Sábado, 26 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Dante Fonseca

Acadêmica da ACLER recebe homenagem da Academia Vilhenense de Letras


Acadêmica da ACLER recebe homenagem da Academia Vilhenense de Letras - Gente de Opinião

Hoje tenho a registrar uma notícia alvissareira. Em uma sociedade, onde muitos estão mais ocupados em procurar defeitos que méritos no seu semelhante, é sempre motivo de alegria quandoGente de Opinião uma pessoa cujo indiscutível valor é reconhecido publicamente. Digo isto a propósito da homenagem que recebeu a professora, escritora e acadêmica (Academia de Letras de Rondônia - ACLER) Yêdda Pinheiro Borzacov. Trata-se do título de benemérita a ela concedido pela Academia Vilhenense de Letras.  A distinção foi atribuída em razão de sua dedicação à cultura rondoniense. Tal dedicação resultou ao longo de anos de trabalho expressos em diversos livros, entrevistas e artigos publicados na imprensa, versando sobre literatura, história, folclore e arte, que documentam o universo cultural e histórico de nossa terra.

Gente de Opinião

Além de colaborar periodicamente com o jornal Alto Madeira, com o jornal eletrônico Gente de Opinião e de produzir obras de pesquisa sobre Rondônia, a acadêmica Yêdda Borzacov é uma das mais atuantes dentre os componentes da ACLER e preside o Instituto Histórico e Geográfico de Rondônia (IHGR). Ocupou na vida pública estadual vários cargos de destaque nos setores de educação e cultura, onde deixou sua marca de amor as nossas coisas desde que iniciou sua atuação profissional como professora. Publicou obras de valor incomparável que registram para a posteridade um pouco do que foi e do que é este estado. Citamos algumas dessas obras:

Acadêmica da ACLER recebe homenagem da Academia Vilhenense de Letras - Gente de Opinião
 

-1987. Aluízio Pinheiro Ferreira. Porto Velho. Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo de Rondônia.

-1997.  83 anos de criação do município de Porto Velho – RO (1914-1997). Porto Velho: Secretaria Municipal de Cultura e Esportes de Porto Velho.

-1998. Uma história em gravuras: catálogo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Prefeitura do Município de Porto Velho/SEMCE. Porto Velho.

-2002.  Rondônia Cabocla. Porto Velho. Instituto Histórico e Geográfico de Rondônia & Academia de Letras de Rondônia.

-2007.  Porto Velho: 100 anos de história, 1907-2007. Instituto de Pesquisas e Estudos Dr. Ary Tupinambá Penna Pinheiro (IPARY), Instituto Histórico e Geográfico de Rondônia, Academia de Letras de Rondônia.

-2008.  Rondônia: espaço, tempo e gente. Porto Velho: Primor.

-2011. Imagens de Rondônia: a fotografia documenta a História. Porto Velho: IPARY.

-2012. Histórias do Vale do Madeira. Porto Velho: IPARY.

-2013. Obra conjunta com Viriato Moura, e Samuel Castiel.Trem vivo: viagem ao imaginário da Ferrovia do Diabo. Coletânea de contos e crônicas. Porto Velho: Imediata.

-2014. Obra conjunta com Viriato Moura, e Samuel Castiel.  Rios de História. São Paulo: Scortecci.
 

O diploma de Membro Benemérito, por tudo o que nossa acadêmica já fez é merecido e tenho certeza de que deixa a todos seus confrades da ACLER e do IHGR plenos de orgulho. Parabenizamos à professora Yêdda pela justa homenagem e à Academia Vilhenense de Letras pela iniciativa de justo reconhecimento. Iniciativas como essa demonstram o quanto a ACLER, através de seus acadêmicos está presente no seio da sociedade rondoniense.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 26 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Castanha-do-pará ou castanha-do-brasil? Uma semente amazônica, muitas histórias e muitos nomes 1.

Castanha-do-pará ou castanha-do-brasil? Uma semente amazônica, muitas histórias e muitos nomes 1.

Pomposa como uma fidalga silvestre, abre o seu chapéu-de-sol verde por cima do nível ondulante e superior da floresta, indicando logo mesmo em zonas

A História da Amazônia e de Rondônia, uma reflexão sobre sua dinâmica nos últimos 40 anos – 1984 – 2004

A História da Amazônia e de Rondônia, uma reflexão sobre sua dinâmica nos últimos 40 anos – 1984 – 2004

O ensaio que segue foi elaborado para ser apresentado na cerimônia de abertura do Seminário Integrado de Ensino e Pesquisa e a Semana de História –

Nota introdutória: Catalina o pássaro de aço nos céus da Amazônia

Nota introdutória: Catalina o pássaro de aço nos céus da Amazônia

Nesses tempos, quando a população de Rondônia se vê ameaçada pela suspensão de alguns voos e mudanças de rota das companhias aéreas que nos servem,

Todo boato tem um fundo de verdade: o Ponto Velho, o Porto do Velho e Porto Velho

Todo boato tem um fundo de verdade: o Ponto Velho, o Porto do Velho e Porto Velho

O último artigo que publiquei aqui tratou da figura do “velho Pimentel”, um personagem que, apesar de seu caráter até agora mítico, parece estar ind

Gente de Opinião Sábado, 26 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)