Terça-feira, 10 de junho de 2014 - 21h13
A dragagem do Madeirão
Depois de anos de promessas e de cobranças da bancada federal de Rondônia, finalmente o Núcleo de Obras e Melhoramentos das Hidrovias da Amazônia Ocidental anunciou para o próximo mês de julho a dragagem do Rio Madeira, como revelou o G1 no final de semana.
A medida tem importância fundamental tanto como forma de reduzir novas catástrofes como foi a cheia de 2014, como servirá para impulsionar a capacidade de cargas das balsas que transportam grãos para exportação pela hidrovia.
Tantas vezes anunciadas e tantas vezes adiada, a dragagem é um alento. Como a cidade de Rio Branco já vivencia com cheias há quase uma década e Manaus experimenta enchentes pelo terceiro ano seguido, não é exagero se pensar que em 2015 Rondônia volte a se afundar com as águas do madeirão, num momento que Porto Velho e seus distritos ainda estarão longe da recuperação. A dragagem reduzirá os riscos de noca cheia.
Portanto, a dragagem, parte integrante do Plano de Aceleração do governo federal vem em boa hora. A possibilidade de um replay de chuvarada e degelo nos altiplanos bolivianos tem que ser considerada, e levando-se em conta o aquecimento global é bom a gente ficar de barbas de molho.
Prazo a Neodi
O deputado estadual Neodi Carlos, tem prazo até amanhã para se decidir se aceita a indicação de vice na chapa apoiada pelo senador Ivo Cassol (PP). Foi o que ficou acertado no encontro entre os dois caciques realizado em Machadinho do Oeste. Aceitando a proposta, Neodi deixaria o grupo de Expedito Junior, que pilota o Frentão. Nos bastidores é considerada como certa a troca.
Convenção tucana
O presidente estadual do PSDB, ex-senador Expedito Junior se mostrou animado com a ascensão do presidenciável Aécio Neves nas últimas pesquisas e anunciou a convenção estadual do partido para o próximo dia 27. Também as legendas aliadas, com suas nominatas para Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados, devem sacramentar seus postulantes na mesma data.
Nem na marra
Os peemedebistas, mesmo rejeitados publicamente pelos petistas como gatos sarnentos, resolveram dar um ultimato para o PT se decidir indicar o vice da chapa a reeleição do governador Confúcio Moura (PMDB). Pelo que se sabe os petistas não aceitam acordo com o PMDB nem na marra. No PMDB se acredita que Dilma e Lula vão aparar as asas dos petistas contrários a aliança.
Puro sangue
O PMDB tem chapa pronta, puro sangue, de candidatos a Assembléia Legislativa com uma nominata de 33 postulantes. Nas contas do presidente nacional Valdir Raupp o partido pode fazer até cinco deputados. Já, para a nominata à Câmara dos Deputados o PMDB conta com 12 candidatos e já se admite coligação com legendas aliadas como PDT, PSB, PTB e DEM.
Serviço funeral
O vereador Sid Órleans (Porto Velho), pré-candidato a Câmara dos Deputados pelo PT lamentou a suspensão dos contratos entre a prefeitura de Porto Velho com as funerárias locais encarregadas de atender as famílias carentes. Ele cobrou da prefeitura da capital a realização com urgência de uma nova licitação para os serviços funerários.
Via Direta
*** Muitas informações desencontradas e muitos boatos sobre as composições partidárias nesta reta final de negociações e inicio de convenções *** Hoje é considerado um dia “D” para definições dos petistas. Enquanto isto, o Padre Tom mantém sua candidatura ao governo *** O PC do B ainda não decidiu quem irá apoiar ao governo do estado.
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina