Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Vinício Carrilho

Financiar a Corrupção de Governos


            Por que não temos ferrovias e hidrovias no Brasil e na América Latina, com raríssimas exceções? Desde a década de 1960, sabe-se que os governos militares – como um todo – foram financiados pela indústria automobilística. Os sindicatos pelegos também cresceram no grande ABC/SP, liderando os trabalhadores da mesma indústria automobilística. Desde aquele tempo as ferrovias vêm sendo achatadas, sobretudo no Brasil. Agora temos outra indicação bastante clara de quais as forças reais que movimentam os governos latino-americanos:

A fabricante italiana de pneus Pirelli divulgou nesta quarta-feira (6), em Londres, o plano industrial mundial para os próximos quatro anos. Os investimentos chegam a até € 1,6 bilhão — 26% (€ 416 milhões

Gente de Opinião

, o equivalente a R$ 1,38 bilhão) desse valor destinado à América do Sul. A empresa possui sete fábricas na região: cinco no Brasil, uma na Argentina e uma na Venezuela[1].

            Esta empresa investiria mais de um bilhão de reais, se não tivesse certeza de que os governos latinos investiriam em rodovias? Se houvesse uma dúvida mínima de que os governos iriam construir ferrovias e hidrovias (mais ainda na Região Norte), será que correriam o risco de perder um bilhão em investimentos que não renderiam lucros sólidos? Vamos construir mais carros ou metrôs? Aliás, isto prova porque até os trens urbanos agora rodam com pneus e não sobre trilhos, como as composições antigas.

            Como se vê, não se trata de nenhuma teoria da conspiração. Temos aqui os argumentos, quantificados inclusive, e demonstrados pelas próprias empresas interessadas em dirigir as políticas de infraestrutura na maioria dos países. No Brasil, a Pirelli já tem cinco fábricas – se pretende investir muito mais, será que se imagina o fechamento de alguma dessas fábricas ou a expansão do fluxo de automóveis (de todo tipo)?

            Alguém ainda sonha com as rodovias movimentando o Brasil? Há quantos anos seguidos – com exceção do último período trimestral – os financiamentos para aquisição de automóveis têm sido facilitados? Espasmodicamente, houve uma retração de um por cento na venda de automóveis. Mas, em compensação, cresceram as vendas em 30%, no campo.

            É evidente que nas cidades não teremos grandes mudanças nos transportes públicos. Pois, se isto ocorresse, a Pirelli e outras não teriam como vender seus produtos automotivos. Se fosse preciso, venderiam outro Golpe de Estado, antes de mudar os trilhos do Brasil.



[1]http://economia.ig.com.br/empresas/2013-11-06/pirelli-investira--416-milhoes-na-america-do-sul-ate-2017.html.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Emancipação e Autonomia

Emancipação e Autonomia

Veremos de modo mais extensivo que entre a emancipação e a autonomia se apresentam realidades e conceitos – igualmente impositivos – que suportam a

O terrorista e o Leviatã

O terrorista e o Leviatã

O que o terrorista faz, primordialmente?Provoca terror - que se manifesta nos sentimentos primordiais, os mais antigos e soterrados da humanidade q

Direitos Humanos Fundamentais

Direitos Humanos Fundamentais

Os direitos fundamentais têm esse título porque são a base de outros direitos e das garantias necessárias (também fundamentais) à sua ocorrência, fr

Ensaio ideológico da burocracia

Ensaio ideológico da burocracia

Vinício Carrilho Martinez (Dr.) Cientista Social e professor da UFSCar Márlon Pessanha Doutor em Ensino de CiênciasDocente da Universidade Federal de

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)