Domingo, 23 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

Sem paraquedas


Política & Murupi - Gente de Opinião
Política & Murupi
Sem paraquedas - Gente de Opinião

A “primeira cumádi” pediu e o Grande Líder a mandou num rolê internacional, tudo pago no cartão com assessores e até um dos quase 40 ministros. É caro, mas à altura da empreitada: a tia Rosângela Silva vai ensinar como se acaba com a fome e como se muda o mundo “by Lule”. De lambuja vai ao Vaticano fazer uma selfie com o Papa Chiquin da Platina e dar dicas de como usar a cadeira no banheiro, cortar a unha do pezão, trocar o fraldão e pegar sabonete no chão. Enquanto isso o Vein do 3º andar se refaz das tarefas matrimoniais fruto do seu tesão de 20 anos e se cuida para a fogosa patroa com azulin e dieta de sustança usando ovos de avestruz e de pata e nó de cachorro curtido em Velho Barreiro ou 51. Dizem que é pau puro (ops!). Melhor, é tiro e queda.  

1.1-   E por falar em queda... 

Sem paraquedas - Gente de Opinião

Danou-se... “uómi” cai no banheiro, escorrega na economia, se atrapalha com Trump, tropeça no pix, erra nas entregas, esculacha uma coitadinha no Amapá e nesse enredo de gafes chega a um recorde de reprovação em dois anos de governo ganhando dele mesmo. As pesquisas já vinham mostrando a queda consistente com aferições de diversos institutos, mas o Datafolha foi definitivo: 24% da população rejeita o grande líder e nesse universo de reprovação estão todas as regiões, inclusive o Nordeste que sempre o incensou. No rastro dos tropeços e tentando reverter a “ladeira abaixo”, promoveu a saída do Pimenta e a entrada de outro propagandista, uma espécie de homem da cobra, para fazer o milagre da multiplicação de bons índices. Ocorre que o produto é ruim e o máximo que ele fez foi um boné azul da cor da gravata e lenços do STF e aquelas velhas e orientadas entrevistas produzidas com as rádios amigas. A pancada foi tamanha que nem mesmo os aliados da Globo News arranjaram argumentos para reduzir os danos e até ensaiaram umas críticas ao governo. É broca! Basta pensar que de cada 10 brasileiros, 8 estão contra o “papa ovo”.     

1.1-   Falando em ovo...

Sem paraquedas - Gente de Opinião

Não vou citar toda a lista, mas picanha, cerveja, banana, abóbora, farofa, leite, café, arroz, laranja, azeite e alho estão fora do carrinho. Na dúvida vá à feira ou entre em um supermercado, padaria, sacolão em qualquer lugar que venda comida, mas passe longe dos restaurantes e veja você mesmo. Até o ovo de galinha, comida de pobre está na lista dos alimentos proibitivos. Se você quer apelidar inflação de carestia, não é bem isso, mas pode. Energia, remédios, passagem de avião, roupas e combustível também entram na conta e é claro, tem o imposto. Some a tudo isso e veja o retrato em branco e preto do Brasil mestiço pós pandemia. E tem mais, se você quiser culpar pode mas sabendo que o buraco é bem mais abaixo. A salvação para as mazelas deixadas pelo Bozo em 2018 era o Lula e diziam que a comida do pobre era café puro, pão, ovo e cuscuz no café da manhã, almoço e janta. Eu disse era. Não sei se o mundo mudou, mas o Brasil piorou? E agora como fica? PT e Lula de novo?

1.1-   Falando a minha língua

Sem paraquedas - Gente de Opinião

Como sempre faço, procurei uma foto para ilustração e o Cristo Redentor e o Morro da Urca, dois símbolos do Rio de Janeiro deram lugar aos telhados e aos becos de favelas, as politicamente corretas comunidades. A outra imagem é o fuzil AK47, hoje o “ferro” que marca o ingresso de crianças recrutadas por traficantes quando chegam aos 12 anos de idade. Duque de Caxias, sábado, 11 da noite 10 malacos foram a uma delegacia para resgatar um preso. Saldo: dois policiais feridos. O governador Cláudio Castro mandou a real: “A ousadia dos criminosos ao atacar uma delegacia de polícia não vai ficar por isso mesmo. Já identificamos todos eles e vamos pegá-los de qualquer jeito. E vou avisando à turminha dos "direitos humanos", não encham o meu saco, porque a resposta será dura e na mesma proporção só que com efetividade e dentro da lei” Gosto do estilo. Fala a minha língua e age como deve agir a polícia.    

                    02-    Entre mortos e feridos todos foram salvos? 

Sem paraquedas - Gente de Opinião

Depois da ordem unida com só um comando, o “marcar passo” - os pés batem forte no chão sem avançar - o governador defenestrou o Chefe da Casa Civil. Nos bastidores surgiram versões para a saída do secretário que deveria ter ocorrido antes e mais versões sobre os motivos da queda não explicitados e o burburinho com prejuízo óbvio para ambos. São corriqueiros os boatos quando ocorre a queda de um dirigente e não seria diferente agora. O Chefe da Casa Civil já foi afastado do cargo retornando em seguida e não será novidade que seja de novo investigado. O governador segundo informações ficará com a própriaa articulação política. Será bem difícil para um ano atípico em que tudo se volta para a sua sucessão. Pois que seja o que Deus quiser.

                    03-    Penúltimo pingo 

Sem paraquedas - Gente de Opinião

Que coisa... A Defesa Civil de Porto Velho colocou em andamento o plano feito em dezembro para atuar de janeiro a junho, nos meses em que as enchentes, alagações, desabamentos e transtornos causados pelo inverno amazônico atrapalham a vida do cidadão. Todos os anos é a mesma tragédia anunciada e infelizmente as mazelas que nos acompanham desde a fundação da cidade continuam. Não é falta planejamento. É falta de grana para fazer. Que coisa...

leoladeia@hotmail.com

leoladeia3333@gmail.com  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 23 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma excelente ação de governo

Uma excelente ação de governo

Nascido em 2008 com Roberto Sobrinho, o projeto vestibular municipal virou ação de governo para estudantes de baixa renda que não acessam cursinhos

Do palanque ao picadeiro

Do palanque ao picadeiro

Depois de se livrar da cadeia com a esquisita e providencial mudança de rumo nos processos e após a “ixpetacular” vitória sobre o Biroliro, coisa nu

Quem sobreviver verá?

Quem sobreviver verá?

E segue o sarau trazendo uma lição que se aprende com muito sacrifício: “não empregue quem não possa demitir”. O outsider eleito na esteira da aprov

Os alquimistas estão chegando... I

Os alquimistas estão chegando... I

Um grupo da CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos), ligado à OEA está em terras brazukas para um baculejo sobre liberdade de expressão.

Gente de Opinião Domingo, 23 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)