Sexta-feira, 12 de setembro de 2014 - 05h22
Caciques x predadores
Chama atenção a empolgante disputa pelas oito cadeiras à Câmara dos Deputados em Rondônia entre cardeais tradicionais da política estadual contra jovens predadores já com mandato ou disputando o cargo pela primeira vez. É uma guerra pela sobrevivência política.
Em Porto Velho, por exemplo, caciques do porte de Amir Lando (PMDB), que já foi ministro, senador e cumpre mandato de deputado federal, trava disputa contra a emergente Mariana Carvalho (PSDB). O que dizer, em Ariquemes, e no Vale do Jamari, de um verdadeiro clássico regional, entre o ex-prefeito e ex-senador Ernandes Amorim (PTB), contra o seu predador natural, Thiago Flores (PMDB)?
Na região central, o predador da BR Marcos Rogério, mesmo com as garras bem fiadas, pega uma parada duríssima, tendo pela frente o ex-governador e ex-prefeito José de Abreu Bianco (DEM). Alem disto, tem o cacique petista Anselmo de Jesus e por lá e é território de caça do manda chuva dos evangélicos Agnaldo Muniz (PSC).
Enfim, a disputa entre lideranças consolidadas e emergentes pode dar novos rumos à política estadual nos próximos anos. E que vençam os melhores!
DEBATE DA REDE TV RONDÔNIA: DIA 21 DE SETEMBRO
Bengala se foi
Prestes a completar 80 anos, faleceu ontem em Brasília o ex-governador Jerônimo Santana, o Bengala. Nascido em Jataí (GO),foi deputado federal atuante e o primeiro prefeito de Porto Velho eleito pelo voto direto na década de 80 e logo em seguida o primeiro governador eleito pelo voto direto em Rondônia. Uma grande festa esta preparada para seu aniversário e o lançamento do seu livro em outubro.
Um recorde
Com elevado numero de indecisos já auscultados pelos institutos de opinião, e exagerado numero de eleitores dispostos a anular o voto ou simplesmente pagar a taxa exigida pelo TRE e não votar nas eleições de 5 de outubro, temos uma situação inusitada nesta temporada. Tudo sinaliza para um verdadeiro recorde de abstenções, algo jamais visto por aqui. Todo mundo vai ter que refazer as contas.
A participação
O prefeito de Ji-Paraná Jesualdo Pires (PSB) fez questão de enfatizar em entrevistas a imprensa a importante participação do ex-prefeito José Bianco na conquista do melhor IDEB da educação em Rondônia para a capital da BR. “Sem dúvidas nossa cidade tem a comemorar a prioridade no setor educacional nas últimas administrações e o resultado esta aparecendo”, ressaltou o alcaide.
A preocupação
Comentou-se nos bastidores no meio da semana a possibilidade do TRE instalar as urnas nas escolas somente no dia das eleições (na madrugada e com mesário dormindo no local) tendo em vista os arrombamentos nos estabelecimentos de ensino na capital. Como se sabe, vândalos tem depredado e botado fogo nos colégios e por isto a justiça eleitoral esta preocupada com a situação.
Bem afiado
O candidato do PT ao governo do estado, padre Ton, anda bem afiado no programa eleitoral e esta assumindo compromisso com a capital em resolver obras encruadas se for eleito, desde água e esgoto até a situação da construção da rodoviária de Porto Velho, alvo de jogo de empurra-empurra entre os prefeitos e governadores há quase duas décadas.
Via Direta
*** Aluizio Vidal, o candidato do PSOL ao Senado, comemora o crescimento da sua campanha na reta final *** Com uma bela chapa de candidatos a Assembléia Legislativa a aliança do PDT espera emplacar pelo menos três deputados estaduais *** Todo o PSDC – organizado em mais de 30 municípios - se uniu para eleger Edgar do Boi à Câmara dos Deputados.
CAPA DO JORNAL DIÁRIO DA AMAZÔNIA DESTA SEXTA-FEIRA
.
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina