Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Viviane Paes

O segredo da vida é viver! Por Viviane V.A. Paes


O segredo da vida é viver! Por Viviane V.A. Paes - Gente de Opinião

“Viver e não ter a vergonha de ser feliz
Cantar e cantar e cantar


A beleza de ser um eterno aprendiz”... – O que é, o que é - Gonzaguinha

Luiz Gonzaga Júnior, o Gonzaguinha, não foi melhor nem pior do que o pai, Luiz Gonzaga; foi muito diferente. Primeiro, com seu estilo agressivo, foi um dos compositores mais perseguidos pela ditadura.
Depois, com a democratização, se consagrou como um grande compositor de sucessos românticos. Não foi fácil para ele ser filho de um cantor famoso e fazer uma carreira musical de sucesso, saindo da sombra do pai.

Gonzaguinha foi criado pelos padrinhos e fez sua primeira música aos 14 anos, enquanto Luiz Gonzaga estava na estrada, no auge da fama. Começou profissionalmente em 1968, brilhando ao lado de Ivan Lins e Aldir Blanc nos festivais universitários e, depois, no programa Som Livre Exportação, da TV Globo. Nos anos 1980, Gonzaguinha teve mais de 50 músicas censuradas e ganhou fama de agressivo e mal-humorado, entretanto foi esse “ranzinza” que criou dezenas de músicas românticas, politizadas e alto astral, e a “O que é, o que é, representa bem isso.

Cada estrofe da música é um ode à vida. Vai da pessoa pessimista, a otimista e principalmente o da criança, que sempre tem uma visão pura e simples de tudo. Viver é fácil, os adultos complicam.

O samba “O que é, o que é”, é um convite para refletir sobre a vida, em todos os seus momentos.

Viver e não ter a vergonha de ser feliz

Em tempos de redes sociais a exposição da felicidade passou de legal à criminosa. Parece que o outro não pode ser feliz 100% como os selfies demonstram. Ser feliz demais não é coisa desse mundo, andaram dizendo por aí e muitos acreditaram!

Cantar e cantar e cantar, a beleza de ser um eterno aprendiz

A humildade em admitir que não paramos de aprender jamais exige uma simplicidade e humildade que não “pega” bem em tempos desses profissionais altamente capacitados 2.0, 3.0 e vai...

Eu fico com a pureza da resposta das crianças: é a vida, é bonita e é bonita...

Ah, felizmente a tecnologia que inebria bebês, crianças e adolescentes não conseguiu derrubar a inocência das crianças! Eles podem estar conectados, dando aula sobre internet, redes sociais e tudo mais desse novo mundo aos pais e avós, mas são puros nas respostas. Saí do coração e sorriem ainda com o olhar!

O segredo da vida, continua sendo viver, sem medo, sem vergonha de ser feliz e ter convicção que somos eternos aprendizes, como bem disse Gonzaguinha! E, sejamos felizes!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Retrospectiva dos artigos de 2012 a 2024: Viviane V A Paes

Retrospectiva dos artigos de 2012 a 2024: Viviane V A Paes

Quem é da “minha época”, como costumam dizer por aí, nascido ou criado em Rondônia, lembra dos cadernos especiais de Retrospectiva dos jornais locai

Histórias da Energia de Rondônia, vale muito conhecer!

Histórias da Energia de Rondônia, vale muito conhecer!

Iniciei há três semanas em meu podcast: o VivicaCast – Sistematizando à Vida, uma série de leituras do livro “Memória da Energia Elétrica em Rondôni

Estiagem Amazônica, a conta já chegou?! Meio Ambiente

Estiagem Amazônica, a conta já chegou?! Meio Ambiente

O Rio Madeira é um dos maiores rios do mundo e passa por três países: Brasil, Bolívia e Peru. Sua profundidade varia de acordo com as estações seca

Estiagem Amazônica: a conta já chegou?! Consumidor

Estiagem Amazônica: a conta já chegou?! Consumidor

Sim!  A famigerada cobrança dos danos ambientais: desmatamento, poluição desenfreada, do homem contra o meio ambiente tem chegado, nas últimas décad

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)