Quinta-feira, 17 de outubro de 2013 - 13h11
O que é poder?
Digamos que, inicialmente, há duas formas de se analisar o poder: relação diária; organização institucional. Entre tantas tentativas de definição, ainda se fala do poder como:
· Capacidade (atributo individual)
· Potência (possibilidade: em analogia ao poder da natureza)
· Energia (em analogia às máquinas)
· Coerção - Poder Político(força física; virilidade: virtù)
· Violência (guerra)
· Fluxo/relação (poder econômico ou social: erga omnes)
· Função/organização (os três poderes clássicos)
· Crença (duas formas: dominação ou condição - “eu posso”)
Como relação diária, diz-se acertadamente que é deter o conhecimento sobre algo ou alguma coisa. É conhecer, discernir fatos, pessoas e suas intenções e vontades. É não ter medo de se posicionar, mesmo sabendo que pode ser arriscado. Também é um atributo social, mas como consciência e decisão de participação: Poder é ter consciência social, política e econômica do meio em que se encontra. Poder é ter segurança de sua capacidade de ser e de fazer em prol de si e do outro. Ou é uma relação emocional: “Poder é jogar tudo para o alto e ter coragem de arriscar o novo para ser feliz”. (Clique AQUI e leia artigo completo em PDF).
A ciência que não muda só se repete, na mesmice, na cópia, no óbvio e no mercadológico – e parece inadequado, por definição, falar-se em ciência nes
A Educação Constitucional do Prof. Vinício Carrilho Martinez
Introdução Neste texto é realizada uma leitura do livro “Educação constitucional: educação pela Constituição de 1988” de autoria do Prof. Dr. Viníci
Todos os golpes no Brasil são racistas. Sejam grandes ou pequenos, os golpes são racistas. É a nossa história, da nossa formação
Veremos de modo mais extensivo que entre a emancipação e a autonomia se apresentam realidades e conceitos – igualmente impositivos – que suportam a