Segunda-feira, 3 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

MORRE O EX-GOVERNADOR JERÔNIMO SANTANA


Gente de Opinião

MORRE JERÔNIMO SANTANA

O advogado Jerônimo Santana, que foi deputado federal, prefeito de Porto Velho e governador, grande cacique do MDB e do PMDB nas décadas de 70 e 80, festejaria em Brasília, no mês de outubro, 80 anos de idade. Uma festa em sua homenagem estava sendo preparada por antigos correligionários e na oportunidade, para marcar a data haveria o lançamento de um livro do grande líder e salve-se quem puder, porque ele adorava exercitar seu senso crítico nos adversários.

Gente de OpiniãoA atual geração conheceu pouco de Jerônimo Santana (foto/Marcelo Freire/Diário Amazônia). Goiano, de Jataí, Bengala, como era popularmente conhecido foi um dos deputados federais mais destacados do Congresso Nacional e ácido critico da ditadura militar. Foi o primeiro prefeito eleito pelo voto popular pós-ditadura e também o primeiro governador do estado em eleições livre.

Jerônimo Santana teve uma gestão operosa e grande parte da estrutura Gente de Opiniãorodoviária existente hoje em RondôniaMORRE O EX-GOVERNADOR JERÔNIMO SANTANA - Gente de Opinião foi construída nos seus quatro anos de gestão. Sonhava ser o JK da Amazônia e tentou mudar a capital de Porto Velho construindo uma nova na região central, perto de Urupá e isto só não aconteceu porque o deputado Amizael Silva (já falecido e pai de Rubinho Luz seu herdeiro político) se articulou e com a cooperação do deputado Silvernani Santos conseguindo reverter a situação na Assembléia Legislativa.

Mesmo de cadeira de rodas, depois de um AVC na década passada, Jerônimo continuava bocudo e sem papas na língua. Hoje (11), Jerônimo não resistiu a novos problemas de saúde e faleceu de insuficiência respiratória no Hospital Santa Luzia. O velório será amanhã  às 9hs e o  sepultamento acontecerá às 15:30 no cemitério Campos da Esperança em Brasília.


MORRE O EX-GOVERNADOR JERÔNIMO SANTANA - Gente de Opinião

Jerônimo Santana ao lado do Cel Ferro

Foto Arquivo/Gentedeopinião
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 3 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A disputa pelas cadeiras a Câmara dos Deputados em Rondônia vai ficar bem congestionada em 2026

A disputa pelas cadeiras a Câmara dos Deputados em Rondônia vai ficar bem congestionada em 2026

Diálogos Amazônicos É natural que se espere muito da nova edição dos Diálogos Amazônicos, webinar da Fundação Getúlio Vargas por sua Escola de Econ

Os comandos do PSD e do União Brasil estão sob ataque em Rondônia

Os comandos do PSD e do União Brasil estão sob ataque em Rondônia

A grande armaO combate às diversas modalidades de crimes ambientais, além de ser dificultado pelas condições geográficas peculiares das áreas atacad

Seguem enroladas, entre idas e vindas as fusões projetadas pelo PSDB

Seguem enroladas, entre idas e vindas as fusões projetadas pelo PSDB

Tecnologia antigaCom o desenvolvimento geral da ciência a arqueologia também vem trazendo “novidades” sobre os tempos mais remotos, cujos vestígios

Localidades rondonienses sonham com a autonomia

Localidades rondonienses sonham com a autonomia

Quatro eixosTeve a melhor repercussão em todo o país a reunião promovida pelo Comando de Fronteira Rondônia/6º Batalhão de Infantaria de Selva com l

Gente de Opinião Segunda-feira, 3 de março de 2025 | Porto Velho (RO)