Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Viviane Paes

45 anos do Dia Mundial do Meio Ambiente... E os humanos!



Em 05 de junho de  1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente. 

Nessa Conferência, iniciou-se uma mudança no modo de ver e tratar as questões ambientais ao redor do mundo, além de serem estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta.

45 anos depois, os cinco maiores inimigos do meio ambiente continuam crescendo: Poluição do ar e mudanças climáticas, desmatamento, extinção das espécies, degradação do solo e superpopulação. De quebra, o representante da nação que lidera o ranking da poluição mundial, Donald Trump, resolveu que os EUA não participam mais do Acordo de Paris, fechado em 2015 por 195 países. É muito coisa, o antecessor Barack Obama tinha comprometido que reduziria em até 28% a emissão de gases que contribuem para o aquecimento do planeta até 2025 e a doar US$ 3 bilhões para países pobres fazerem o mesmo. Agora os americanos se juntaram à Síria e a Nicarágua, únicos que ficaram de fora do acordo.

Há quase cinco décadas, no Acordo de Estocolmo, a humanidade descobriu que as riquezas naturais eram esgotáveis. A partir daí cresceu a preocupação em torno do meio ambiente e dos impactos negativos da ação do homem sobre ele. Infelizmente a proporção dos efeitos negativos não foram os mesmos.

O descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva e de projetos de e reciclagem – comum em países como o Japão, China, Canadá desde a pré-escola; o consumo exagerado de recursos naturais, o desmatamento, a inserção de espécies exóticas, o uso de combustíveis fósseis; o desperdício de água, o esgotamento do solo e muitos outros desajustes ambientais tomam conta porque existem poucos programas de educação ambiental eficientes e a adesão deles é o menor ainda...

Quando eu era criança, e nem faz tanto tempo assim, lembro que poucos conhecidos com parentes em tratamento de câncer... Hoje em dia é impossível você não ter alguém em sua família, vizinho, ou colega de trabalho sofrendo dessa doença, que tem origem genética e comprovadamente por contaminação ambiental... Em 2012, estudos da Organização Mundial da Saúde, a OMS, apontou que uma em cada nove mortes está relacionada com doenças causadas por agentes cancerígenos e outros venenos presentes no ar.

De todos os inimigos do bem estar do planeta Terra o que mais deveria preocupar todas as lideranças políticas é a superpopulação. O problema: a população humana continua a crescer rapidamente em todo o mundo.

A humanidade começou o século 20 com 1,6 bilhão de pessoas. Hoje são cerca de 7,5 bilhões. Estimativas indicam que a população mundial crescerá para quase 10 bilhões até 2050. A combinação de crescimento populacional com ascensão social está pressionando cada vez mais os recursos naturais essenciais, como a água. Grande parte desse crescimento está ocorrendo no continente africano e no sul e leste da Ásia.

... E os atentados terroristas cada vez mais frequentes, dois em Londres em menos de um mês! Acho incrível como é fácil e até cômodo esquecer que os seres humanos fazem parte do meio ambiente. Quase meio século de um acordo mundial entre a maior parte das nações para cuidar do lugar que habitamos e deixamos de lado que o relacionamento entre as espécies é fundamental para a preservação da paz, da humanidade, do meio ambiente...

Algo para pensar. O acordo entre as nações não é individual e coletivo, mas depende da consciência e comprometimento de cada um! Eu tenho feito minha parte e você?!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Histórias da Energia de Rondônia, vale muito conhecer!

Histórias da Energia de Rondônia, vale muito conhecer!

Iniciei há três semanas em meu podcast: o VivicaCast – Sistematizando à Vida, uma série de leituras do livro “Memória da Energia Elétrica em Rondôni

Estiagem Amazônica, a conta já chegou?! Meio Ambiente

Estiagem Amazônica, a conta já chegou?! Meio Ambiente

O Rio Madeira é um dos maiores rios do mundo e passa por três países: Brasil, Bolívia e Peru. Sua profundidade varia de acordo com as estações seca

Estiagem Amazônica: a conta já chegou?! Consumidor

Estiagem Amazônica: a conta já chegou?! Consumidor

Sim!  A famigerada cobrança dos danos ambientais: desmatamento, poluição desenfreada, do homem contra o meio ambiente tem chegado, nas últimas décad

Estiagem Amazônica: a conta já chegou?!

Estiagem Amazônica: a conta já chegou?!

A fumaça tóxica das queimadas tomou conta da cidade de Porto Velho, na primeira semana de setembro deste ano. O que vinha se tornando quase parte da

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)