Domingo, 28 de julho de 2013 - 18h01
Vivenciamos uma semana mágica. Mensagens de Fé e de Esperança foram plantadas no coração e nas mentes de jovens e adultos de todas as raças e de todas as crenças. No encerramento da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), um cartaz, em especial, chamou-me a atenção no meio da enorme multidão que assistia a missa, neste domingo, em Copacabana:
‒ “Papa Francisco sou evangélico mas eu te amo”.
Um pequeno cartaz, com uma grande mensagem, que representa a capacidade deste Papa Jesuíta-Franciscano que veio para simplificar a linguagem da evangelização e modernizar a igreja além de estabelecer um diálogo salutar com as demais manifestações religiosas. Um Papa realmente Santo que foi capaz de realizar o milagre de os brasileiros se apaixonarem por um argentino.
- Frases de Franciscus
Vocês já têm um Deus brasileiro, queriam um Papa brasileiro também?
Não é a liberação das drogas que irá reduzir a dependência química.
Tudo aquilo que se compartilha, se multiplica.
- Franciscus, Profeta do Diálogo
O Papa, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, ao se referir às manifestações que pipocam em todo o país desde junho afirmou que o momento “exige um diálogo construtivo”:
“O diálogo entre as gerações, o diálogo com o povo, a capacidade de dar e receber, permanecendo abertos à verdade. (...) A cultura do encontro é a única que pode fazer uma pessoa, uma família, uma sociedade crescer”, disse, apostando em apenas uma palavra: Diálogo, diálogo e diálogo”. (Franciscus)
- Franciscus, Profeta da Inclusão
Fez um apelo a toda a sociedade para que trabalhe à exaustão no sentido de promover a inclusão social e econômica:
“O futuro exige de nós uma visão humanista da economia e uma política que realize cada vez mais e melhor a participação das pessoas, evitando elitismos e erradicando a pobreza”. A favor dos oprimidos, citou o profeta Amós: “Esmagam a cabeça dos fracos com o pó da terra e tornam a vida dos oprimidos impossível. Os gritos por justiça continuam ainda hoje”. (Franciscus)
- Franciscus, Profeta da Ética
Dirigindo-se aos governantes e a todos aqueles que exercem funções diretivas apresentou-lhes um derradeiro desafio:
“Pode haver, porém, o perigo da desilusão, da amargura, da indiferença, quando as aspirações não se cumprem. Esse sentido ético aparece, nos nossos dias”, como um desafio histórico sem precedentes. Impõe-se o vínculo moral com uma responsabilidade social e profundamente solidária”. (Franciscus)
- Franciscus, Profeta da Simplicidade
Reconheceu publicamente que a Igreja vem perdendo muitos fiéis em todo o mundo faz um apelo aos seus missionários:
“Eu gostaria que todos nós nos perguntássemos hoje: ainda somos uma Igreja capaz de aquecer os corações? Hoje, precisamos de uma Igreja capaz de andar ao lado das pessoas, de fazer mais do que simplesmente ouvi-las. Às vezes perdemos as pessoas, porque elas não entendem o que estamos dizendo, porque esquecemos a linguagem da simplicidade e importamos um intelectualismo estrangeiro para o nosso povo”. (Franciscus)
- Livro do Autor
O livro “Desafiando o Rio-Mar – Descendo o Solimões” está sendo comercializado, em Porto Alegre, na Livraria EDIPUCRS – PUCRS e na rede da Livraria Cultura (http://www.livrariacultura.com.br). Para visualizar, parcialmente, o livro acesse o link:
http://books.google.com.br/books?id=6UV4DpCy_VYC&printsec=frontcover#v=onepage&q&f=false
----------------------------------------------------
Fonte: Coronel de Engenharia Hiram Reis e Silva
Professor do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA);
Presidente da Sociedade de Amigos da Amazônia Brasileira (SAMBRAS);
Membro da Academia de História Militar Terrestre do Brasil – RS (AHIMTB – RS);
Membro do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul (IHTRGS);
Colaborador Emérito da Liga de Defesa Nacional.
E-mail: hiramrsilva@gmail.com
Qualquer Semelhança não é Mera Coincidência – X
Bagé, 20.12.2024 Continuando engarupado na memória: Tribuna da Imprensa n° 3.184, Rio, RJSexta-feira, 25.10.1963 Sindicâncias do Sequestro dão e
Qualquer Semelhança não é Mera Coincidência – VI
Silva, Bagé, 11.12.2024 Continuando engarupado na memória: Jornal do Brasil n° 224, Rio de Janeiro, RJ Quarta-feira, 25.09.1963 Lei das Selvas T
Qualquer Semelhança não é Mera Coincidência – IV
Bagé, 06.12.2024 Continuando engarupado na memória: Jornal do Brasil n° 186, Rio de Janeiro, RJSábado, 10.08.1963 Lacerda diz na CPI que Pressõessã
Qualquer Semelhança não é Mera Coincidência – III
Bagé, 02.12.2024 Continuando engarupado na memória: Jornal do Brasil n° 177, Rio de Janeiro, RJQuarta-feira, 31.07.1963 JB na Mira O jornalista H