Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Serpa do Amaral

UNIR E SEDUC PROMOVEM 'CARNAVAL DA INTELIGÊNCIA'



Com o nome oficial de “Encontro e Dicas Para Passar em Provas e Concursos”, as duas agências educacionais estão patrocinando um verdadeiro “carnaval da inteligência” nesse final de semana em Porto Velho.

Vencer o bicho papão do vestibular será o tema do encontro a ser realizado no auditório do Hotel Rondon Palace, localizado na avenida Jorge Teixeira, no centro da cidade, nos dias 05 e 07, das 08 às 11h45min. Uma verdadeira tropa de elite da inteligência jovem rondoniense ministrará palestras voluntárias aos vestibulandos e candidatos a concurso público do Estado, mostrando técnicas de estudo, performance de pesquisa, cuidados práticos com a saúde emocional e mental, dicas de como se portar durante o processo de estudo, dando testemunhos de suas próprias vitórias frente ao desafio de passar no vestibular da Unir e enfrentar outros tipos de concursos.

O encontro é inédito no setor educacional rondoniense e, segundo seus idealizadores, o professor Francisco Gomes Lima e a técnica de educação Patrícia Santos Araújo, tem por objetivo reforçar a condição dos alunos da rede pública de ensino, fomentando o diálogo entre os estudantes que já estão na universidade com os que pretendem conquistar uma de suas cadeiras através do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) ou do concurso vestibular. O projeto tem a chancela da Universidade Federal de Rondônia, Secretaria de Educação do Estado e contará com a participação de acadêmicos da Faculdade São Lucas.

Para reforçar a motivação dos jovens vestibulandos, participarão e darão testemunho de suas lutas e vitórias na área educacional palestrantes como Thiego Maia de Menezes, primeiro colocado no vestibular de medicina da UNIR, Universidade Federal do Acre e Universidade Católica de Campinas. Thiego, além de ser ouro nessas três universidades, também alcançou o segundo lugar na Universidade Federal do Mato-Grosso. Exemplos de sucesso no estudo como as acadêmicas Vanessa Oliveira (Engenharia Civil), Caroline Lopes (Enfermagem) e o acadêmico de direito da Unir, Francisco das Chagas, recentemente aprovado no concurso do Ministério Público da União (tido como um dos mais difíceis e disputados do Brasil) serão mostrados ao vivo aos participantes. Esse método pedagógico de motivação pelo exemplo pode vir a ser a nova arma da educação para combater o baixo índice de aprovação dos alunos da rede pública nos vestibulares para os chamados cursos nobres (Medicina, Engenharia, Direito, Odontologia etc) das universidades brasileiras.

Em Porto Velho, graças a um projeto diferenciado implantado por abnegados educadores, os alunos do Colégio Estadual João Bento da Costa vêm conseguindo destaque nos certames seletivos para ingresso na Universidade Federal de Rondônia. Uma parte desses novos acadêmicos oriundos da escola pública hoje estão empenhados em dar uma força para os atuais vestibulandos, numa espécie de rede popular de ensino, inédita no Brasil e talvez no mundo. Inscrições com: fcoglima@yahoo.com ou paaats@gmail.com.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 27 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Diálogos insanos da pandemia

Diálogos insanos da pandemia

No infortúnio da solidão atroz, o jeito é quedar-se nu com a mão no bolso, olhando para as impassíveis paredes que miram, espiam a gente até de rabo

Um dia da caça, outro dos “povos novos”, de Darcy Ribeiro

Um dia da caça, outro dos “povos novos”, de Darcy Ribeiro

Num primeiro voo de radiofusão para além das plagas amazônidas, a Música Popular de Rondônia começou a ser mostrada na Rádio BBmusic, da cidade Búzi

As lágrimas internacionais que choraram a morte do poeta

As lágrimas internacionais que choraram a morte do poeta

A democracia voltou a ser ameaçada no país cujo nome é uma homenagem a Símon Bolívar, o Libertador das Américas. Com essa última quartelada, já são

 Os homens do poder sempre passarão; o bom humor, passarim!

Os homens do poder sempre passarão; o bom humor, passarim!

Apesar do vazio cultural, da perda irreparável para o humanismo e para a criatividade brasileira e do profundo incômodo emocional provocado pela par

Gente de Opinião Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)