Sexta-feira, 20 de março de 2015 - 00h01
A Usina de Tabajara
Imagem ilustrativa
Com a construção da usina hidrelétrica de Tabajara, Machadinho do Oeste, no Vale do Jamari, já começa a receber novas levas de migrantes e poderá até dobrar de população nos próximos quatro anos. Como conseqüência dos primeiros estudos, a cidade já vê uma explosão nos preços dos imóveis e a população teme pelos efeitos mais adiante nas esferas da saúde, educação, mobilidade urbana, água, esgoto etc..
O deputado estadual Ezequiel Junior (PSDC-Vale do Jamari) lidera um movimento de cobrança para que não ocorram os mesmos problemas que aconteceram em Porto Velho. Para tanto defende a realização de audiências públicas visando o apoio necessário para que a população não sofra os impactos ambientais e sócio-econômicos ocorridos na capital.
Conversei com parlamentar na última quarta-feira e ele defendeu a proposta da cobrança das contrapartidas de infra-estrutura antecipadamente já que deixar para depois, a população corre o risco de não ter atendida sequer suas necessidades básicas. Esta mais do que certo. Pela omissão da sua classe política, Porto Velho padece até hoje.
Aposentadoria
O ex-deputado estadual e ex-presidente da Assembléia Legislativa Silvernani Santos (DEM) com base em Jaru e Porto Velho, resolveu pendurar as chuteiras na política e apenas cuidar dos negócios da família. Ele foi um dos campeões de mandatos eletivos durante mais de 20 anos como deputado estadual tendo uma legislatura também como deputado federal.
Fato histórico
Silvernani participou de um fato histórico a favor da capital nos anos 80, quando o então deputado estadual Edson Fidelis tentou transferir a sede da capital para uma cidade na região central em acordo com o então governador Jerônimo Santana. Graças à articulação do falecido Amizael Silva e o apoio e do voto dele que Porto Velho foi mantida como capital na constituição estadual.
As sugestões
Visando colaborar com o governador de Rondônia, o presidente da Fecomércio Ranieri Coelho entregou um pacote de sugestões para o governador Confúcio Moura visando o desenvolvimento do estado. A Fecomércio tem sido parceira da gestão Cooperação. Em passado recente participou com boas propostas, elaboradas pelos seus técnicos, no Plano de Recuperação de Porto Velho.
Dedo na ferida
O ex-presidente da Assembléia Legislativa Hermínio Coelho pediu ao Ministério Público Estadual investigações sobre o desvio de documentos apreendidos em recentes operações policiais. Os documentos têm vazado, sendo utilizados por certas autoridades para pressões e alguns profissionais da imprensa que utilizam o material para fazer chantagem.
Refém do PMDB
O recente episódio que culminou com a demissão do ministro da Educação Ciro Gomes reflete o quanto o Palácio do Planalto e a presidente Dilma Rousseff se tornaram refém do PMDB. Esta mais do que provado que o governo petista foi subjugado e se transformou em coadjuvante, sendo protagonista apenas no desgaste nas ruas, já que a legenda tem sido apedrejada de norte a sul por causa da inflação, mensalão, lava jato etc.
Via Direta
*** Na série de entrevistas políticas do Diário, Adelino Follador (DEM) sai no domingo e no próximo a liderança emergente de Machadinho Ezequiel Júnior (PSDC) *** As entrevistas serão publicadas simultaneamente no site gentedeopinião e Portal SGC *** Trocando de saco para mala: o ex-deputado Cride Maciel esta de asas crescidas e escolhendo um vice para disputar a prefeitura de Ji-Paraná
.
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina
O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho
Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza