Segunda-feira, 27 de setembro de 2021 - 14h25
A pandemia de
Covid-19 atropelou o planejamento de muitas empresas. A presença digital teve
que ser acelerada e passou a ser um fator de sobrevivência e exigência para o
sucesso dos negócios. Pensando nisso, o Sebrae construiu uma jornada para
inspirar e capacitar os empresários e destacar as empresas no ambiente virtual,
na Arena do Conhecimento da Feira do Empreendedor, evento 100% online e
gratuito, que acontecerá de 23 e 27 de outubro.
O Sebrae/PR vai
liderar a jornada “Como coloco minha empresa na internet?” na Arena do
Conhecimento. Serão cerca de sete horas de conteúdos, com destaque para a
masterclass com Felipe Titto (Twitter - @FelipeTitto; Instagram -
@felipetitto), ator e apresentador que também é sucesso no mundo dos negócios e
falará sobre “Como empreender com sucesso na Internet”.
Também estão
programadas cinco oficinas, no formato de aula live: “Apareça na internet com o
Google Meu Negócio”, com Thalita de Pádua Medeiros; “Venda mais com o WhatsApp
Business”, com Tais Fernanda Camargo Antonio; “Como tirar fotos dos seus
produtos”, com Cesar Ossamu Anno Filho; “Como fazer vídeos para as redes
sociais”, com Silmara Regina de Souza; e “#partiuempreender Negócios Digitais”,
com João Luis de Moura.
Adriana Schiavon,
consultora do Sebrae/PR, ressalta que a relação entre empresas e consumidores
mudou drasticamente com a pandemia. Alguns comportamentos dos clientes devem se
manter no cenário após a Covid-19, entre eles a presença digital.
“Muitas das
práticas acabaram permanentes. Na jornada na Arena do Conhecimento, priorizamos
conteúdos para ajudar os empreendedores a fazer negócios na internet, como as
oficinas e as pílulas de gestão”, explica Adriana Schiavon, consultora do
Sebrae/PR.
Todos os vídeos da
programação da jornada serão gravados, mas os palestrantes estarão ao vivo para
conversar com os participantes e esclarecer dúvidas. As oficinas contam com
materiais complementares, como e-books, também disponíveis no site da Feira do
Empreendedor.
Adriana destaca
ainda o painel sobre “Transformação digital no Empreendedorismo Feminino”, que
terá a participação de três empreendedoras com modelos de negócios
tradicionais, como casa de chás, restauração de móveis e loja de moda feminina,
que se reinventaram e digitalizaram, com sucesso, seus empreendimentos durante
a pandemia.
Novas rotas
Rute Misleh é uma
das convidadas do painel. Sócia de empresas de moda íntima feminina e de
confecção, em Curitiba, ela, assim como muitos empreendedores do País, sofreu
com a incerteza causada pela pandemia. Seus negócios não tinham presença
digital expressiva e o faturamento foi diretamente impactado com o fechamento
das lojas. O caminho estava fechado. As lojas, tanto de moda íntima como de
vestuário, estão em cinco shoppings de Curitiba. Foi preciso, então, encontrar
novas rotas.
“Nossa primeira
ação foi inserir os negócios no mercado digital, com a estratégia de
omnichannel [uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação].
Também passamos a firmar parcerias com empresas de entrega e entrar em
marketplaces como o Mercado Livre e Shopee”, relata a empreendedora.
Rute conta ainda
que foram inauguradas, em plena pandemia, duas lojas novas, no formato de
comércio digital, para atender a demanda reprimida de consumo durante o
isolamento.
“O telefone celular
é a melhor e maior ferramenta de vendas, no momento. É preciso contar com bons
aparelhos, para divulgar fotos e vídeos de qualidade dos produtos. Nosso
faturamento nas lojas físicas é ainda maior, mas as previsões indicam que o
digital superará. E nós estamos em vários canais digitais”, frisa.
Rute também procura
contribuir com empreendedores, com um canal no Instagram em que compartilha o
que tem aprendido na jornada de transformação de seus negócios e a inclusão no
comércio virtual.
Mais conteúdos
Além da
masterclass, das oficinas e do painel sobre empreendedorismo feminino, a
jornada contemplará pílulas de gestão: “Dicas rápidas para seu Instagram
profissional”, com Bianca Becker; e “A importância do design para o mundo
digital“, com Adriana Schiavon. A palestra (TED talk) sobre “A importância de
posicionar o seu negócio no Google “, com
Cézar Lima, da agência Stardust Digital, fecha a programação.
Para saber mais e
fazer sua inscrição, acesse https://feiradoempreendedor.sebraesp.com.br.
PIB de Rondônia cresceu e consolida posição de destaque do estado na Região Norte
O Produto Interno Bruto (PIB) de Rondônia atingiu R$ 66,795 bilhões em 2022, registrando um crescimento em valores correntes de 14,83% em comparação
"Sonhos em Tração: Startups de Rondônia crescem com Programa Sebrae Startups"
A semana passada foi marcada por mais uma grande entrega da estratégia de inovação do Sebrae Rondônia para o ecossistema de inovação do estado. Nos
A partir das 10 horas desta sexta-feira (22), o lote residual de restituição do IRPF do mês de novembro de 2024 estará disponível para consulta.O cr
Valorizar e reconhecer o trabalho realizado pelos servidores municipais, desde do início da atual gestão, tem sido a política do prefeito Hildon Chav