Sexta-feira, 20 de janeiro de 2017 - 11h39
A Usina Hidrelétrica Belo Monte chega a 10 unidades geradores em operação, devidamente autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). No dia 17 de janeiro, o órgão autorizou a ativação comercial da quarta turbina da Casa de Força Principal, no Sítio Belo Monte. Até o momento, o maior empreendimento hidrelétrico 100% nacional possui capacidade instalada de 2.677 MW e já integra o rol dos dez maiores geradores de energia do Brasil.
A mais recente unidade geradora em operação comercial tem a mesma capacidade instalada das outras 14 que estão sendo montadas na Casa de Força Principal do empreendimento: 611,1 MW. No Sítio Belo Monte, a ativação das turbinas iniciou-se em abril de 2016. A Norte Energia, responsável pela execução e operação da usina, também já concluiu a montagem das seis unidades geradoras da Casa de Força Complementar, no Sítio Pimental, que já operam comercialmente e contribuem com o Sistema Interligado Nacional (SIN) com 233 MW.
Belo Monte é um complexo com duas casas de força, totalizando 24 unidades geradoras. A do Sítio Belo Monte é a principal e responsável por 11 mil MW de capacidade instalada. Distante cerca de 50 Km do maior sítio do empreendimento está Pimental, situada ao lado da barragem principal do Rio Xingu. Este conjunto de turbinas corresponde a 3% da geração total da hidrelétrica.
Belo Monte: mais energia para o Brasil
A Usina Hidrelétrica Belo Monte foi responsável por 21% do aumento da capacidade instalada para geração de energia no Brasil em 2016. O empreendimento em construção no Rio Xingu, no Pará, Belo Monte contribuiu com o aumento da capacidade instalada brasileira com sete unidades geradoras, com ativação comercial autorizada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
A Aneel prevê para 2017 um incremento de 7.120 MW de capacidade instalada no sistema elétrico nacional, com geração nas diversas matrizes em operação no Brasil. Neste ano, a fonte com maior expectativa de crescimento absoluto é a hidrelétrica, a partir de grandes usinas, com aproximadamente 4 mil MW. Belo Monte, mais uma vez, vai contribuir para esse incremento. De acordo com a Agência, em 2016 a fonte que mais cresceu em números absolutos foi a de grandes usinas hidrelétricas, com um incremento aproximado de 5 mil MW, representando 53% do total.
O empreendimento em construção no Pará, quando concluído, terá potência total de 11.233 MW, capacidade para atender o consumo equivalente a 60 milhões de pessoas em 17 estados brasileiros. Belo Monte é a segunda maior usina brasileira e a quarta maior do mundo.
Retrospectiva dos artigos de 2012 a 2024: Viviane V A Paes
Quem é da “minha época”, como costumam dizer por aí, nascido ou criado em Rondônia, lembra dos cadernos especiais de Retrospectiva dos jornais locai
Histórias da Energia de Rondônia, vale muito conhecer!
Iniciei há três semanas em meu podcast: o VivicaCast – Sistematizando à Vida, uma série de leituras do livro “Memória da Energia Elétrica em Rondôni
Estiagem Amazônica, a conta já chegou?! Meio Ambiente
O Rio Madeira é um dos maiores rios do mundo e passa por três países: Brasil, Bolívia e Peru. Sua profundidade varia de acordo com as estações seca
Estiagem Amazônica: a conta já chegou?! Consumidor
Sim! A famigerada cobrança dos danos ambientais: desmatamento, poluição desenfreada, do homem contra o meio ambiente tem chegado, nas últimas décad