Segunda-feira, 6 de maio de 2024 - 07h00
Bagé,
06.05.2024
Marina do
Lessa ‒ Veleiros Saldanha da Gama
É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar
triunfos e glórias, mesmo expondo-se à derrota, do que formar fila com os
pobres de espírito, que nem gozam muito, nem sofrem muito, porque vivem nessa
penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota. (Theodore Roosevelt)
Depois de
realizar oito incursões pela Laguna dos Patos, Lagoa Mirim e Lagoa Mangueira,
persisto na busca de novos desafios. Os sedutores Mares de Dentro, tal como as
ancestrais nereidas da mitologia grega, vem, através dos tempos, cativando,
enfeitiçando mesmo, os mais arrojados argonautas ‒ como diz o meu caríssimo
amigo e intrépido velejador Coronel PM Sérgio Pastl: “Eu sonho com a Laguna, penso nela todos os dias, por vezes tenho medo,
mas é uma cachaça”.
Nossos
belos mananciais lacustres encantam pela bela vegetação nativa marginal,
emoldurada por gigantescas, sofridas e seculares figueiras, ilhas paradisíacas,
monumentais falésias, diversificada avifauna e límpidas águas, águas por vezes
cálidas e mansas a espelhar o infindo e místico firmamento e, outras tantas,
revoltas como as de um imenso oceano forçando-nos a reconhecer nossa pequenez
perante o furor da procela sempre acompanhada de ventos e vagas formidáveis.
Decidi,
portanto, fechar, com chave de ouro, minhas lagunares jornadas com a inédita “I Circunavegação dos Mares de Dentro”
(navegação da Laguna dos Patos e Lagoa Mirim) utilizando meu caiaque oceânico “Argo II”, modelo Cabo Horn, da Opium
Fiberglass, com o apoio do veleiro “Corais”,
modelo Day Sailer, pilotado pelo Comandante Norberto Weiberg.
Fui
autorizado, pelo General-de-Exército Edson Leal PUJOL Comandante do Comando
Militar do Sul (CMS), líder da tropa de Elite do Combate Convencional do
Exército Brasileiro, a dar início à esta Circunavegação e a continuar com
minhas pesquisas e jornadas aquáticas em todo o território nacional.
O CMS
enquadra, hoje, 162 Organizações Militares (OM) sediadas no Paraná, Santa
Catarina e Rio Grande do Sul, duas Divisões de Exército, duas Regiões
Militares, oito Brigadas, totalizando um efetivo aproximado de 55 mil militares
– um quarto do efetivo do Exército brasileiro. O CMS concentra 90% dos
blindados, 100% da Artilharia Autopropulsada, 75% da Artilharia de Campanha,
75% da Engenharia de Combate e mais de 80% dos Meios Mecanizados da Força
Terrestre.
Planejei
partir da Marina do Lessa (Belém Novo ‒ Porto Alegre, RS), no dia 05.03.2016,
percorrer toda a Costa Oriental da Laguna dos Patos, subir o Canal de São
Gonçalo, navegar pela Costa Ocidental brasileira da Lagoa Mirim desde o São
Gonçalo até a Foz Rio Jaguarão, continuando pela Costa Ocidental uruguaia do
Jaguarão até o Arroio San Miguel, retornando pela Costa Oriental da Lagoa
Mirim, Canal São Gonçalo e Costa Ocidental da Laguna dos Patos, totalizando mais
de 1.200 km.
Estávamos,
naquele oportunidade, vivenciando, sem sombra de dúvida, o mais conturbado
momento político de toda história republicana de nosso país. “Nunca antes na história deste País” a
corrupção, os desmandos generalizados em todos os níveis da administração
pública, a falta de gestão, e o império de um sectarismo político doentio e
vampiresco que drenou os recursos de nossa nação para enriquecer seus vis
correligionários, se fizeram tão presentes.
Este
triste período passará para a história como a etapa mais caliginosa de nosso
torrão, a fase das “Três Décadas Perdidas”.
Algumas instituições perderam totalmente a credibilidade, os conchavos deram
oportunidade aos menos capazes de assumir cargos; a educação, a saúde e a
segurança foram sucateadas, atingindo um nível jamais visto. O Império do Caos,
tinto de vermelho, cravou profundamente suas garras nos corações e mentes do
povo brasileiro. O momento histórico pelo qual estamos passando levou-me a
batizar esta Circunavegação de “Jornada
Patriótica”, denominação que, oportunamente, justificarei. Permearei meu
Diário de bordo com notícias que pipocavam pela mídia tendo em vista que
durante nossas paradas, ao conseguir manter contato com familiares, ficávamos a
par dos acontecimentos.
Marina do Lessa ‒ Pta das Desertas
(05.03.2016)
A deputada
comunista Jandira Feghali [PC do B - RJ], linha auxiliar do PT, gravou um vídeo
na sexta-feira durante encontro com Lula na intenção de mandar um recado à
militância, mas acabou expondo involuntariamente o palavreado do ex-Presidente
contra as investigações de que é alvo. Logo no começo do vídeo, é possível ver
e ouvir Lula ao fundo, em conversa por telefone [ele tem celular?] com a
suposta Presidente Dilma Rousseff, conforme a própria Jandira informa, olhando
para a câmera. “Eles que enfiem no cu todo o processo”,
esbraveja Lula, em mais uma prova de que se acha acima da lei e despreza as
instituições democráticas. (Felipe Moura Brasil ‒ Revista Veja, São Paulo, SP,
05.03.2016)
Os amigos
Norberto e Pastl chegaram a minha residência em Ipanema antes das 08h00.
Carregamos o caiaque e as tralhas no reboque do “Corais” e, logo que chegamos à Marina do Sr. Jorge Alberto Lessa
(30°14’09,7” S/51°10’01,2” O), às 09h00, lançamos o veleiro e o caiaque n’água,
colocamos o mastro no Corais e carregamos as tralhas de acampamento.
Parti do
Lessa, às 10h00, deixando os velejadores ultimando os preparativos para a
viagem. Aportei na Ilha do Chico Manoel (30°15’45,5” S / 51°09’48,4” O) onde
conversei com o Comandante Luiz Morandi, Prefeito da Ilha, que estava ancorando
o seu formidável veleiro Chamonix.
Mais uma
vez o experiente velejador, lancheiro e reconhecido gourmet, gentilmente
autorizou que acantonássemos nas instalações da Ilha por ocasião de nosso
retorno a Porto Alegre. Às 10h30, avistei a equipe de apoio, largando da Marina
do Lessa, aguardei um pouco e remei até me posicionar entre a Ilha e a Ponta
dos Quatis. Fiz contato através do rádio, informando que aproaria diretamente
para o Farol de Itapoã. O veleiro, inicialmente, deslocava-se com muita
lentidão e resolvi, às 13h45, fazer uma breve parada na face Norte da Ilha do
Junco (30°21’13,6” S / 51°04’03,9” O) onde me hidratei e estiquei as pernas.
Quando o veleiro se aproximou, parti.
No
planejamento inicial o Norberto tinha optado por pernoitar na Ponta Escura,
margem oposta ao Farol, mas, como chegamos cedo, às 14h30, ao Farol de Itapoã
(30°23’06,5” S / 51°03’34,6” O), decidimos pernoitar em um pequeno bosque de
eucaliptos, meu velho conhecido, localizado no ponto extremo da Ponta das
Desertas (30°26’12,8” S / 50°55’13,7” O).
Aportamos,
às 16h30, montamos acampamento; o Cel Pastl preparou o jantar, coloquei uma
pequena malhadeira (rede) para garantir alguns peixes para o dia seguinte e,
depois do banho, nos recolhemos antes do pôr-do-sol, buscando proteção do forte
vendaval que fustigou a região pouco antes do anoitecer.
Eu tinha
percorrido 39,3 km, uma marca razoável, tendo em vista a hora da partida e que
neste ano eu só remara quatro dias, em janeiro, na Lagoa Mangueira. Reporta-nos
o Comandante Sérgio Pastl:
No dia 05 de março, fui com o
Norberto, no Corais, e o Hiram, no Argo II, ao Lessa. Dali zarpamos às 10h00,
rumo à Itapuã. O vento era Sul, fraco, o motor mercury pifou, na largada, como
sempre.
Problema na agulha, o Norberto,
já craque, fez uma manutenção a bordo e prosseguimos, o Hiram nos aguardava no
Chico Manoel e depois seguiu adiante.
Chegamos a Itapuã por volta das
14h30, eu já pedira ao amigo Comandante Rodrigo do Comando Ambiental apoio em
contatar a Administração do Parque, para eventual pernoite, pois o motor não
ajudava. No farol alcançamos o Cabo Horn, ou melhor, ele nos esperou, e
deliberamos avançar o quanto o motor permitisse, pois nada de vento.
Assim o fizemos, e às 16h30 aportamos
nos eucaliptos, pequeno bosque, na Ponta das Desertas. Dali se avista a enseada
da Varzinha, e o conjunto de torres com aerogeradores de Viamão. Impressionante
obra de engenharia e bom para o Planeta. No lado Norte da ponta das Desertas,
alguns barcos de pesca estavam ancorados e, no juncal, um bote de alumínio com alguns
turistas passeando que nos cumprimentaram. Creio que vieram da Varzinha ou do
camping do Richard. Montamos as barracas, fizemos fogo com lenha, abundante, e
assamos uma costela, que comemos com arroz e salada.
Essa foi a festa de aniversário
de 60 anos do Comandante Norberto. Ancoramos o Corais atrás de um alfaque ([1]), e o Hiram pescou alguns
peixinhos, para garantir para o outro dia, como sempre. À noite veio um
temporal de verão, do meio da Laguna, violento, como sempre, que fez vergar as
barracas. O Corais aguentou bem o tranco, na âncora, protegido pelo banco de
areia. Em trinta minutos voltou a bonança.
Pouco antes do temporal, seis
pesqueiros abrigaram-se na alagada da Ponta das Desertas, pelo lado Norte,
sendo que um deles recolheu-se ao Porto da Varzinha cerca de uma hora antes,
pressentindo a tromba d’água e o vento. Gente experiente, não quiseram arriscar
encalhes nem naufrágios. (PASTL)
(*) Hiram Reis e Silva é Canoeiro, Coronel de
Engenharia, Analista de Sistemas, Professor, Palestrante, Historiador, Escritor
e Colunista;
Campeão do II Circuito de Canoagem do Mato Grosso do
Sul (1989);
Ex-Vice-Presidente da Federação de Canoagem de Mato
Grosso do Sul;
Ex-Professor do Colégio Militar de Porto Alegre
(CMPA);
Ex-Pesquisador do Departamento de Educação e Cultura
do Exército (DECEx);
Ex-Presidente do Instituto dos Docentes do Magistério
Militar – RS (IDMM – RS);
Ex-Vice-Presidente da Federação de Canoagem de Mato
Grosso do Sul;
Ex-Membro do 4° Grupamento de Engenharia do Comando
Militar do Sul (CMS);
Ex-Presidente da Sociedade de Amigos da Amazônia
Brasileira (SAMBRAS);
Membro da Academia de História Militar Terrestre do
Brasil – RS (AHIMTB – RS);
Membro do Instituto de História e Tradições do Rio
Grande do Sul (IHTRGS – RS);
Membro da Academia de Letras do Estado de Rondônia
(ACLER – RO);
Membro da Academia Vilhenense de Letras (AVL – RO);
Comendador da Academia Maçônica de Letras do Rio
Grande do Sul (AMLERS);
Colaborador Emérito da Associação dos Diplomados da
Escola Superior de Guerra (ADESG);
Colaborador Emérito da Liga de Defesa Nacional (LDN);
Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós
(IHGTAP)
E-mail: hiramrsilva@gmail.com.
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