Sexta-feira, 26 de janeiro de 2024 - 06h10
Bagé, 26.01.2024
Na 130ª
Sessão da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, de 04.11.1949, o Deputado Estadual Fernando
Ferrari fez o seguinte pronunciamento:
Seguem-se depois, Sr. Presidente,
informações relativas ao melhoramento no Rio Jaguarão. E aqui, Sr. Presidente,
estou verificando que quase todas as obras ali realizadas e hoje continuadas
devemo-las ao Governo do Sr. Getúlio Vargas, porque nessa época foi organizada
a pedreira donde foram extraídos 10.959.700 m3 de pedra e 4.279.700
m3 de cascalho.
Foram britados 2.937 m3 de
pedra. Executada a derrocagem da faixa do cais antigo e construído o novo
trecho de cais para águas altas; construídos os espigões de n° 1 a 8 com
emprego de 4.037 m3 de pedra. Na dragagem prévia de acesso ao porto
foi extraído um total de 45.000 m3 e em dragagens auxiliares às
obras – 9.283 m3.
Somando tudo isso, Sr. Presidente, dá um
volume total entre a dragagem e o volume de pedra ali aplicada de 15.301.197
metros cúbicos, e em igual época do Governo do Gen. Dutra, que continua a obra
de Getúlio Vargas, foram empregados 11.255.272 metros cúbicos, entre dragagem e
pedra para as aterragens competentes. (BRANDALISE & BOMBARDELLI)
Pelas
08h00, a névoa dissolveu-se e pudemos então nos encantar com as belas paisagens
do Jaguarão e de sua fauna. Encontramos o Fábio Couto, filho do Comodoro Couto,
à bordo do veleiro “Macanudo” na
altura da Ilha do Bráulio, que ali pernoitara aguardando bons ventos para
voltar à Jaguarão.
O Fábio
Couto repassou ao Coronel Pastl as coordenadas de um ponto de passagem ideal
para contornar o Banco do Muniz, entre a Ponta do Muniz e a Ponta Santiago.
Coincidência ou não, estávamos exatamente no ponto onde, ontem, o Comodoro
Couto nos orientara a respeito da rota a ser seguida.
ANULADO ________
REPÚBLICA ORIENTAL DEL
URUGUAY ________
TRATADO
30-X-1909
|
Continuamos nossa viagem admirando a luxuriante vegetação aquática e a flora que a cheia tentava submergir. A planura inundada se estendia ao longo das margens e em alguns lugares as ilhas tinham sido totalmente tomadas pelas águas. Empoleirados nas árvores avistamos carcarás (Caracara plancus), carãos (Aramus guarauna), tarrãs (Chauna torquata), biguás (Phalacrocorax brasilianus), bandos enormes de maçaricos (Phimosus infuscatus) voando na sua formação em “V” característica e uma curiosa garça moura (Ardea cocoi) empoleirada num marco fronteiriço. Lê-se, na placa de bronze do marco fronteiriço e guardada por esta bizarra sentinela da fronteira cuja nacionalidade desconhecemos:
O Tratado
de Fronteiras da Lagoa Mirim, assinado em 1909, reviu e modificou as cláusulas
relativas às linhas de fronteira na Lagoa Mirim e no Rio Jaguarão.
Chegamos à
Foz do Jaguarão, por volta das 10h30, embarcamos em nossos caiaques e aproamos
rumo à Ilha Grande do Taquari, onde pernoitaríamos. Ao partimos da Foz do
Jaguarão, adentramos em território uruguaio, ultrapassando a Ponta Muniz
(32°42’57,0” S / 53°11’14,0” O), o balneário Lago Meirim (Ponta Cacimbas ‒
32°44’51,1” S / 53°15’36,6” O) onde fizemos uma breve parada, depois de
percorrer 16 km, e, logo em seguida, na Foz do Rio Tacuari (32°46’17,0” S /
53°18’36,4” O), 5 km adiante.
Mais uma vez, a visão de uma plantação de pinus, desta
feita em território uruguaio, trouxe-me à lembrança a funesta paisagem do Saco
de Tapes.
Dez quilômetros adiante, fizemos uma última parada na Ponta
Parobé e aproamos para a Ilha Grande do Taquari, a única ilha brasileira imersa
em um arquipélago uruguaio. Contornamos a Ilha pelo lado Setentrional rumo ao
Zilda III, cujo mastro vimos de longe.
O canoísta Antônio Buzzo, que havíamos encontrado no Rio
Jaguarão, estava a bordo e orientava nossa abordagem. Remáramos apenas 37 km
desde a Boca do Jaguarão. Cumprimentamos os companheiros e fomos montar
acampamento em uma praia próxima.
Voltamos ao veleiro para o jantar e, por volta das 19h30,
observamos alguns sinais muito conhecidos da formação de um ciclone
extratropical que aparentemente deveria passar ao Sul da Ilha. Não titubeei e
pulei para meu caiaque e remei rapidamente para o acampamento seguido de perto
pelo Antônio Buzzo. Eu já enfrentara ciclones no Rio Guaíba (Ponta da
Figueira), e na Laguna dos Patos (Porto do Barquinho), e sabia que o tempo
mudava muito repentinamente.
Mal
tínhamos colocado os caiaques junto às barracas, recolhido o material para o
interior delas, e verificado as amarrações quando, de repente, o vento girou de
Este para Sul canalizando a força do ciclone diretamente sobre o acampamento. O
suplício deve ter durado uns 15 minutos que nos pareceram horas. Segurávamos
com força os estais das barracas por dentro, a água jorrava para dentro das
barracas como se estivéssemos ao relento, a lona “impermeável” desprendeu-se e era lançada para todos os lados.
Assim como começara, a borrasca se foi; estávamos aflitos
com o que poderia ter ocorrido com o veleiro e tranquilizamo-nos quando vimos
que a luz do mastro estava no mesmo lugar e altura e nos concentramos em
remontar as barracas e secá-las bem como nossos colchões de ar. Felizmente a
temperatura amena permitiu que descansássemos sem maiores atropelos nessa
conturbada passagem de ano.
Ilha Grande ‒ Foz do Rio Cebollati (01.01.2015)
Da Foz do Arroio S. Miguel, onde se acha
o Quarto Marco Grande, aí colocado pela Comissão Mista Demarcadora de 1853,
atravessa longitudinalmente a Lagoa Mirim até à altura da Ponta Rabotieso, na margem uruguaia [...] (AFFONSECA)
Saímos
tarde, por volta das 07h30, contornamos, pelo lado Meridional, as Ilhas Sanjón,
Sepultura e Confraternidad, aportamos na Ponta
Rabotieso; mais tarde fizemos uma parada intermediária antes de aportar em
um agradável bosque de eucaliptos localizado na margem esquerda da Foz do
Arroio Zapata (33°56’54,3” S / 53°29’51,7” O), por volta das 12h00, depois de percorrer 22 km.
Segundo o
Comandante Décio Vaz Emygdio, o Arroio Zapata, assim como o Arroio de Ayala
(33°02’00,9” S / 53°34’03,6” O), que fica próximo à Lagoa Guacha, foram assim
nominados em homenagem a um paraguaio de origem espanhola chamado Don Miguel de
Ayala, nos idos de 1680, conhecido como Viejo Zapata.
Depois do
almoço, em que eu e o Antônio Buzzo comemos a ração americana doada pelo Dr.
Marc Meyers, prosseguimos nossa jornada.
Ao aportarmos,
12 km depois, na margem direita do Arroio Sarandi Grande (Foz ‒ 33°02’04,2” S /
53°34’02,7” O), o tempo começou a mudar e nuvens carregadas formaram-se no
horizonte.
O Buzzo
recomendou que aguardássemos, mas achei melhor continuarmos rumo ao Rio
Cebollati ([1]),
como acordáramos com os velejadores. Sete quilômetros adiante, estacionamos em
uma restinga baixa que permitia observar a Lagoa Guacha.
Fiz
contato com a equipe de apoio pelo rádio, mas eles não conseguiam me ouvir, o
tempo ruim aproximava-se célere e decidimos partir imediatamente e direto para
a Foz do Rio Cebollati, a 13 km de distância, evitando margear a Baía.
A meio
caminho, uma enorme e veloz nuvem negra forçou-nos a aportar e a procurar
proteção sob os frondosos galhos de uma espinhosa coronilha (Scutia buxifolia).
Passado o
vendaval, picamos a voga para achar o veleiro que, conforme combináramos,
deveria estar ancorado em algum lugar da imensa e labiríntica Foz do Rio
Cebollati (Foz ‒ 33°08’55,2” S / 53°37’17,6” O).
Fui à frente para achar logo o Zilda III e evitar que o
Buzzo e o Hélio tivessem de remar desnecessariamente. Finalmente avistei os
velejadores e apontei a rota para meus companheiros. Depois de embarcados,
tomamos um banho quente a bordo e pernoitamos no veleiro. Navegáramos 54 km e
este conforto era muito bem-vindo.
Foz do Rio Cebollati ‒ Baía Pelotas (02.01.2015)
O Novo Argonauta ‒ Mede os Céus
(José Agostinho de Macedo)
De Lísia ([2]) é produção, de Lísia estudo,
O seguro Astrolábio, o certo Octante,
Na imensa solidão do Mar fremente,
Fanal ([3]) que aclara a sombra e marca a estrada.
Das ondas mede os Céus
e observa os Astros;
Do Sol conhece a altura e conta os passos;
E sem falhar no líquido caminho,
Ao menos marca ao certo
a Latitude. [...]
Acordamos cedo
e tomamos o desjejum preparado pelo Cel Pastl. Os ventos do quadrante Sul (de
30 km/h e rajadas de 45 km/h) assobiavam ameaçadoramente. Parti, deixando para
trás nosso parceiro Antônio Buzzo, que preferiu, neste dia, permanecer
embarcado no Zilda III; e o Professor Hélio, que ultimava alguns preparativos
antes de iniciar a jornada.
Fiz a
primeira parada, às 07h15, na Baía Cebollati, a 5 km de nosso pernoite. O vento
Sul tinha baixado o nível da Lagoa em torno de um metro, fotografei a vegetação
que emoldurava as dunas da praia e aguardei o parceiro chegar. Depois de
ingerirmos uma barra de cereal, contornamos a Ponta Cebollati, com dificuldade.
Os ventos de proa e as ondas de mais de metro de altura diminuíam muito o
rendimento e afetavam a segurança da navegação; era, portanto, mais garantido
navegar junto à margem. Paramos, às 08h20, depois de remar 5 km, na raiz
Meridional da Ponta Cebollati (33°10’12,8” S / 53°38’25,2” O).
O Hélio partiu enquanto eu ainda fazia alguns ajustes no
caiaque, e já me encontrava longe da margem quando verifiquei que não baixara o
leme. Para permanecer próximo à costa, como programara, eu teria de enfrentar
ondas de través, o que, sem o leme, iria gerar um desgaste físico muito grande.
O formato em quilha da proa e da popa, embora seja o ideal para cortar a água,
deixa o caiaque à mercê das ondas de través. Quando estas ondas encontram
primeiro a popa, fazem a proa virar para a origem das ondas e, quando batem na
proa, fazem-na acompanhar o sentido das ondas. Chamei o Hélio para que ele
baixasse o meu leme, mas o vento não permitia que ele ouvisse. Decidi continuar
enfrentando as ondas de frente, pois esta era a conduta mais adequada à
situação – era mais fácil conduzir o Cabo Horn com ondas de proa do que de
través. Estávamos a meio caminho da margem oposta quando percebi que o suporte
do leme do Hélio quebrara e o leme era arrastado pelas ondas de um lado para o
outro. Finalmente o Hélio me ouviu, fixei o leme dele no convés e ele baixou o
meu. Combinei de aportarmos nas proximidades de uma casa que estava exatamente
à nossa proa e achei que ele tinha entendido.
Parece
que o Hélio não ouviu minha orientação e se afastou lentamente para bombordo
até sumir de vista. Achei que o amigo estava à deriva em decorrência da falta
do leme. Demorei a alcançar a margem da Baía Magra, próximo à casa (33°13’18,2”
S / 53°39’30,1” O) que tomara como referência, e, imediatamente, subi na duna
mais alta tentando avistar o Hélio e, como não consegui, comuniquei-me, pelo
rádio, com a equipe de apoio.
O Comandante Reynaldo di Benedetti informou-me que eles
tinham decidido permanecer na Foz do Cebollati em virtude dos fortes ventos e
só mudaram a programação para tentar achar o Hélio. Inicialmente o Coronel
Pastl me pedira para permanecer no local, mas, aflito, depois de um vinte
minutos parado, decidi costear a Baía Magra, protegido dos ventos, na tentativa
de encontrar o Hélio. Não encontrei meu parceiro e, nas proximidades da Ponta
Magra, aproveitei que a direção dos ventos coincidia com a da Ponta e surfei
velozmente por uns 3 km.
Logo depois de ultrapassar a Ponta avistei o Hélio
navegando algumas centenas de metros à frente, e novamente o vento impediu que
ele me escutasse. Fiz uma parada para contatar a equipe de apoio, mas não
consegui, apesar de ter subido nas árvores mais altas. Hidratei-me e continuei.
Mais à frente enxerguei o Hélio novamente e, desta vez, ele
me viu. Imediatamente parei, subi na duna mais alta e consegui contatar o
Coronel Pastl que me repassou as coordenadas da Foz de um pequeno Arroio
(33°17’57,1” S / 53°35’31,0” O) que verifiquei, logo adiante, estar totalmente
assoreado, forçando-nos a ir mais adiante.
Fomos até
um canal de irrigação (33°19’26,4” S / 53°36’11,8” O) que também não se mostrou
viável. Estacionamos, então, um pouco adiante deste canal, onde fizemos uma
sondagem do local e, embora fosse Mar aberto, a vegetação nativa oferecia uma
certa proteção dos ventos, agora moderados, que sopravam de SO. Montamos
acampamento sob uma bela corticeira (Erythrina crista-galli) e estendemos
nossas roupas molhadas sobre uns sarandis.
Fiz um “tour”
pelo local documentando a bela região onde encontrei uma lebre, muito mansa,
que perambulava pela praia sem se incomodar com minha presença.
A espessura das camadas de conchas nas praias varia muito,
mas encontrei, em alguns lugares, algumas com mais de 30 cm. A jornada foi
curta, apenas 37 km, mas satisfatória, considerando as condições adversas e os
imprevistos.
Bibliografia
BURLAMAQUI,
Frederico Cesar. Relatório dos Serviços
Executados em 1943 Apresentado ao Exmo. Sr. Ministro da Viação e Obras
Públicas, General João de Mendonça Lima, pelo Diretor Geral, Engenheiro Civil,
Dr. Frederico Cesar Burlamaqui – Brasil – Rio de Janeiro – Ministério da
Viação e Obras Públicas – Imprensa Nacional, 1945.
(*) Hiram Reis e Silva é Canoeiro, Coronel de
Engenharia, Analista de Sistemas, Professor, Palestrante, Historiador, Escritor
e Colunista;
Campeão do II Circuito de Canoagem do Mato Grosso do
Sul (1989)
Ex-Professor do Colégio Militar de Porto Alegre
(CMPA);
Ex-Pesquisador do Departamento de Educação e Cultura
do Exército (DECEx);
Ex-Presidente do Instituto dos Docentes do Magistério
Militar – RS (IDMM – RS);
Ex-Membro do 4° Grupamento de Engenharia do Comando
Militar do Sul (CMS)
Ex-Presidente da Sociedade de Amigos da Amazônia
Brasileira (SAMBRAS);
Membro da Academia de História Militar Terrestre do
Brasil – RS (AHIMTB – RS);
Membro do Instituto de História e Tradições do Rio
Grande do Sul (IHTRGS – RS);
Membro da Academia de Letras do Estado de Rondônia
(ACLER – RO)
Membro da Academia Vilhenense de Letras (AVL – RO);
Comendador da Academia Maçônica de Letras do Rio
Grande do Sul (AMLERS)
Colaborador Emérito da Associação dos Diplomados da
Escola Superior de Guerra (ADESG).
Colaborador Emérito da Liga de Defesa Nacional (LDN).
Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós
(IHGTAP)
E-mail: hiramrsilva@gmail.com.
Circum-navegação da Lagoa Mirim
(27.12.2014 a 10.01.2015)
I Parte: Canal
São Gonçalo – Sangradouro (27.12.2014)
https://www.youtube.com/watch?v=jdlkYAA4D5c
II Parte:
Sangradouro – Jaguarão (28 a 31.12.2014)
https://www.youtube.com/watch?v=lZGalACE8kA&feature=youtu.be
III Parte: Ilha
Grande do Taquari – Santa Vitória do Palmar (01 a 03.01.2015)
https://www.youtube.com/watch?v=k3sJE1eBlT8&feature=youtu.be
IV Parte: Santa
Vitória do Palmar – Taim (04 a 07.01.2015)
https://www.youtube.com/watch?v=A1sSpMFqiP4&feature=youtu.be
V Parte(Taim):
Taim (08.01.2015)
https://www.youtube.com/watch?v=-u3XKVdjFwg
VI Parte: Taim –
Pelotas (09 a 10.01.2015)
https://www.youtube.com/watch?v=FSPiNDzhTL8&feature=youtu.be
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Bagé, 20.12.2024 Continuando engarupado na memória: Tribuna da Imprensa n° 3.184, Rio, RJSexta-feira, 25.10.1963 Sindicâncias do Sequestro dão e
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Silva, Bagé, 11.12.2024 Continuando engarupado na memória: Jornal do Brasil n° 224, Rio de Janeiro, RJ Quarta-feira, 25.09.1963 Lei das Selvas T
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Bagé, 06.12.2024 Continuando engarupado na memória: Jornal do Brasil n° 186, Rio de Janeiro, RJSábado, 10.08.1963 Lacerda diz na CPI que Pressõessã
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Bagé, 02.12.2024 Continuando engarupado na memória: Jornal do Brasil n° 177, Rio de Janeiro, RJQuarta-feira, 31.07.1963 JB na Mira O jornalista H