Terça-feira, 18 de dezembro de 2012 - 07h44
Hiram Reis e Silva,
Cruzeiro do Sul, Acre,
14 de dezembro de 2012.
Alguns amigos mais próximos preocupados com a nossa jornada pelo Vale do Juruá nos indagaram sobre o apoio do Exército à Operação. Queremos deixar bem claro que o alvo de nossas críticas jamais foi a Força Terrestre, instituição a quem prezamos acima de tudo. Meu grito de revolta foi e continuará sendo contra os entraves legais que obstaculizam a realização de expedições como a nossa.
Os Comandantes Militares das mais diversas organizações militares da Amazônia não mediram esforços em nos apoiar apesar das restrições burocráticas e orçamentárias. A disponibilização e o transporte das embarcações envolveram o 2º Grupamento de Engenharia, Manaus, AM, o 8º Batalhão de Engenharia de Construção, Santarém, PA, o 5º Batalhão de Engenharia de Construção, Porto Velho, RO, o 7º Batalhão de Engenharia de Construção, Rio Branco, AC e o 61º Batalhão de Infantaria de Selva (61º BIS), Cruzeiro do Sul, AC.
O 61º BIS disponibilizou-nos transporte e pessoal para que pudéssemos ultimar todos os preparativos para viagem. O Major Odney de Souza e Silva, Sub-Comandante do 61º BIS (Batalhão Marechal Thaumaturgo de Azevedo), foi incansável em atender às nossas demandas.
- General de Brigada Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira
Tivemos a grata satisfação de conhecer o General Paulo Sérgio, Comandante da 16º Brigada de Infantaria de Selva, Tefé, AM, que se encontrava na guarnição em visita de inspeção. Tivemos a oportunidade de confraternizar com ele e sua equipe em mais de uma oportunidade e em cada uma delas o Gen Paulo Sérgio fez questão de mencionar nosso trabalho e hipotecar total apoio à Expedição.
- Partida para a Foz do Breu (15 de dezembro de 2012)
Depois de dois dias de intensos preparativos que contaram com a manutenção e reparo das embarcações, carregamos os dois caiaques na lancha para evitar o contratempo que sofremos em 2009 no Rio Purus onde um dos caiaques foi danificado seriamente. As rações, combustível, salva-vidas, telefone satelital, enfim todos os itens solicitados foram disponibilizados pelo 61º BIS. Ultimamos os preparativos e voltamos nossa proa rumo a Marechal Thaumaturgo, parada intermediária antes de alcançarmos a Foz do Breu.
- Livro do Autor
O livro “Desafiando o Rio-Mar – Descendo o Solimões” está sendo comercializado, em Porto Alegre, na Livraria EDIPUCRS – PUCRS e na rede da Livraria Cultura (http://www.livrariacultura.com.br). Para visualizar, parcialmente, o livro acesse o link:
http://books.google.com.br/books?id=6UV4DpCy_VYC&printsec=frontcover#v=onepage&q&f=false
----------------------------------
Fonte: Coronel de Engenharia Hiram Reis e Silva
Professor do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA);
Presidente da Sociedade de Amigos da Amazônia Brasileira (SAMBRAS);
Membro da Academia de História Militar Terrestre do Brasil – RS (AHIMTB – RS);
Membro do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul (IHTRGS);
Colaborador Emérito da Liga de Defesa Nacional.
E-mail: hiramrs@terra.com.br
Blog: http://www.desafiandooriomar.blogspot.com
Qualquer Semelhança não é Mera Coincidência – X
Bagé, 20.12.2024 Continuando engarupado na memória: Tribuna da Imprensa n° 3.184, Rio, RJSexta-feira, 25.10.1963 Sindicâncias do Sequestro dão e
Qualquer Semelhança não é Mera Coincidência – VI
Silva, Bagé, 11.12.2024 Continuando engarupado na memória: Jornal do Brasil n° 224, Rio de Janeiro, RJ Quarta-feira, 25.09.1963 Lei das Selvas T
Qualquer Semelhança não é Mera Coincidência – IV
Bagé, 06.12.2024 Continuando engarupado na memória: Jornal do Brasil n° 186, Rio de Janeiro, RJSábado, 10.08.1963 Lacerda diz na CPI que Pressõessã
Qualquer Semelhança não é Mera Coincidência – III
Bagé, 02.12.2024 Continuando engarupado na memória: Jornal do Brasil n° 177, Rio de Janeiro, RJQuarta-feira, 31.07.1963 JB na Mira O jornalista H