Segunda-feira, 3 de junho de 2019 - 19h56
"Mais do que um momento de festa, é uma dádiva à reflexão. Refletir sobre o tempo, me faz lembrar que, ainda jovem, iniciei no Ministério Público, acompanhando pare passu a evolução daquela instituição. Experimentei todo o tipo de dificuldades, como a falta de energia nos municípios onde atuei". Foi apontando os desafios enfrentados durante a sua trajetória profissional que o desembargador Gilberto Barbosa Batista dos Santos começou seu discurso, na tarde da quinta-feira, 30, durante a sessão solene de outorga do Título de Cidadão Honorário de Rondônia no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO).
A proposição partiu do presidente da casa legislativa, deputado Laerte Gomes, que reconheceu os relevantes serviços prestados ao Estado de Rondônia. O presidente da ALE-RO destacou que "a Assembleia Legislativa, Executivo e Judiciário estão juntos e unidos, com um pensamento só: fazer o melhor pelo povo de Rondônia”.
Durante o discurso de agradecimento, o desembargador emocionou-se e afirmou ser muito grato. "Rondônia adotou muitos filhos e deu a eles esperança. Eu sou um deles! E sou grato por esta honraria que hoje recebo, sendo a mais significativa, entre as muitas que fui agraciado. Materializa o que sinto na alma: ser cidadão deste grandioso Estado, com muito orgulho", frisou.
O desembargador fez questão de defender o papel da democracia na sociedade. "A democracia é um grande condomínio coletivo. Enquanto um brasileiro estiver jogado ao abandono, não existirá democracia", disse.
A respeito da honraria, o desembargador destacou seu sentimento de orgulho. “Afirmo ter sido a maior honraria dentre as muitas com que fui agraciado. Eu não tenho dúvida; exterioriza, materializa, o que eu sinto na alma, que é o orgulho de ser, de fato, cidadão desse generoso estado, que, alhures, me acolheu como mais um brasileiro que, reunindo forças e coragem, participou de um dos maiores êxodos em tempo de paz. Recebo esse galardão com compromisso de continuar como pioneiro destemido a contribuir para o progresso desse valioso estado”, concluiu.
Durante o evento foram exibidos vídeos sobre a trajetória do homenageado, com depoimentos de amigos e familiares.
Trajetória
O desembargador Gilberto Barbosa Batista dos Santos é natural de Santos (SP). Tornou-se advogado em 1977. Em 1984, tomou posse no Ministério Público e foi designado para o exercício dos cargos de promotor de justiça de 3ª entrância, titular da 1ª Promotoria da Comarca de Porto Velho, com atuação na Vara da Fazenda Pública, e diretor do Centro de Atividades Extrajudiciais. Posteriormente, foi promovido para o cargo de procurador de justiça. Gilberto exerceu diversas funções paralelas, tendo sido, inclusive, o fundador da Escola Superior do Ministério Público. É autor de diversas publicações de trabalhos jurídicos.
O Ministério Público Federal (MPF) propôs ação civil pública, com pedido de liminar, para que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos
MPF quer informações sobre a cobertura vacinal em escolas de Rondônia
O Ministério Público Federal (MPF) enviou ofício à Agência de Vigilância Sanitária (Agevisa) pedindo informações sobre a cobertura vacinal infantoju
Atendendo a pedido de ação civil pública do Ministério Público Federal (MPF), a Justiça Federal condenou o município de São Miguel do Guaporé (RO) a
Contaminação por agrotóxicos, proliferação de animais peçonhentos, crescentes casos de malária e dengue são problemas enfrentados pelos moradores da