Segunda-feira, 10 de maio de 2021 - 09h17
Bagé, 10.05.2021
Navegando o Tapajós ‒ Parte XVI
(Jayme Caetano Braun)
No linguajar barbaresco
E xucro da minha gente
Teu sentido é diferente,
Substantivo bendito,
Pois desde o primeiro grito
De “o de casa” dado aqui,
O Rio Grande fez de ti
O mais sacrossanto rito!
Não há rancho miserável
Da nossa terra querida,
Onde não sejas cumprida
No mais campeiro rigor,
Porque Deus Nosso Senhor
Quando te botou carona,
Já te largou redomona
Sem baldas de crença ou cor! [...]
06.10.2013 – Partida para Santarém, PA
A
viagem para Santarém, PA, prometia. Acordei às 03h50 e embarquei no táxi
providenciado pelo meu genro Samure às 04h30 pontualmente, como programado. O
simpático taxista Régis conduziu-me celeremente até o Aeroporto Salgado Filho.
O trânsito, normalmente caótico de nosso querido Porto, às vezes não muito
Alegre, nas madrugadas flui tranquilo e rápido.
A
minha querida Rosângela já tinha feito o check-in pela internet o que agilizou
bastante o embarque. O voo da TAM partiu exatamente às 06h00, um céu de
Brigadeiro prenunciava uma viagem sem percalços. Durante o percurso, o
Comandante avisou que chegaríamos vinte minutos antes do horário. De nada adiantou
a pressa; chegando a Guarulhos, SP, tivemos de esperar, na pista, autorização
para o desembarque. Busquei o Portão 9 para minha conexão para Belém, PA, em um
enorme corredor que servia de acesso aos Portões de número 1 a 13. O colossal
acesso era interrompido, bruscamente, na altura do portão 7A por uma grande
porta.
Eu
estava tentando encontrar o acesso ao tal Portão 9, quando observei que uma
jovem se encontrava na mesma dificuldade que eu e saímos, juntos, em busca de
maiores informações.
Finalmente
fomos avisados de que a tal porta só abriria às 10h00 e aproveitamos o tempo
disponível, três horas, para conversar. A Lisandra é uma dessas jovens
empreendedoras e simpáticas Paraenses que abandonou a terra natal ‒ Santarém ‒
para cursar Nutrição em Belém. O bate-papo foi agradável e o tempo passou
rápido. A Lisandra mostrou fotos da família, do seu curso e me conseguiu um
contato importante, seu avô Tenório, que mora em Prainha, PA que, certamente,
usarei na minha derradeira descida pela Bacia do Amazonas (Santarém/Belém).
Várias pessoas chegavam ao final do corredor totalmente perdidas, como nós
anteriormente, e procurávamos orientá-los, a Lisandra só deixava comigo quando
se tratava de um “hermano” falando
castelhano.
A
urbanidade e educação dessa pequena Paraense ficaram, mais uma vez, patentes
quando se aproximou um casal de idosos, levantei-me, imediatamente, para ceder
o assento ao ancião e, ao olhar para o lado, verifiquei que minha gentil amiga
já oferecia o seu lugar à senhora que o acompanhava.
Um Viktor Navorski no Val-de-Cans
O nome Val-de-Cans aparece nos documentos desde a medição e demarcação de
légua patrimonial do Conselho do Senado e da Câmara de Belém, com data de
20.08.1703. Sabe-se também que o nome Val-de-Cans, como de outras cidades,
originou-se de uma região localizada em Portugal. A fazenda Val-de-Cans foi
deixada em testamento por D. Maria Mendonça aos Padres Mercedários em 1675.
Posteriormente, por Carta Régia de 1798, foi autorizado o sequestro e venda dos
bens dos Padres, logo após, comercializado por terceiros. (Fonte: Infraero)
Cheguei
ao Aeroporto Val-de-Cans de Belém, PA, às 14h26, aguardava-me uma longa espera
pois meu voo para Santarém só partiria às 23h40. Na área de desembarque
procurei me informar com uma funcionária que ali trabalhava e, novamente, a
cortesia Paraense se manifestou. Ficamos um longo tempo conversando sobre a
região e a viagem que ela estava programando ao Sul para visitar a Serra
Gaúcha, o Uruguai e a Argentina.
O
Paraense, em especial, e o Nortista em geral esbanjam simpatia, ao contrário de
nós sulistas citadinos, geralmente fechados, ensimesmados, aproximando-se das
pessoas com seu sorriso farto e coração aberto.
Quem
não assistiu ao filme “O Terminal” no
qual Tom Hanks, protagonizando o personagem Viktor Navorski, um cidadão da
Europa Oriental em viagem a Nova York, que tem seu passaporte invalidado em
decorrência de um golpe de estado no seu país. Viktor, impedido de entrar nos
Estados Unidos e sem poder retornar à sua terra natal, em virtude do golpe,
passa seus dias de asilo no próprio aeroporto à espera de uma solução. Nesse
período, ele vai vivenciando e participando ativamente das complexidades do
mundo do Terminal onde está preso. Eu, depois de algum tempo, comecei a me
sentir um Viktor Navorski; os funcionários e trabalhadores já me cumprimentavam
com um grande sorriso e cheguei a auxiliar o pessoal de terra indicando aos
passageiros desorientados as escadarias de acesso ao Terminal Remoto Doméstico,
próximo ao Portão número 1 onde me encontrava. Telefonei para o Comandante do
8°BEC Coronel Sérgio Codelo informando-o do andamento da viagem e o caro amigo
disse que estaria me aguardando no aeroporto. Tentei demovê-lo, mostrando que
só chegaria por volta da 00h59, mas ele, com a fidalguia azul turquesa de
sempre, disse que fazia questão.
07.10.2013 – Aportando na Pérola do Tapajós
A
chegada do voo, mais uma vez foi antecipada, desta feita apenas três minutos
(00h56), e chegamos à nossa querida Santarém onde fomos recepcionados pelo
Coronel Codelo, um paulista de boa cepa.
(Fernando Pessoa)
Navegadores
antigos tinham uma frase gloriosa:
“Navegar
é preciso; viver não é preciso”.
Quero
para mim o espírito [d]esta frase,
Transformada
a forma para a casar como eu sou:
Viver
não é necessário; o que é necessário é criar.
Não
conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso.
Só
quero torná-la grande,
Ainda
que para isso tenha de ser o meu corpo
E
a [minha alma] a lenha desse fogo.
Só
quero torná-la de toda a humanidade;
Ainda
que para isso tenha de a perder como minha.
Cada
vez mais assim penso. [...]
Plutarco
escreveu mais de 200 livros, dos quais destacamos a obra “Bioi Paraleloi” – Vidas Paralelas – uma coletânea de 64 biografias
de personalidades gregas e romanas, algumas lendárias. A frase título deste
artigo foi citada, por Plutarco na obra “Vitae
illustrium virorum – Pompey”. Plutarco relata que na hora de partir, uma
forte tempestade se abateu sobre o Mar, deixando inseguros os capitães das
naus. Pompeu subiu a bordo mandou levantar âncora, içar velas, soltar amarras
e, em seguida, pronunciou a célebre frase:
“Navegar é preciso; viver não é preciso”.
Seu
exemplo encorajador foi, imediatamente, seguido pelos antes temerosos capitães.
07.10.2013 – 8°BEC, Santarém, PA
Apesar
de ter dormido tarde (02h00), acordei cedo (06h00). Meu corpo precisava se
adaptar rapidamente às condições atmosféricas santarenas e recuperar o sono
perdido, agora de manhã, não era uma opção digna de consideração, farei isso à
noite dormindo mais cedo.
Fiz
uma caminhada forçada de duas horas, o desconforto causado pelo calor abrasivo
e a opressiva umidade são complicadores que precisam ser neutralizados
imediatamente. O 8°BEC, Batalhão Rondon, o primeiro Batalhão de Engenharia de Construção
da Engenharia Militar Brasileira está literalmente encravado em uma bela e
preservada área na Serra Piquiatuba. As estradas que ligam o Quartel, Posto de
Saúde e Vilas Militares cortam a bela mata nativa de onde, vez por outra,
brotam cintilantes borboletas “Morpho
didius”. As borboletas do gênero Morpho são predominantemente azuis e vivem
nas florestas tropicais da América Central e do Sul e sua característica
iridescente azul-metálica, proporcionada pela reflexão da luz, as tornam
únicas. Tive a oportunidade de observar várias delas com mais de 15 cm de
envergadura. Cada volta do trajeto que eu escolhera durava exatamente 30
minutos e na terceira volta deparei-me com uma árvore que tinha acabado de cair
bloqueando a estrada. Estava de tal modo atacada pelos cupins que se espatifou
em diversos pedaços, retirei os troncos maiores e improvisei uma vassoura para
limpar a área. As estradas abertas em plena mata dão oportunidade para que
espécies arbóreas menos nobres e, consequentemente, mais frágeis se desenvolvam
na clareira artificialmente aberta expondo seus troncos extremamente
vulneráveis aos ataques de insetos.
Madrugando no Passado
A
retirada do tronco da estrada fez-me madrugar no passado, minha visão pretérita
visualizou um jovem e entusiasmado Capitão Comandante da 1ª Companhia de
Engenharia de Construção, do 6° BEC (Boa Vista, RR).
A
companhia sediada nas proximidades do Rio Abonari, km 202 da BR-174,
inspecionando e fiscalizando meticulosamente os trabalhos executados pelos meus
pelotões. Meu trecho de responsabilidade ia do km 10, Manaus, AM, até o Rio
Jauaperi, RR. Sempre levava comigo, na carroceria da “C 10”, um machado e uma motosserra, na cintura uma pistola Colt
M1911 .45, que pertencera a meu pai – o velho e saudoso Cassiano –, e nas mãos
uma Sauer cano duplo, calibre 16, com dois cartuchos carregados com chumbo 3T.
Jamais
permiti que um tronco de árvore obstruísse o tráfego da BR-174; diversas vezes
eu e meu motorista lançamos mão do machado e da motosserra para cumprir nossa
missão – garantir o tráfego a qualquer custo. Na minha gestão (1982/1983), a
BR-174 jamais ficou um dia inteiro interrompida, apesar das quedas de pontes de
madeira e rompimentos de bueiros – orgulhosamente posso dizer que “Cumpri a Missão”. Na época das chuvas,
nossa atenção recaia, principalmente, sobre os bueiros Armco e pontes de
madeira, não permitindo que entulhos orgânicos, bloqueassem a boca de montante
dos bueiros ou se alojassem perigosamente nos pilares das pontes. Os troncos
pequenos conseguíamos deslocar utilizando varas e os maiores tinham, muitas
vezes, de ser cavalgados e orientados de maneira a passar pelo bueiro, o
processo exigia uma atenção especial – abandonar a insólita montaria na hora
certa para não ser tragado perigosamente pelas águas e entrar pelo “tubo”.
As
armas, por sua vez, tinham uma razão de ser: como militar usava a .45 como
determinava o regulamento, e a calibre 16 para cumprir uma promessa que fizera
no Projeto Anauá, onde eu era responsável pela construção de estradas vicinais
do INCRA que assentava agricultores na região. Certa feita, uma senhora trouxe
seu filho moribundo, que devia ter uns oito anos de idade, picado por uma
surucucu-pico-de-jaca. Apesar de todos os esforços realizados pelo nosso
enfermeiro a criança veio a falecer tragicamente poucos minutos depois.
A
mãe, em prantos, relatou que o IBAMA, extremamente condescendente com estas
víboras mortais, não se importava com eventuais mortes de seres humanos
causadas por elas. Afirmou, colérica, que um funcionário do órgão tinha
censurado grosseiramente e ameaçado de multar um vizinho seu que matara um
desses letais animais. Prometi a ela, então, que faria a minha parte – nenhuma
surucucu-pico-de-jaca que cruzasse meu caminho ficaria impune – e por isso
carregava a calibre 16 que exterminou, sem dó nem piedade, mais de uma dúzia
destas temíveis criaturas.
Valoroso “Cabo
Horn”
O
Coronel Sérgio Codelo convidou-me para almoçar no rancho do Batalhão onde tive
a oportunidade de rever meus caros amigos Miranda e Feldmann da nobre arma de
Villagran. À tarde, fui verificar as condições do caiaque, recuperado pelos
integrantes do Batalhão Rondon, que reluzente exibia sua nova pintura azul
turquesa, uma justa homenagem ao 8°BEC e à Engenharia Militar Brasileira que,
nas três últimas jornadas – Rio Amazonas I (Manaus/Santarém – 851 km), Rio
Madeira (Porto Velho/Santarém – 2.000 km) e Rio Juruá (Foz do Breu/Manaus –
3.950 km), nos apoiou valorosamente.
O
bravo “Cabo Horn” nem parecia aquele
velho e roto veterano do Juruá, com 9.454 km percorridos nos amazônicos
caudais. Fui depois providenciar alguns artigos farmacêuticos e caixas à prova
d’água para transportarmos alimentos perecíveis e material eletrônico na “voadeira” de apoio.
08.10.2013 – Pernoite no Piquiatuba
Depois
do café da manhã, desloquei-me para o Porto do 8°BEC onde estavam ancorados a
Balsa Rondon e o Piquiatuba. Encontrei os amigos do Grupo Fluvial e
aproveitamos para testar a “Mirandinha”
que seria empregada no reconhecimento do Tapajós, como barco de apoio.
A
lanchinha tinha sido pintada e o velho motor de 40HP devidamente manutenido,
enfrentamos as ondas do Tapajós e depois adentramos no Lago do Juá, o teste foi
um sucesso total. Depois fiquei conversando durante um bom tempo com o Cabo
Adailson da Costa Branches, um estudante de Direito inteligente e muito falante
que discorreu sobre os mais variados temas com uma fluência digna dos
discípulos de Rui Barbosa. À tarde, o Adailson, os Soldados Walter Vieira Lopes
e Marçal Washington Barbosa Santos foram ao Batalhão buscar o material de
rancho e o caiaque. O “Cabo Horn”
estava impecável, coloquei os adesivos da “Opium
Fiberglass” e da “Raia 1”, dois
de meus fiéis patrocinadores, e a embarcação ficou ainda mais charmosa. Esta
noite pernoito no Piquiatuba para ir me adaptando aos poucos ao ambiente
aquático, além de liberar o quarto da Casa de Hospedes do Batalhão para a
instalação de uma comitiva que estava prestes a chegar.
09.10.2013 – Porto Piquiatuba
A
noite foi agradável, a perspectiva de dar início a uma nova jornada me
entusiasmava. Depois do café matinal, o Mário se apresentou na balsa e foi até
o Batalhão fazer sua apresentação enquanto o Marçal começou a preparar o
caiaque, colocação do leme, linhas de vida, todo o material que tinha sido
retirado para permitir que ele fosse restaurado e pintado, enfim para deixá-lo
em condições ideais de navegabilidade. Fui até o Batalhão e à cidade ultimar
algumas providências administrativas e retornei ao Porto.
Eu
e o Marçal fomos navegar no Tapajós. As águas verde-azuladas transparentes, a
brisa morna vindo do Nordeste, as suaves marolas, as praias imaculadas ao fundo
insistiam para que prontamente déssemos início à nossa missão, eu estava
literalmente imerso na “Magia das águas”.
À
noite, aproveitando a chegada do Cabo Mário Elder Guimarães Marinho,
comemoramos o início da missão na sorveteria Bela Vista.
A Magia das Águas
Ama as águas! Não te afastes delas! Aprende o que te
ensinam! Ah, sim! Ele queria aprender delas, queria escutar a sua mensagem.
Quem entendesse a água e seus arcanos – assim lhe parecia – compreenderia muita
coisa ainda, muitos mistérios, todos os mistérios. (HESSE)
Hermann
Hesse reporta no seu livro “Sidarta”
as experiências de um jovem brâmane em eterna busca pelo conhecimento e a luz.
Abandonando
a casa paterna, Sidarta iniciou sua jornada na companhia dos “Samanas” ([1]).
Três anos se passaram e Sidarta verificou que a vida samana era uma forma de
fugir da vida e os abandonou. Seguindo sua busca, Sidarta se tornou discípulo
do Buda. Algum tempo depois, porém, ele se convenceu de que a iluminação não
podia ser alcançada por doutrinas, só por vivência, e que a experiência da
iluminação era impossível de ser transmitida. Resolveu seguir seu próprio
caminho sem nenhuma doutrina, nenhum mestre, até alcançar a redenção ou morrer.
Atraído pela beleza e sensualidade da cortesã Kamala, se entregou de corpo e
alma aos prazeres mundanos até que, arrependido, se deu conta de que mais do
que tudo “causavam-lhe asco a sua própria
pessoa, os cabelos perfumados, o bafo de vinho que sua boca exalava, a flacidez
e o mal-estar de sua pele”. Depois de pensar, inclusive, em suicidar-se,
encontrou a paz, o conhecimento divino e se tornou um ser de luz através de um
homem simples, um balseiro que lhe reportou os mistérios da vida aprendidos no
levar constante de pessoas de uma margem à outra e nos conhecimentos adquiridos
com o Irmão Rio.
Bibliografia
PLUTARCO. Lúcio
Méstrio. Vitae Illustrium Virorum – Itália – Roma – Adolph
Rusch, 1473-1477.
Solicito Publicação
(*) Hiram Reis e Silva é Canoeiro, Coronel de Engenharia, Analista de
Sistemas, Professor, Palestrante, Historiador, Escritor e Colunista;
· Campeão do II
Circuito de Canoagem do Mato Grosso do Sul (1989)
· Ex-Professor
do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA) (2000 a 2012);
· Ex-Pesquisador
do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx);
· Ex-Presidente
do Instituto dos Docentes do Magistério Militar – RS (IDMM – RS);
· Ex-Membro do
4° Grupamento de Engenharia do Comando Militar do Sul (CMS)
· Presidente da
Sociedade de Amigos da Amazônia Brasileira (SAMBRAS);
· Membro da
Academia de História Militar Terrestre do Brasil – RS (AHIMTB – RS);
· Membro do
Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul (IHTRGS – RS);
· Membro da
Academia de Letras do Estado de Rondônia (ACLER – RO)
· Membro da
Academia Vilhenense de Letras (AVL – RO);
· Comendador da
Academia Maçônica de Letras do Rio Grande do Sul (AMLERS)
· Colaborador
Emérito da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG).
· Colaborador
Emérito da Liga de Defesa Nacional (LDN).
· E-mail: hiramrsilva@gmail.com.
[1] Samana: indivíduo que abandona as obrigações da vida social para
encontrar o caminho de uma vida de mais harmonia (sama) com a natureza.
O PENTRIVIUM e o Terno Pitagórico
Porto Alegre, RS, 04.04.2025 Mais uma vez tenho a honra de repercutir um artigo de meu Mestre Higino Veiga Macedo. O PENTRIVIUM e o Terno Pitagórico
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