Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Rodolpho Sbarzi

O mundo perece por falta de compaixão


Rodolpho Sbarzio - Gente de Opinião
Rodolpho Sbarzio

No final de semana ficamos estarrecidos com a péssima notícia de que um jovem que tirou a própria vida de forma trágica, eu não o conhecia pessoalmente, porém, tinha amigos muitos próximos a esse jovem e isso me levou a pensar e pensar nessa frágil vida que temos.

O mundo está cada dia pior com a falta de amor e compaixão, cada dia as redes sociais noticiam tragédias e mais tragédias, a falta de bondade entre os seres humanos assusta e corrói o mundo, a humanidade hoje está preferindo se relacionar com animais a seus semelhantes, porém, não as julgo, são os homens que nos traem e nos ferem, mas também são os homens que nos surpreendem com atos de amor e bondade, pode ser raro, mas acontece, e eu prefiro me apegar aos atos de bondade e amor entre as pessoas.

As redes sociais ficaram recheadas de comentários de todos os tipos acerca do ocorrido, comentários maldosos, comentários tristes e comentários relevantes sobre a possível situação de saúde emocional do rapaz, que se encontrava em tratamento contra uma depressão, mas os comentários que me chamaram a atenção foram aqueles que questionavam o porquê de pessoas estarem filmando o momento em que ocorria a tragédia e não ajudando o rapaz.

Eu te digo o porquê de pessoas filmarem e não ajudarem: o amor delas pelo próximo se esfriou, ou nem existe amor pelo próximo, não existe compaixão e empatia pelo seu semelhante.

É um absurdo, mas as pessoas hoje preferem transmitir uma tragédia em vez de ajudar, as pessoas param, olham, filmam, comentam e vão embora com os “likes”, mas não se preocupam se a pessoa precisava de ajuda naquele momento, é sobre isso que estamos falando, falta compaixão nas pessoas.

Esse episódio tem que nos fazer pensar na vida, refletir no que nos ocorre como indivíduo e sociedade. Nos falta amor pelo próximo, nos falta a empatia pelo próximo. De fato é muito delicado se envolver em uma situação dessa, mas intervir para ajudar uma pessoa poderia ter salvo a vida deste rapaz.

Agora fica somente a dor da família, pois dentro de alguns dias ninguém mais vai lembrar desse acontecimento além dos familiares e amigos, e isso é lastimável, mas é a realidade. Quando não é com alguém próximo de nós, e digo isso com propriedade, ninguém se importa com ninguém até que a dor nos atinja de surpresa.

A depressão não é frescura, não é vitimismo e muito menos fraqueza, a depressão é um mal real que assola vidas.

Compartilho isso com vocês com conhecimento de causa, pois minha mãe teve depressão até o dia de seu falecimento e não é algo fácil de lidar.

Não cabe a mim fazer o julgamento ou condenar das pessoas que fizeram a filmagem, ou passaram no local e nada fizeram para ajudar o rapaz, o que cabe a mim é olhar no espelho refletir sobre o que EU posso e devo fazer se me deparar com uma situação dessas ou parecida, e é isso que eu deixo como reflexão para você: você olha no espelho se perguntando o bem que você pode fazer ao próximo?

Um dia o homem mais sábio e amoroso do mundo disse: devido o amento da maldade, o amor de muitos se esfriará.

E eu digo: mas não de todos.

Cuide de quem você ama, cuide para amar o seu próximo, faça o bem.

Dedico aos familiares e amigos do jovem e amado Alien Bruce Pontes da Silva essa reflexão, que Deus os conforte.

@rodolpho.sbarzi

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Renovação - “Defesa incondicional da democracia e da liberdade de expressão”.

Renovação - “Defesa incondicional da democracia e da liberdade de expressão”.

Esse é o primeiro valor listado no Partido Renovação Democrática, criado a partir da fusão entre os partidos Patriotas e PTB no ano de 2023, e este

O fim poderá ser um novo começo!

O fim poderá ser um novo começo!

Vivemos momentos difíceis durante o pico da pandemia, durante a assolação que esse vírus causou no mundo, e agora uma guerra, uma demonstração pura

Matamos nossos deficientes!

Matamos nossos deficientes!

Essa semana eu fui a feira do meu bairro caminhando com minha esposa e minha filha no carrinho de bebê, no caminho até a feira não tem mais de 500 m

Cansado de procurar!

Cansado de procurar!

Você já se sentiu cansado de procurar por algo em sua vida? Você já sentiu em algum momento que você está girando em círculos procurando algo e não

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)