banda da 17ª Brigada Militar de Infantaria de Selva, executando o Hino de Rondônia, exibição de documentário sobre a luta da Associação Cultural Rio Madeira pela reconstrução do prédio, as performances do Poeta Mado (Carlos Macedo Dias), do Poeta Eliseu Gomes e do músico Anderson Benvindo, e o show Eternamente Cartola.
Dia 11 de julho, às 19h30: lançamento e mostra do Cine Barbadiano, com exibição de documentário sobre a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, produzido por Maloney.
Dia 17 de julho, às 19h30: apresentação especial do Grupo Jambera.
Dia 24 de julho, às 19h30: apresentação do Grupo Kaos em homenagem ao Dia do Rock and Roll.
No infortúnio da solidão atroz, o jeito é quedar-se nu com a mão no bolso, olhando para as impassíveis paredes que miram, espiam a gente até de rabo
Um dia da caça, outro dos “povos novos”, de Darcy Ribeiro
Num primeiro voo de radiofusão para além das plagas amazônidas, a Música Popular de Rondônia começou a ser mostrada na Rádio BBmusic, da cidade Búzi
As lágrimas internacionais que choraram a morte do poeta
A democracia voltou a ser ameaçada no país cujo nome é uma homenagem a Símon Bolívar, o Libertador das Américas. Com essa última quartelada, já são
Os homens do poder sempre passarão; o bom humor, passarim!
Apesar do vazio cultural, da perda irreparável para o humanismo e para a criatividade brasileira e do profundo incômodo emocional provocado pela par