Segunda-feira, 6 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Vinício Carrilho

O resiliente Temer e o direito dos abduzidos -Vinício Martinez


 

O resiliente Temer e o direito dos abduzidos

- o direito do “analfabeto de pai e mãe”


O direito foi abduzido pela deseducação, ignorância e brutalidade, ou, como diria meu saudoso pai, é o direito esbravejado pelo analfabeto de pai e mãe. Ele falava isso quando corrigia o descaminho dos próprios filhos na tenra idade infanto-pueril.

Pois bem, de lá para cá, com todo mundo que falei, sem exceção, há uma indignação com o arquivamento do processo penal contra o resiliente Temer – o primeiro na história do país acusado formalmente por corrupção.

A estes presto condolências. Porque, salvo as exceções mencionadas, a imensa maioria gostaria de estar no lugar do magnânimo e probo resiliente. Como sei disso? Além de conhecer o eleitorado, tiro pelos concidadãos que me circundam.

Além dos muitos analfabetos funcionais que não conhecem o código de trânsito e – acometidos de cegueira provocada pela brutal ignorância – estacionam em vaga reservada a deficientes físicos, em frente à minha casa, ainda há os que votam em safados porque são safados: todos se lembram do “rouba, mas faz”. Infelizmente, pra gastura do fígado, tive uma peça dessas nas cercanias da família durante algum tempo.

Ontem, pouco antes de escrever o texto, vi e fotografei um garboso com sua família estacionar a caminhonete em vaga reservada aos motoristas com deficiência física, no shopping da cidade.

Se não fosse bastante a ressaca moral, dentro da caminhonete estacionada na vaga preferencial havia uma plaquinha com os dizeres mágicos: “deficiente físico”. Ora, se o condutor saiu lépido e ligeiro com sua família, por que haveria tal certificação?

Fiquei pensando se não seria fraude. Das duas uma: fraude para obter descontos em impostos e comprar caminhonete pela metade do preço; fraude porque emprestou a plaquinha de amigo(a) para uso indevido.

A terceira hipótese diz que estava tudo certo com o sujeito e sua vaga – neste caso, podem me provar. Se o Poder Público se interessar pode pedir que tenho a placa anotada em foto. Mas, o que o Temer tem a ver com isso?

Tem o básico. Não só os espertos que o inocentaram da ação criminal – que correria no STF –, mas todos que elegeram os mais nobres deputados: 40% dos votos do resiliente Temer respondem criminalmente neste tribunal.

O eleitor do nobre deputado – pode ser o da Rena e que pediu Nudes no plenário da Câmara (ou outros tantos) – é, exatamente, o nobre motorista que estaciona seu carro na vaga preferencial em frente da minha casa ou no shopping.

Depois de muito pensar, creio que em comum há um fato notório: analfabetismo funcional. Não sabem ler a placa de reserva especial, assim como não conhecem o código de trânsito. Não sabem ler ou interpretar o Regimento da Câmara e por isso incorrem em “quebra de decoro” e são negativados em bom gosto.

Mas, aqui incorreria em erro – e grave –, porque muitos dos analfabetos funcionais que conheci sabem distinguir perfeitamente o certo do errado. Têm bom senso e apreço pela justiça. Aliás, alguns passam longe dos muitos doutores que também conheci – ganham em disparada no quesito lógica e responsabilidade.

Então, para os maus feitores, resta lamentar pela ignorância, pelo analfabetismo ensurdecedor: os “analfabetos de pai e mãe”. Pois, esse é o tipo infantilizado, ignorante e bestializado, que ocupa minha vaga preferencial ou que vota no Deputado Rena.

           
Vinício Carrilho Martinez (Pós-Doutor em Ciência Política)

Professor Associado da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar/CECH

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 6 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 Toda tese é uma antítese

Toda tese é uma antítese

A ciência que não muda só se repete, na mesmice, na cópia, no óbvio e no mercadológico – e parece inadequado, por definição, falar-se em ciência nes

A Educação Constitucional do Prof. Vinício Carrilho Martinez

A Educação Constitucional do Prof. Vinício Carrilho Martinez

Introdução Neste texto é realizada uma leitura do livro “Educação constitucional: educação pela Constituição de 1988” de autoria do Prof. Dr. Viníci

Todos os golpes são racistas

Todos os golpes são racistas

Todos os golpes no Brasil são racistas.          Sejam grandes ou pequenos, os golpes são racistas.          É a nossa história, da nossa formação

Emancipação e Autonomia

Emancipação e Autonomia

Veremos de modo mais extensivo que entre a emancipação e a autonomia se apresentam realidades e conceitos – igualmente impositivos – que suportam a

Gente de Opinião Segunda-feira, 6 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)