Terça-feira, 16 de dezembro de 2014 - 05h49
Os atletas rondonienses de Taekwondo estão comemorando uma conquista única na modalidade, a de serem os primeiros representantes da modalidade olímpica no Estado a visitarem o Simpósio anual promovido pela Kukkiwon - World Taekwondo Headquarters, organização que processa as certificações de DAN(níveis de graduação) do Taekwondo e está sediada na província Gangnam-gu de Seoul, na Coréia do Sul.
Robson Oliveira recebe documento da chancela do Kukkiwon do mestre coreano, Joong Young Kim |
A entidade fundada em 1972 realiza pesquisas e seminários de ensino através da World Taekwondo Academy, que treina e certifica instrutores de todo o mundo.
Robson Oliveira, mestre de Taekwondo, 4º DAN, foi o único representante da Fetron – Federação de Taekwondo de Rondônia no Seminário deste ano e teve a missão de solicitar a chancela da marca Kukkiwon. Missão Cumprida. Agora o Estado é uma dos quatro, das Federações brasileiras que possui essa conquista, os demais são Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina.
A visita à Coréia do Sul durou 12 dias e contou somente com o apoio de mestres coreanos da modalidade no Brasil, pois a CBTKD - Confederação Brasileira de Taekwondo está passando por um processo jurídico movido por Rondônia e Minas Gerais sobre improbidade administrativa, desvio de verbas, afastamento e perseguições a atletas, está sem credibilidade internacional, com isso, a Federação Taekwondo de Rondônia – FETRON, passa a ter autonomia para a emissão de certificados de graduação com validação internacional. Não dependendo mais do órgão nacional.
Rondônia no cenário nacional do Taekwondo
A Fetron foi fundada em 2002 e possui hoje aproximadamente 650 atletas filiados. Dois são campões brasileiros na atualidade: Marcelo Tenório, na categoria Master e Carina Simpson, na Juvenil.
Mas, a participação representativa do Estado na modalidade marcial já é tradicional. Três atletas também filiados já figuraram na seleção Brasileira: Renata Pereira, Atleta patrocinada pela Eletrobrás-Eletronorte Rondônia, foi a 1ª brasileira a conquistar pontos no ranking internacional da WTF ficando em 5º lugar na Copa do Mundo, no Vietnã em 2010.
Outro desportista rondoniense de destaque foi Breno Pinheiro, atualmente lutando pelo PR. Mais dois atletas do Estado foram vice-campeões brasileiros universitários: Tiago Teixeira e Fagner Calegário, em 2004.
Mestre Robson Oliveira
A escolha do mestre Robson Oliveira para representar a Fetron no Seminário do Kukkiwon deste ano não foi ao acaso. Hoje, mestre de 4º DAN é uma das figuras mais representativas da modalidade no cenário Estadual e brasileiro. São 30 anos dedicados ao esporte. A primeira graduação veio em 1990, quando se tornou o mais jovem faixa preta no Estado; também foi o primeiro a sair de Rondônia para fazer curso de capacitação com o metre Cesar Galvão de Goiânia, que foi nove vezes campeão nacional consecutivo.
Oliveira atuou como instrutor no SESC por dez anos, onde foi tetracampeão estadual como técnico da Equipe, uma conquista só igualada pela tradicional Academia Elite de Porto Velho. Foi responsável pelo treinamento de dois vice-campeões brasileiros universitários: Tiago Teixeira e Fagner Calegário e ainda um 3º lugar no Campeonato Brasileiro Juvenil de 2004, o atleta Adriel Breno e diversos outros atletas com expressão estadual.
Único representante oficial da Kukkiwon para Rondônia, podendo examinar e conferir graduações para atletas até terceiro DAN é graduado em Graduado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) com ênfase em Marketing Esportivo e em Educação Física pela Unir – Universidade Federal de Rondônia, com Especialização em Metodologia do Ensino, além de cursos de Treinamento Esportivo.
Atualmente Robson ministra aulas aos sábados na Academia Mestre Martins. Em dezembro de 2016 ele tem como meta realizar o exame para o 5º DAN, na Coréia do Sul, diretamente no Kukkiwon. No mesmo período irá ser capacitado como instrutor e avaliador internacional. Rondônia só tem a ganhar com atletas tão qualificados e comprometidos.
Histórias da Energia de Rondônia, vale muito conhecer!
Iniciei há três semanas em meu podcast: o VivicaCast – Sistematizando à Vida, uma série de leituras do livro “Memória da Energia Elétrica em Rondôni
Estiagem Amazônica, a conta já chegou?! Meio Ambiente
O Rio Madeira é um dos maiores rios do mundo e passa por três países: Brasil, Bolívia e Peru. Sua profundidade varia de acordo com as estações seca
Estiagem Amazônica: a conta já chegou?! Consumidor
Sim! A famigerada cobrança dos danos ambientais: desmatamento, poluição desenfreada, do homem contra o meio ambiente tem chegado, nas últimas décad
Estiagem Amazônica: a conta já chegou?!
A fumaça tóxica das queimadas tomou conta da cidade de Porto Velho, na primeira semana de setembro deste ano. O que vinha se tornando quase parte da