Sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Vinício Carrilho

EDUCAÇÃO POBRE


Somente em 2013 descobrimos o óbvio, que a educação não é apenas um fator formal, conteudesco – ainda que sem conteúdo não se vá a lugar algum –; pois é preciso que o entorno, a história, a Ética e a Justiça Social (e o valor individual) façam a sua parte. No Brasil, em virtude de nossa sociedade altamente complexa, no bojo da Modernidade Tardia (Giddens, 1991), reunimos problemas de difícil solução.

Ainda temos desafios pré-modernos, como restringir a incidência religiosa, de tradições complacentes, em que o cidadão é “ensinado” a se resignar. Uma das necessidades modernas é dirimir a exclusão econômica, a estigmatização e a clivagem social; diante da chamada pós-modernidade recebemos a urgência da inclusão digital e a eliminação dos significados reificantes. Uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos em Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec)revela que:

O efeito do território onde está localizada uma escola pode ser perverso. Pesquisa realizada pelo Centro de Estudos em Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) mostra que o desempenho dos alunos de colégios em áreas vulneráveis tende a cair mesmo que eles tenham acesso a recursos culturais dentro de casa. A herança educacional e cultural da família é considerada fundamental no resultado da aprendizagem dos estudantes[1].

A conclusão é de que, “mesmo quando o aluno tem acesso a recursos culturais em casa, o desempenho cai em colégios de áreas vulneráveis[2]”. A pesquisa procurou ressaltar que o território não pode (não deveria) determinar o desempenho, o destino das crianças analisadas. Afinal, a escola deveria (mas, será que poderia?) alterar o destino pré-configurado da marginalização política, da alienação social, da exclusão econômica, da intimidação cultural.

            A escola não faz milagres e nem a educação é capaz de revolucionar o status quo, por si, sem que haja a combinação de elementos e de práxis sociais e políticas globais e efetivamente transformadoras. Mesmo que orientada por referenciais capazes de convulsionar a realidade social, a educação expressa esta mesma realidade que pretende modificar.

Enfim, uma última questão: qual a diferença entre educação pobre e educação de pobre?

Bibliografia

GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. São Paulo : Editora da Universidade Estadual Paulista, 1991.

HÖFFE, Otfried. Justiça Política. São Paulo : Martins Fontes, 2006.

KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes. Tradução de Paulo Quintela. Lisboa. Edições 70 Ltda, 1997.

MARTINEZ, Vinício Carrilho. Teorias do Estado: metamorfoses do Estado Moderno. São Paulo : Scortecci, 2013.

WEBER, MAX. Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro : Zahar Editores, 1979.

Vinício Carrilho Martinez

Professor Adjunto III da Universidade Federal de Rondônia - UFRO

Departamento de Ciências Jurídicas/DCJ

Pós-Doutor em Educação e em Ciências Sociais

Doutor pela Universidade de São Paulo

Bacharel em Direito e em Ciências Sociais. Jornalista.


[2]Nenhuma conclusão é definitiva, mas é indicativa, uma vez que: “O estudo avaliou o desempenho de estudantes da cidade de São Miguel Paulista na Prova Brasil. Os dados mostram que, entre alunos com mais recursos culturais que estudam em escolas de regiões mais vulneráveis, 41% apresentaram desempenho em leitura abaixo do esperado. Já nas escolas com entorno menos vulnerável, apenas 19% dos alunos com os mesmos recursos culturais têm rendimento abaixo do esperado”.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 28 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lançamento de livro: Educação e Sociedade

Lançamento de livro: Educação e Sociedade

O livro Educação e Sociedade do professor Vinício Carrilho Martinez (UFSCar/SP) está disponível para aquisição na plataforma da Amazon, como um trab

Gente de Opinião, 20 Anos

Gente de Opinião, 20 Anos

O título do portal de notícias não poderia ser mais acertado do que esse: Gente de Opinião faz o mundo em sua realidade ser o que é. Como ensinou Pa

Educação e Sociedade

Educação e Sociedade

No livro Educação e Sociedade, lançado pela Amazon, o professor Vinício Carrilho Martinez (UFSCar/SP) aborda o conceito de Emancipação – que não é s

A diarista na Bolsa

A diarista na Bolsa

Sabe-se que o “Deus mercado” tem errado mais ou menos 95% de suas considerações e previsões[1], se não contabilizarmos a incapacidade de análise pol

Gente de Opinião Sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)