Domingo, 23 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

Quem sobreviver verá?


Política & Murupi - Gente de Opinião
Política & Murupi
Quem sobreviver verá?  - Gente de Opinião

E segue o sarau trazendo uma lição que se aprende com muito sacrifício: “não empregue quem não possa demitir”. O outsider eleito na esteira da aprovação de outro outsider nos remete ao início do governo Rocha e a dificuldade para montar a equipe de trabalho. Com pouca tradição, ele teve que pinçar amigos ou nem tantos para montar sua equipe e já no início um problema que poderia gerar seu impeachment. Agindo politicamente a ALE e o novo chefe da Casa Civil contornaram a crise e ali nasceu a confraria “irmãos de armas”. O novo governador confiou ao “novinho” a gestão e a “porca torceu o rabo”. Maquiavel ensinou: “Quando fizer o bem, faça-o aos poucos. Quando for praticar o mal, é fazê-lo de uma vez só”. Rocha creio, não leu o Príncipe e não ouviu Belchior: “Veio o tempo negro e à força, fez comigo o mal que a força sempre faz”. O novinho envelheceu e Moraes Moreira fecha o sarau com “Acabou Chorare”.

1.1-   Quem poderá salvar-nos?

Quem sobreviver verá?  - Gente de Opinião

O desastrado personagem Chapolin, o anti-herói medroso e ingênuo que se borra de medo com qualquer coisa, resolve os casos com sua marreta plástica e “astúcia” para a felicidade dos indigitados que perguntam: “E agora? Quem poderá salvar-nos”, dando a senha para a entrada bufa e triunfal do Chapolin. No CPA a pergunta se repetiu: “quem poderá salvar-nos?” mas a resposta não saiu até agora. Fala-se que o substituto do Jr. seria Elias, Magno, um indicado da ALE, mas num “dejà vu” o góvi pode aparecer com um nome desconhecido o para abrir a porta da esperança e da governabilidade. Faltando pouco para o fim do mandato, tremo em pensar que Caetano Neto possa aparecer com uma bomba como a das diretorias lá do início do governo. Os cacos de cristais quebrados precisam ser recolhidos antes que Redano que tem os seus sonhos comece a sonhar. A menos que o governador queira viver a política divéra.    

1.1-   Presente de grego

Quem sobreviver verá?  - Gente de Opinião

Depois de longo e tenebroso inverno a cidade de Guajará Mirim terá o Hospital Regional e eis um problema: manutenção. Com parcos recursos o município terá uma clientela bem maior para atender no hospital. Bolivianos, peruanos, acreanos, amazonenses, moradores de Nova California e Abunã irão buscar atendimento e é provável que o velho-novo hospital já comece com novos-velhos problemas se depender da arrecadação do município que mal pode manter-se com o excesso de proteção ambiental e a baixa atividade empresarial com a perda de arrecadação resultante das medidas para a ZLC. Sem emendas e apoio do governo do estado, o povo da Pérola do Mamoré vai ter pouco a festejar. Um presente de grego não é mesmo Paulo Saldanha?

1.1-   O drible da vaca

Quem sobreviver verá?  - Gente de Opinião

O chefe e braço dos Direitos Humanos da OEA, Pedro Vaca, chegou ao Brasil e aplicou o drible da vaca (perdão) na oposição brazuka. Em lugar de ouvir os oprimidos, foi ao STF para ouvir os opressores. Devoto de São Tomé e crente que as renas voam, mas que Papai Noel não existe, vou aguardar o relatório do Vaca sem esperar nada além. Quem sabe mais à frente, noutra visita, saia alguma coisa com cara de verdade, mais de verdade mesmo vi só a cara do Vaca olhando a cara do Dias Toffoli numa capa censurada de O Antagonista. A visita da OEA é coisa apenas para inglês ver. Ou melhor, para a vaca ver.

          02-    Boa ideia para o trânsito

Alguém resolveu pensar e para solucionar um problema que não existia trocou a rotatória da Rio Madeira com Tiradentes por uma praça de semáforos. A partir daí acidentes e com a implantação de um conjunto de prédios na região, o caos. Estudos pela prefeitura estão sendo desenvolvidos para o retorno de outra rotatória para facilitar o tráfego entre Lauro Sodré e Imigrantes e espero que os estudos avancem para outros pontos na cidade. Rotatórias dão fluidez ao trânsito, reduzem acidentes e eliminam os custos de compra e manutenção dos sistemas semafóricos que só dão dinheiro para quem implanta e mantém.  

03-    Penúltimo pingo 

Quem sobreviver verá?  - Gente de Opinião

Que coisa... Está pintando outra academia e segundo dizem, de um importante político – seria ex? – que bamburrado vai trazer a tecnologia de IA, Inteligência artificial para Porto Velho. O investimento para montar a academia é alto e a mensalidade para frequentá-la seria para poucos e bons. Uns 700 paus. É isso aí, quando uma coisa não dá certo, outra dá. Dá sim, ora se dá. Que coisa...

leoladeia@hotmail.com

leoladeia3333@gmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 23 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma excelente ação de governo

Uma excelente ação de governo

Nascido em 2008 com Roberto Sobrinho, o projeto vestibular municipal virou ação de governo para estudantes de baixa renda que não acessam cursinhos

Do palanque ao picadeiro

Do palanque ao picadeiro

Depois de se livrar da cadeia com a esquisita e providencial mudança de rumo nos processos e após a “ixpetacular” vitória sobre o Biroliro, coisa nu

Sem paraquedas

Sem paraquedas

A “primeira cumádi” pediu e o Grande Líder a mandou num rolê internacional, tudo pago no cartão com assessores e até um dos quase 40 ministros. É ca

Os alquimistas estão chegando... I

Os alquimistas estão chegando... I

Um grupo da CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos), ligado à OEA está em terras brazukas para um baculejo sobre liberdade de expressão.

Gente de Opinião Domingo, 23 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)