Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Rodolpho Sbarzi

Cansado de procurar!


Cansado de procurar! - Gente de Opinião

Você já se sentiu cansado de procurar por algo em sua vida? Você já sentiu em algum momento que você está girando em círculos procurando algo e não encontra de maneira alguma? Eu acredito que sim! Poucas pessoas já encontraram tudo o que precisam para suas vidas.

O ser humano cresce ouvindo desde criança que deve ser feliz, e isso faz com que muitos busquem a felicidade em tantas coisas vazias, por muitas vezes tais coisas machucam e deixam cicatrizes irreversíveis, e aí então quem passa por isso acaba desistindo de ser feliz e contenta com o que restou para sua vida.

Tem pessoas, não muitas, mas também não são raras, que descobrem logo cedo a razão da sua felicidade e conseguem alcançar antes de muitos a sua felicidade e são plenos e contentes com suas vidas.

Mas o que quero trazer nesse texto é o cansaço em que muitos vivem, o cansaço de viver em busca da felicidade, dos prazeres, da religião certa, do companheiro certo, da profissão certa, enfim, do modo certo de se viver que trará a felicidade.

Será que existe um padrão de vida que traga felicidade?

Eu não sou capaz de medir a felicidade das outras pessoas, pois eu, apesar de ser feliz, ainda busco felicidade em algumas áreas da vida, e é sobre isso, e tá tudo bem, né?

A mim cabe saber onde eu devo encontrar minha felicidade, e a você também. Muitos vão buscar a felicidade em uma religião, e vão dizer que Deus é sua alegria e felicidade, nesse ponto eu concordo, Deus é nossa real alegria e felicidade, mas nem sempre Ele está nas religiões.

Alguns vão encontrar a felicidade no seu cônjuge, mas cedo ou tarde eles vão descobrir que se a felicidade de sua vida estiver no outro, quando ele ou ela se for, a felicidade também vai embora, então eu acredito que o cônjuge ou companheiro não nos traz felicidade, o que deve nos trazer felicidade é fazer o outro feliz.

Alguns vão encontrar a felicidade em coisas proibidas, como as drogas, mas uma hora a ficha cai, e se descobre que isso é uma ilusão, e na verdade não é felicidade, é prisão.

Outros só se sentem felizes com status e bens materiais, mas, como é obvio que se a pessoa perder isso ela cairá em desgraça e logo toda sua felicidade se esvairá.

“Não há maior dor do que a de nos recordarmos dos dias felizes quando estamos na miséria”.

Disse o filosofo Dante Alighieri, e se você parar para refletir nessa frase e em tudo que eu disse antes, se a sua felicidade for qualquer dessas coisas que acima eu descrevi, quando você a perder, estará na miséria, e não existe dor pior do que recordar dos dias felizes quando se está na miséria.

Mas eu acredito que só existe miséria para quem não aprendeu a viver com a verdadeira fortuna que há dentro de si mesmo, a alegria e a felicidade nunca devem partir de algo externo, frustrações e decepções podem e sempre acontecerão por motivos alheios à nossa vontade, mas a nossa felicidade jamais deverá depender de algo ou alguém que está fora de nós mesmos.

Eu concluo tendo a certeza que a felicidade ainda existe, ela pode parecer uma trilha estreita em meio a selva triste, parafraseando Racionais Mcs, o caminho da felicidade é para dentro e não para fora, enquanto buscarmos lá fora a felicidade não acharemos, quando buscarmos dentro de nós, ali a encontraremos.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Renovação - “Defesa incondicional da democracia e da liberdade de expressão”.

Renovação - “Defesa incondicional da democracia e da liberdade de expressão”.

Esse é o primeiro valor listado no Partido Renovação Democrática, criado a partir da fusão entre os partidos Patriotas e PTB no ano de 2023, e este

O mundo perece por falta de compaixão

O mundo perece por falta de compaixão

No final de semana ficamos estarrecidos com a péssima notícia de que um jovem que tirou a própria vida de forma trágica, eu não o conhecia pessoalme

O fim poderá ser um novo começo!

O fim poderá ser um novo começo!

Vivemos momentos difíceis durante o pico da pandemia, durante a assolação que esse vírus causou no mundo, e agora uma guerra, uma demonstração pura

Matamos nossos deficientes!

Matamos nossos deficientes!

Essa semana eu fui a feira do meu bairro caminhando com minha esposa e minha filha no carrinho de bebê, no caminho até a feira não tem mais de 500 m

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)