Quinta-feira, 8 de novembro de 2018 - 19h08
No dia 10 de novembro próximo, às nove horas (manhã) no “Palacio de la
cultura y Galería de Notables del Beni”, se realizará o colóquio denominado
"La gesta libertaria de Moxos". O programa será dividido em três partes:
I.1.- Antecedentes: Os jesuítas em Moxos, sua
obra cultural e pacífica de 100 anos.
I.2.- A expulsão dos jesuítas dos domínios da
coroa espanhola.
I.3.- A carta do ano de 1798 aos espanhóis-americanos
de Juan Pablo Viscardo y Guzmán (jesuíta peruano), publicada por Francisco Miranda
(venezuelano) em 1801.
II.1.- O levante dos líderes mojenhos
Etanislao Tilila e José Bopi na missão de Loreto (1802)
II.2.- O governo indígena de Moxos e seu
primeiro presidente Pedro Ignacio Muiba.
III.1.- O martírio de Muiba e seus
seguidores.
III.2.- As consequências.
III. 3.- Declaração de “Heróis da Independência
da Bolívia” a Pedro Ignacio Muiba de Trinidad; Juan Maraza, canichana de San
Pedro e Gabriel Ojeari do Baure.
Palestrantes: Gaby Cuellar Camacho, Jesús Suárez Chimanacay e Juan Carlos
Crespo Avaroma.
O tema desse encontro é da maior importância para aqueles que buscam
melhor conhecer a dinâmica da colonização na área do nosso vizinho Departamento
do Beni/Bolívia, antiga Província Jesuítica de Moxox. Essa área foi
inicialmente colonizada pelos europeus sob os auspícios da ordem jesuítica principalmente
a partir da Província Jesuítica do Paraguai. A ordem foi expulsa dos domínios
espanhóis na segunda metade do século XVIII, ficando os nativos nela
missionados entregues ao governo laico. Em 1842 foi nessa região criado o Departamento
do Beni. Esse ato intensificou a descida de colonos do Altiplano Andino para
constituir extensas haciendas na
região, utilizando-se dessa mão de obra indígena, já habituada às formas de
trabalho do colonizador pelo secular esforço jesuítico. Mesmo antes, o abandono
dos jesuítas deixou aquela população nativa entregue à cobiça dos curas e
colonos leigos, causando conflitos sociais de enormes proporções.
No início do século XIX, os trinitários e demais povos de fala mojenha,
liderados pelo indígena Pedro Ignacio Muíba, participaram de um movimento
contra os colonizadores de origem espanhola.
O texto abaixo (em itálico) comemora esse feito. Foi escrito por Juan
Carlos Crespo Avaroma, dedicado pesquisador da história mojenha, administrador
do “Palacio de la Cultura y Galería de Notables del Beni” e presidente da
“Sociedad de Escritores de Guayaramerín” (Guayaramerín, Beni, Bolívia), que
gentilmente participa desse pequeno artigo.
“Para que o tempo não fira a nossa memória”
As nações indígenas de Moxos viveram cem anos
de ouro pois, foram orientados e sujeitos à formação humana e produtiva pelos
missionários jesuítas. Depois da expulsão dos jesuítas de todos os domínios da
coroa espanhola vieram os governadores espanhóis que os espoliaram até o extremo,
de tal modo que os líderes mojenhos decidiram dar-se ao governo próprio. Pedro
Ignacio Muiba iniciou a insurreição libertária em 1802 até conseguir o primeiro
governo indígena de nossa América Morena e de Moxos em 10 de novembro de 1810
até janeiro de 12 de janeiro de 1811, dia em que foi impiedosamente
assassinado.
Discursou Pedro Ignacio Muiba na praça
pública da Segunda Missão Jesuítica de Trinidad, diante das autoridades
políticas e religiosas, acompanhado do demais insurgentes trinitários e loretanos
por volta das 10 horas da manhã do dia 10 de novembro de 1810. Com a voz
potente de quem tem a autoridade proclamou sem rodeios:
¡Ma taeyara’o to España tepenoripo!
]“Viti vitjiwyorepo Tajích o to wonorekopi. To ´pog´e Vye´e nawoniipi no ´chosionini Vyochkono.
Eno nackichojruu´i no espanoriono.”
Muechjimiwo ma tata ´nasio Muiwa.
(Palavras do cacique Pedro Ignacio Muiba, texto em língua
Mojenha/Trinitária do prof. Jeronimo Tamo corrigido pelo “Instituto de Lengua
Mojeño trinitário José Santos Noco Guaji”, Trinidad, Beni, Bolívia).
Tradução:
“O rei de Espanha morreu. Nós seremos livres
por nosso próprio mandato. As terras são nossas por delegação de nossos
antepassados, a quem os espanhóis espoliaram.”
Desde esse momento o governador e os curas que o protegiam se refugiaram no templo durante três dias, até que chegaram as forças realistas dirigidas por Juan Maraza, cacique de São Pedro, capital de Moxos.
Imagem copiada do livro de Antonio Carvalho Urey, 2005, intitulado Pedro Ignacio Muiba “O herói”, quarta edição, impresso na industrias gráficas Sirenas, Santa Cruz, Bolivia, 2010.
Os colonizadores com o auxílio dos canichanas (guaranis), liderados pelo
cacique Juan Maraza, reprimiram violentamente a revolta. Ao final da repressão,
Juan Maraza recebeu, das autoridades coloniais, uma série de privilégios.
Anos depois, em 1822, o governador Francisco Javier de Velasco, revogou
todos os privilégios dados ao cacique. Maraza, insatisfeito, dirigiu-se a
Trinidad com a intenção de reclamar o retorno dos privilégios. Ao
entrevistar-se com Velasco, no palácio do governo, Maraza foi assassinado. Os
canichanas do pueblo de San Pedro,
profundamente ofendidos com o ato do governador, tomaram Trinidad e o mataram,
assim como aos seus assistentes, e incendiaram o palácio do governo. Não foi
essa a última rebelião indígena no Beni, que continuou enquanto perdurou a
exploração e o sacrifício dos indígenas. É que rebeliões são como plantas, que
somente fertilizam quando semeadas no terreno fértil da opressão, quando então transformam-se
nessas frondosas árvores chamadas de revoluções que com suas extensas copas
lançam sua sombra de sofrimento e destruição sobre uns e outros, opressores e
oprimidos.
O ensaio que segue foi elaborado para ser apresentado na cerimônia de abertura do Seminário Integrado de Ensino e Pesquisa e a Semana de História –
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